Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 12, 2010 3:06 pm Assunto: |
|
|
Oi Leo
O bom mesmo é que você aproveitou toda a planta com os alporques!!!
Gostei do teu projeto! Então teria que podar e desfolhar o galho de cima para ver se surgem brotações mais baixas
No trabalho em madeira faria assim:
Surgindo brotações baixas, a parte de cima poderia virar jin também  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 9:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Alexandre,
Excelentes observações. Não havia pensado em tornar a parte superior da planta em jin.
Os alporques vão indo muito bem. Não temos Spinosas em minha região, e acabamos pagando caro pelos exemplares. Não pude dar o luxo
em perder material para próximos trabalhos.
Já o trabalho em madeira morta é mais o menos o que pensei. Tentarei seguir a projeção. Muito obrigado _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 31 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 11:27 am Assunto: |
|
|
Qual a altura atual da planta?esta é a caliandra vermelha, correto? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 1:07 pm Assunto: |
|
|
Tem 24 cm.
Não é a vermelha . Essa é a tão cobiçada nativa do Ceará. Olha a textura do tronco!
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 31 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 2:42 pm Assunto: |
|
|
Interessante.As flores sao de que cor entao? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 9:54 am Assunto: |
|
|
Atualizando,
Um ano desde a coleta.
Ainda não trabalhei a madeira morta, estou a espera da chegada das fresas que encomendei. Foi apenas tratada com a calda.
Aguardo as sugestões.
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 12:54 pm Assunto: |
|
|
Fala Leonardo, tudo bom?!
Essa caliandra é proveniente do Torquato? Ela chegou bem em sua casa? Como foi a logística?
E outra pergunta, como conseguiu calda para tratar a madeira aqui em Vitória? To procurando faz tempo, já pensei até em fazer em casa, mas desisti depois de ler alguns conselhos aqui no fórum...hehehe
A planta tem um grande potencial...agora ao meu ver é deixar ela crescer livremente, recuperar o nebari e ir podando para estimular as brotações mais baixas.
Abraços |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 1:48 pm Assunto: |
|
|
Leonardo !!!!
Eu não faria intervenção alguma agora.
Como a dificuldade em adquirir a espécie é enorme, deixe os galhos crescerem bastante e estimule a floração.
Elas dão muitas vagens e você poderá recolher as sementes.
Semeadas elas rebrotam em média em 6 dias.
Temos uma enorme que floresce muito e 2 em vasos que também estão com flores. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 7:31 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Sim essa arvore veio sim do Torquato, Chegou em bom esado e se recuperou logo. No entato me arrependo de tê-la adquirido tendo em vista a quantidade desenfreada de coletas realizadas pelo Torquato, logo logo essa espécie magnífica desaparecerá em seu ambiente natural. Cabe a nós concientizarmos e produzir nossos próprios exemplares sem retirá-las da natureza. Por isso decidi não comprar mais essas platas coletadas.
Essa árvore me rendeu 3 ótimos alporques. Um foi doado a um colega que queria adquirir a espécie, e outros dois estão comigo, inclusive estão florindo, se tiver interesse disponibilizo para troca no intuito de fazer a minha parte e minimizar miha parcela de culpa ao comprar tais plantas coletadas da natureza.
Angela,
Ótima dica, como mencionei tenho alporques que estão a florir provenientes dessa árvore, vanos torcer para que venhão as vagens para dsponibilizar aos colegas.
Quero te agradecer por semear em mim a paixão do bonsai, não sei se você se lembra mas tenho um pitecos um acer e um lingustrum vindos aí da colega quando estava começando com essa paixão. Meu muito brigado _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 7:44 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Leonardo !!!!!
Já comprei plantas no Torquato também...
Aconselho a fazermos uma campanha contra este tipo de aquisição
Claro que me lembro das mudinhas que lhe enviei.
Agora estou semeando muitas calliandras e assim que der vou disponibilizar algumas sementes.
Já enviei para 3 amigos daqui do forum.... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 8:03 pm Assunto: |
|
|
Aí vão as fotos dos alporques:
 _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
opaaaaaa
onde entra na fila pra essas sementes / mudas hem galera??
to doente por uma espinosa
a um tempo fui atras do contato desse tal de torquato, mas li varios post sobre essas coletas desenfreadas dele e acho que nao é legal memso... _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 8:50 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!
Uma coisinha que aprendi com esta planta é que não deveremos nunca retirar a casca grossa que ela possui nos troncos.
Esta casca protege de fungos....
Gostei dos alporques...... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
Vejam a nossa "matriz" em vaso grande.
Só estamos tirando as vagens...
Devemos ter tirado mais de 500 sementes e tem muito mais...
Acho que dentro de uns 3 meses deveremos ter mais de 2.000 sementes e todas rebrotam, é inacreditável........
Ela floresce muito, parecendo uma árvore de natal iluminada.
Floresce o ano inteiro. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 10:41 pm Assunto: |
|
|
Vejam outras fotos desta belezura !!!!!!!!
...
....................
Coisa de enlouquecer quem já é doido.......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
|