|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jun 25, 2010 3:30 pm Assunto: |
|
|
é mais ou menos essa a idéia!
se observar o desenho que lhe fiz, a seta preta do meio, indica o galho em posição horizontal para trás, dando profundidade ao conjunto, o galho que ficaria em posição vertical, seria o ilustrado pelo facão superior, que seria o novo ápice, no total um galho pro alto e três pros lados, que devem formar o triângulo se ligarmos os pontos de seu extremo, esquerda, direita e fundos representado pelas setas pretas, vamos acompanhando |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 25, 2010 8:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Linda planta p/ ser utilizada como inspiração. Ousei copiá-la p/ meus arquivos p/ tentar de certa forma reproduzí-la nesta planta que adquiri. Minha preocupação maior era justamente cm iniciar o trabalho, sei que a planta é jovem, mas pelo que lí em algumas matérias o pinheiro se mostra um lindo bonsai, porém requer dedicação e alguns cuidados especiais e fiquei na dúvida se devia já inicar alguma estilização e poda, pensando é lógico em trabalho de anos, pois tive medo de começar atrazado e ñ ter mais cm consertar.
Ainda me restam algumas dúvidas sobre cm efetuar as podas dessa espécie, tais cm: As agulhas podem ser podadas com tesoura ou apenas com pinçagem? Essa poda das agulhas deve ser retirando a agulha por completo ou parte dela? Com relação a poda das velas, qual procedimento tomar, poda com tesoura ou com os dedos, tirar completamente ou parte da vela?
Se puder me orientar nisso tb fico-lhe outra vez muito grato.
Tem msn p/ que possa adicioná-lo e quem sabe podermos trocar idéias sobre a arte do bonsai? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 25, 2010 10:28 pm Assunto: |
|
|
Sempre quando falarmos em agulhas, estamos falando de uma gema adormecida, que pode virar um novo galho. Os galhos podem ser podados com tesoura, mas nunca ficar sem agulhas antes do corte, pois os pinheiros não brotam de galho pelado sem folhagem, as agulhas não são podadas por tesoura, sob pena de escurecer as pontas e ficar com aspecto estético desagradável, usamos como mencionei, os dedos, ou pinça. No pinheiro negro são duas agulhas , puxamos uma, depois à outra, está ação libera a gema para se desenvolver, nunca devemos fazer a pinçagem completa de cada galho, faz-se a metade, depois de duas semanas a outra metade. Por quê?Quando pinçamos a metade, estamos tranferindo toda energia pras que ficaram, em duas semanas estas gemas adormecidas acordam, pinçando a outra metade, estamos transferindo essa energia, agora para as gemas latentes, é um trabalho minucioso, podamos as velas em 2/3 do tamanho antes que se formem novas agulhas. Você tem um galho cheio de agulhas, mas muito longo, você vai reduzir o comprimento do galho, podando com a tesoura, e vai fazer ele se subdividir em outros galhos, através da pinçagem das agulhas, vão brotar, crescer e terão que ter o comprimento controlado com a poda de tesoura das velas novamente e serão pinçados para se subdividir novamente, ou seja galho primário, secundário, terciário...= folhagem densa e árvore ramificada.
Voltando ao desenho: fizeste uma ilustração; vç levantou o galho que é representado no meu esboço pela seta preta do meio, a idéia que quis passar, era posicioná-lo para trás, dando profundidade pro desenho da árvore, o único que fica para cima é o representado pela faca mais alta do desenho, que quando crescer terá galhos selecionados para posicionar lateralmente e outro continuará o tronco. Temos que martelar na idéia do broto líder e/ou galho de sacrifício + escorredor x mamadeira, tu trabalha uns oito anos teu pinheiro direitinho como pré- bonsai, depois sim, um vaso bonito. Um bonsai de fazer brilhar os olhos.
É pocas: já pode fazer poda dos galhos representado pelos facões do desenho; posicionamento dos galhos com arame, representado pelas setas pretas e remoção dos brotos laterais do broto líder, preservando o broto do meio(dentro do triângulo da ilustração); final do inverno: pinçagem das agulhas(50% de cada galho, bem distribuído), duas semanas depois o resto; primavera: poda das velas(2/3) antes de formar as agulhas, transplante para o escorredor, 30 dias depois início de adubações; verão: redução da adubação, pinçagem novamente em final de dezembro, 50% duas semanas depois o resto, pinçagem das velas; outono: retoma-se adubação intensa, aramação e podas de limpeza na parte inferior dos galhos, galhos devem brotar lateralmente e pra cima, para que não brote embaixo puxe as agulhas juntas, arrancará a gema junto
tá tudo muito confuso?se tiver alguma dúvida, pergunte! Até mais mano velho! |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 1:50 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Primeiro de tudo quero agradecer a tua boa vontade em ajudar, fico feliz em sbr que ainda temos pessoas assim p/ contar. Tb sou do tipo que gosta de ver a felicidade do outro. Sempre que posso disponibilizo sementes que ou me foram enviadas por amigos e que dependendo da quantidade ñ irei utilizar todas, ou sementes que recolho nas praças de SP. Tb tenho participado de um fórum que consta o link na minha assinatura dos posts, onde o amigo Marcos Menino o iniciou a 2 anos, porém pela falta de membros, acabou por deixá-lo de lado, encontrei por acaso este fórum na net e me increvi tentando dar uma força p/ ele. Até se puder participar, com seu conhecimento e boa vontade seria de grande valia e satisfação tê-lo membro.
Bom agora vamos a sua orientação. Se lhe disser que ñ fico meio confuso com tanta informação estaria mentindo, rsrsrs, mas claro que devido ao ótimo conteúdo tenho tentado assimiliar td que tem passado. Cm disse anteriormente, vou fazer as podas sugeridas e agora com a explicação adicional vou corrigir a posição dos galhos que mencionou, ainda bem que só de forma virtual se ñ já tenha coisa errada.
Vou abusar mais das tuas orientações,"mano velho", assim que fizer as podas e orietações dos galhos, vou postar novas fotos p/ sua observações e se me permitir, conforme forem chegando as datas p/ as demais técnicas a serem utilizadas, vou entrar em contato caso haja alguma dúvida de minha parte antes de fazer bobagem. Será uma planta desenhada a duas mãos. Espero através desta planta aprender algo p/ projetos futuros e tb poder orientar outros que se encontrarem em minha situação de hj.
Gde abraço amigo. T+ _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Fiz nova projeção antes de fazer as podas propriamente ditas. Seguem tb novas dúvidas, rsrsrs. espero que mantenha a paciênciam, mano velho.
Na projeção o galho que deverá ir p/ trás p/ dar profundidade ñ ficou mt bom, mas acho que entendia proposta.
O galho de sacrifício, tem duas velas na ponta, devo mantêlas?
Qto ao galho que será o novo apice, após a poda do galho de sacrificio deve continuar na mesma posição ou faço aramação p/ deixá-lo mais a pico?
Tb há um pq galho no inicio do galho que irá p/ trás, devo mantê-lo ou podá-lo?
Ñ coloquei a obs na foto, mas tb existe o galho no meio do que será o 1º galho, devo podá-lo? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 8:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Donegá!
O Marco demonstrou ótimo conhecimento sobre condução do PN que, realmente, exige tratamento todo diferenciado.
Assino embaixo do que ele escreveu.
Faço apenas uma ressalva: Como o teu PN ainda é novinho, pode cortar as agulhas com a tesoura, para poder trabalhar melhor. Em 1 ou 2 anos essas agulhas cairão mesmo.
Não se usa mais a tesoura quando o bonsai está formado. Aí, as pontas escuras pelo corte com a tesoura, ficam feias.
Segue as orientações do Marco!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 27, 2010 8:58 am Assunto: |
|
|
Na projeção o galho que deverá ir p/ trás p/ dar profundidade ñ ficou mt bom, mas acho que entendia proposta. Não tem mistério, ele tem que preencher a profundidade da planta.EX: olhando as plantas em geral por cima, apresentam forma circular, sem esse galho de profundidade ficariam em forma de lua minguante, faltando um pedaço pra equilibrar.
O galho de sacrifício, tem duas velas na ponta, devo mantêlas? Espere um pouco e através de sua observação, escolha o broto mais vigoroso
Quanto ao galho que será o novo apice, após a poda do galho de sacrificio deve continuar na mesma posição ou faço aramação p/ deixá-lo mais a pico? Já pode, se quiser, ir dando a forma desejada, trabalhar a planta como bonsai por baixo e deixar o galho líder crescer livremente.O galho líder fica feio, mas é importante o seu uso na formação do tronco
Tb há um pq galho no inicio do galho que irá p/ trás, devo mantê-lo ou podá-lo? manter e trabalhá-lo junto com o outro que deve ir pra trás
Ñ coloquei a obs na foto, mas tb existe o galho no meio do que será o 1º galho, devo podá-lo?deve trabalha-lo para densificação do galho e ajudar o ramo mais longo a preencher os espaços vazios que há para trás dele
o que o Élio falou é importante, se não estiver preocupado com a etética, pode podar as agulhas com tesoura, pra facilitar a condução, mas pode também ir praticando do jeito que vai ter que ser no futuro, como é a primeira condução, não vejo problemas, inté |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 27, 2010 6:13 pm Assunto: |
|
|
Aos amigos Marco e Élio,
Agradeço muito a ajuda de vcs meus amigos, qto a observação do Élio a respeito do conhecimento do Marco, faço as dele, minhas palavras, já havia notado que realmente o Marco possui grande conhecimento, além de ser mt coerente em suas dicas.
Espero um dia poder ajudar a outros da mesma maneira.
Qto a poda das velas, apesar da obs do Élio, muito oportuna por sinal, vo seguir a recomendação do Marco, pelo fato de ir me adaptando a forma de realizar as podas cm o próprio Marco disse.
Marcão, qto ao galho de sacríficio, já havia me interado sobre a técnica em outra oportunidade e sei que ele sempre foge a estética, porém sua função é justamente melhorar a estética do conjunto, sendo retirado depois, por isso galho do sacríficio.
Brigadão amigos, vou fzr as podas e aramações e colocar as fotos aqui.
Conforme a evolução, vou postando novas fotos p/ orientação de vcs. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 28, 2010 10:06 am Assunto: |
|
|
O mais importante é, quando começar a trabalhá-lo, não tenha pressa de terminar, faça com calma, com maior prazer vou esperar a evolução do seu trabalho. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 5:00 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco e Élio,
Segue fotos dos procedimentos que realizei ontem 28/06:
Após a aramação e minuscula poda, "confesso" fiquei com medo de podar.
Vista Frontal.
Vista por trás.
Vista lado direito:
Vista lado esquerdo:
Extremidado do galho mais longo - lado esquerdo, ñ havia notado essa formação de três brotos na ponta deste galho, por isso tive medo de podar antes da orientação de vcs. O arame branco foi só p/ separar e ficar visível na foto.
Galho de sacrifício, haviam 5 velas, podei 2 completamente, tb tive medo de tirar mais:
Fiz apenas a pinçagem dessas poucas agulhas, no galho do lado esquerdo.
Bem amigos, aguardo as orientações de vcs, cm disse tive medo de podar além disso e ñ ter cm voltar atrás. Mas melhor assim, pois com as orientações de vcs acho que ficará mais fácil e sem erros. Estou anotando td que tenho feito e inclusive com fotos, p/ criar uma espécie de apostila p/ plantas futuras,pelo menos no que diz respeito a podas, transplantes, cm podar as agulhas, as velas, qdo podar ou ñ um galho, etc. Se ficar legal, vai ser útil até p/ outros iniciantes. Em uma das fotos dá p/ ver a mesa giratória que fiz. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 01, 2010 1:24 pm Assunto: |
|
|
tá ficando bom isso aí hein! abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 03, 2010 9:58 pm Assunto: |
|
|
Olá Mano Velho,
O que acha? devo podar mais alguma coisa ou espero o desenvolvimento destas velas que estão na foto?
Cm mencionei fiquei com medo de podar mais qdo vi que haviam ñ uma, mas 4 velas no galho a esquerda (o maior).
Outra dúvida que tenho é se devo fazer a limpeza dos galhos antes das ponteiras, essas agulhas que ficam meio perdidas.
Cara, tô perdidão, bem que vc podia morar mais perto, rsrsrs _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 05, 2010 7:50 am Assunto: |
|
|
Calma, com cada procedimento que fizer com à planta, requer que aguarde o resultado, assim, voçê e a planta vão criando uma certa sintonia, você mostra à ela como vç quer que ela fique, e ela te mostra se pode ficar ou não.Abç mano velho _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 06, 2010 5:48 pm Assunto: |
|
|
Valeu mano,
Vou aguardar, tb estou esperando p/ fzr o transplante p/ o escorredor, mas o inverno aqui em Sampa tá meio esquisito este ano, no outono fez o maior frio e agora no inverno tá quente. Normalmente esta época as plantas ficam estáticas, mas estão brotando a toda. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 4:21 pm Assunto: |
|
|
Muito bom - estou acompanhando todas as ótimas dicas e seu ótimo trabalho, Marcio.
Gostei da mesa, bem moderna!
Pois é, eu também tô esperando pra fazer o transplante do meu PV pro escorredor, mas o tempo não tem ajudado - como eu disse, não sei se é daquela forma específica que tem de ser feito o transplante (aguardando um tempo mais frio para que a planta entre em dormência, mas creio que seja isso mesmo) - bom, o que resta é esperar...
A poda que fiz no meu PV deu bons resultados: fiz a poda com a tesoura em algumas agulhas e em outras fiz pinçagem com os dedos - a pinçagem fez com que surgissem mais agulhas do que a poda das velas, mas estas agulhas surgiram mais próxima às existentes, nas pontas; já a poda das velas com a tesoura permitiu brotações mais anteriores, e creio que tenha ocorrido isso devido à drasticidade da poda, que elimina de vez a vela e "redireciona" as brotações anteriores que estavam "dormentes".
Abraços! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|