|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Entendido perfeitamente.
Então, deixamos ela aí por mais um tempo.
Posso ficar apenas com aqueles 3 troncos da parte de trás da primeira foto ?
Sds |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 2:31 pm Assunto: |
|
|
João Paulo, eu tiraria o mais curto ou o que está com arame azul.
Por foto as opiniões podem ser erradas. Legal é avaliar "in loco" simulando a retirada cobrindo o tronco a ser retirado.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 9:20 am Assunto: |
|
|
Pois é Élio, essa seria minha intenção, em retirar o menor, mas, o menor é o que está logo a frente ai na foto, pergunte por não ter muita familiaridade e como ficaria melhor para ela, como deu aquela aula da estruturação do exemplar, acredito que mesmo não sendo o azul o menor, ficaria melhor retirá-lo para tornar a copa cheia, o que acha ?
O azul está do lado direito, tem um mais a frente, digamos, querendo aparecer, então, esse é o menor..
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 11:28 am Assunto: |
|
|
Olá João Paulo!
Agora vc me obrigou olhar umas 10 vezes todas as fotos desde a primeira página...................rsrsrsrs!
Mesmo com o risco de dar uma opinião errada, já que é por foto, vi da seguinte maneira:
1. Vendo teu post do dia 22/Agosto - 10H22m, na 2ª foto onde aparecem os pés (teus???), dá pra notar que tem 3 troncos alinhados, à esquerda. Só isso já define que esses 3 não devem ficar.
Assim, conforme coloquei como uma opção, no meu post anterior, o de fio azul será o que deve ser retirado, inclusive, na minha opinião, deveria ser a nova frente, mesmo que tenha que trabalhar bem a cicatriz, nivelando bem em relação ao nebari para parecer que ali não havia tronco. Plantas com casca fina é possível fazer isso.
A nova frente seria o lado esquerdo da foto abaixo, na posição em que está o tronco com fio azul, depois de retirado, óbviamente.
Depois precisaria rever a altura de cada um dos 3 troncos.
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 12:00 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio,
o de fio azul, é o último da direita da primeira foto que você repostou.
Por isso que gostaria de retirar o da esquerda da sua primeira foto repostada, para esse galho não ficar muito alinhado com os outros 2.
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 28, 2010 1:07 pm Assunto: |
|
|
João Paulo, agora me enrolei todo.................mas vc captou a idéia. Alinhamento, nem pensar.
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Set 28, 2010 1:12 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Também pode optar por baixar os quatro tocos, até bem próximo do tronco principal, pra ficar com um desnível de grossura mais harmonioso.Uns 2 cm de altura cada um, trabalhando no futuro com retífica, a parte da cicatriz.Brotação cresce 8 pares de folhas e reduza para 1 ou 2 pares. Esta redução permite a mudança de ângulo do galho e o engrossamento da parte anterior a nova brotação. Estes troncos altos no mesmo diâmetro não criam um efeito de conicidade.Tu tens um tronco principal grosso e teria os quatro menores bem curtos, com a brotação partindo desses mais curtos, o desnível de grossura será almejado em menos tempo, ganhando um folhagem mais densa e um árvore mais compacta.Até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 4:23 pm Assunto: |
|
|
Para manter a triangulação, estava estudando a retirada de outro galho além do que possui o arame azul, o que acham ?
ASsim a planta irá manter uma triangulação perfeita.
Me desculpem as dúvidas, é que achei o material bem interessante e esto analisando analisando, para poder retirá-lo perfeitamente e condizí-lo sem problemas.
Abraço e conto com vocês . |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 13, 2010 9:41 am Assunto: |
|
|
Feriado, aproveitando para fazer umas operações.
Lembrando que não retirei o galho que havia pintando no post anterior, retirei o galho com o arame azul.
Ferramenta a posto:
O que acham?
Agora é esperar mais brotações para diminuíção dos galhos e colheita.
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 1:44 pm Assunto: |
|
|
Fui executar o yamadori só que as formigas detonaram ela, estou aguardando rebrotar para retirá-la, posso eliminar alguns desses galhos finos para dar uma estrutura ?
Observem que ela já está retornando as brotações.
Grande abraço.[/img] |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 5:43 pm Assunto: |
|
|
João Paulo, Yamadori já passou a época. Agora só ano que vem, sob pena de perder a planta. Pode ir estilizando, selecionando ramos, aramando no chão mesmo.
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 3:53 pm Assunto: |
|
|
É, isso mesmo, gostaria de ir estilizando ela, e na época, retirá-la já bem distribuída. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 6:38 pm Assunto: |
|
|
Matriz bem florida e farta em muitas folhas e galhos.
Puts, pena que o images está problemático para vizualizar como ela estava.
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|