|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 7:39 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury
Realmente é um espetaculo muito lindo...
Acredito que cada região de nosso Brasil continental adapta-se às suas condições climáticas no que se refere ao paisagismo urbano e também àquele "domestico".
Aqui em Veranopolis também temos aceres palmatum nas ruas, nas calçadas, é de lá que retiro minhas estaquinhas. Em Caxias do Sul, cidade aqui ao lado e de onde sou natural, há no centro da cidade 4 ruas ao redor do parque Getulho Vargas que formam um tunel verde com Platanus. São uns 5 quilometros de tunel verde...
Eu particularmente prefiro as arvores nativas de regiões frias, tenho verdadeira paixão por estas plantas!!!
Abs
Caxias do sul
 _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 7:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcio, é sempre um regalo para os olhos mesmo, estás com a razão. Eu tenho um pré bonsai de platano, que ganhei do bonsaista Paulo Ventura. É um tronquinho de uns 20cm de altura, da grossura do seu pulso aproximadamente, que tento a duras penas dar forma, mas os galhos insistem em secar justo quando penso que o arame está funcionando.
Este ano deixei ele de lado, as folhas secaram, cairam e agora, após a adubação do inverno, iniciou a primavera cheio de novas folhas, com galhos brotando no cimo do tronco por todos os lados. Vai ficar como está, afinal. Depois de tres ou quatro anos tentando converter em algo apresentável, não irei mais aramar nem formar uma estrutura aerea adequada. Mesmo pq as folhas são imensamente grandes e não se reduzem, nem com desfolhas sucessivas.
Talvez aí no sul seja mais fácil. Acho que um bonsai dessa variedade deva ter, no mínimo, uns 80cm para compensar o tamanho desmedido das folhas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 11:24 pm Assunto: |
|
|
Olá. se o amigo Nickyfury me permitir fazer apenas uma correção no que escreveu. Por favor não me leve a mal.
A folha que está na bandeira do Canadá é do acer saccharum, bastante conhecido como sugar maple, acer da qual se extrai a seiva para fazer o famoso xarope.
Um link onde fala sobre a planta ser simbolo, está em francês, mas dá para entender.
http://www.tropicaflore.com/boutique/contents/fr/d543.html
Peço descupas pele ousadia.
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 9:21 am Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, não há o que desculpar, meu amigo. É sempre oportuno estarmos esclarecendo pontos duvidosos ou controversos, e vc acertou ao postar essa informação, dirimindo esse nó górdio a todos nós, principalmente a mim, que pensava, erroneamente, ser o platano e não um acer.
Aliás, o site Wikipédia diz que: "Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira canadense, no entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido a semelhança física entre elas. As duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) e bordo (Acer)".
Por isso, mais do que ficar chateado com a correção (corretíssima), agradeço ao nobre amigo o detalhamento explicativo. Afinal, nem eu nem ninguem podemos nos arvorar em sermos os donos da verdade ou de pensar que sabemos tudo. Sou, como costumo escrever aqui no forum, apenas mais um iniciante na arte, um eterno aprendiz, e aprender algo novo ou antigo é o que norteia meu caminho, sempre.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 10:10 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nickyfury pela sua compreensão. Tenho muito respeito por vc e pela ajuda q dá a todos aqui.
Mais do que vc eu sou principiante, e as vezes me sinto meio receoso de corrigir ou opinar.
Uma vez eu fui "trocar uma ideia" com um site na internet que vendia sementes de acer, pois não se entendia qual era a que ele estava vendendo, palmatum ou saccharum? Colocava o nome de acer palmatum no anúncio e descrevia o saccharum. E não fui bem quisto pelo anunciante. É uma pena, pois ele perdeu um possível comprador!
Obrigado
Abraço |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 10:27 am Assunto: |
|
|
Carlos Guilherme escreveu: | ....Uma vez eu fui "trocar uma ideia" com um site na internet que vendia sementes de acer, pois não se entendia qual era a que ele estava vendendo, palmatum ou saccharum?... |
Pois não é fácil meu caro, nem mesmo identificar a espécie por parte daqueles já os têm...só de cultivares Aceres "palmatuns" (aqueles que os são) existem mais de duzentas espécies e muitos deles têm comportamentos bastante idênticos... alguns só mesmo com a sorte de virem bem identificados ou terem uma ou outra caracteristica tal como a cor na brotação que os denuncie...
A titulo de exemplo neste caso em concreto, que tipo de Atropurpureum estamos a falar??? existem vários....pois não é fácil!
já tive um bastante tempo (bloodgood) e acabei por o dar, é um belo exemplar de jardim mas pouco mais, como bonsai na minha opinião não vale o investimento, contudo não quero dizer que não aprendi com ele e que não vale a pena tentar seja o que for, ( pela negativa e seu reconhecimento, também se chega ao mesmo objectivo) e na verdade também não deixa de ser um facto de que nunca vi um belo exemplar dessa espécie como bonsai...
Eu no meu experimentei um pouco de tudo desde alporques; estacas; enxertos, metsumis, mekiris, nada resultou como noutros bem mais interessantes.
Hoje vejo que o problema/erro terá sido meu, provavelmente por ser iniciante, mas sobretudo por exigir mais da espécie do que aquilo que ela me pode oferecer, contráriamente a alguns outros palmatuns que possuo!!
E isso creio, é uma das lições mais importantes que tirei ou podemos ter, compreender aspectos fisiologicos do exemplar que temos em mãos e respeitá-los (sempre)...ás vezes á custa de muitas percas! mas enfim faz parte do caminho/aprendizagem...
Boa sorte, na empreitada!
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 11:39 am Assunto: |
|
|
Olá amigo Antonio.
Tens toda a razão, realmente não é fácil identificar a variedade de um palmatum. São tantos, tal como as Sakuras no Japão, mas tão belos no outono ou primavera que nos fascinam tanto.
Muito sábias suas palavras, os atropurpureum não aceitam muito bem trabalhos visando um futuro bonsai. Já tinha escutado isso e obrigado por compartilhar um pouco do seu convívio com a variedade. Sou de mesma opnião que você, um atropurpureum fica ótimo no jardim, mas como uma "árvore comum".
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 12:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Grande Castro, por onde tens andado amigo velho? Há tempos não tinha o prazer de vê-lo participando em nosso forum, bons ventos o trazem de volta e o mantenham por mais tempo em nossa companhia.
Felicidade, para mim, é ter amigos como vc partilhando seus nobres conhecimentos, particularmente sobre uma espécie tão complexa quanto essa variedade de Acer.
Carlos, é preciso respeitar a opinião do grande bonsaista lusitano que é o Antonio Castro. Suas ponderaçoes e informações de cultivo, além do pleno conhecimento da nobre arte bonsai, são sempre esclarecedoras e interessantes. No que tange ao cultivo desse acer, em particular, é importante ressaltar que determinadas espécies que aqui vão bem, além mar, na terrinha lusitana, terão outro tipo de resposta, isso há que constar. Mas, igualmente, é interessante notar que outras, por sua vez, terão a mesma resposta e, para mim, informações sobre essa qualidade valem seu peso em ouro, inda mais quando prestadas pelo nobre amigo Antonio.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 1:17 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Carlos, é preciso respeitar a opinião do grande bonsaista lusitano que é o Antonio Castro. |
Descupe Nickyfury, não entendi!? Eu pareci desrespeitoso no que escrevi?
Editado pela última vez por Carlos Guilherme em Dom Out 17, 2010 11:35 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 1:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, em momento algum vc foi desrespeitoso. Lamento que tenha compreendido mal minha colocação. Ao escrever sobre respeito ao Castro, considere isso em razão do conhecimento que ele tem e a boa vontade em estar nos fornecendo isso, não só a voce como a mim e aos demais foristas.
Respeito, de acordo com minha colocação, é considerar que o que o grande e nobre amigo Castro escreve é meritório e verdadeiro. Ele não faz colocações fora de contexto ou sem estar embasado tanto na experiência pessoal dele como na de outros bonsaistas europeus consagrados, na literatura, etc.
Vc não faltou com o respeito a isso, não entenda dessa forma. Ao pedir respeito aos argumentos do Castro, quis enfatizar que ele merece nossa consideração e apreço com suas colocações, apenas isso. E isso, claro, foi o que vc e eu fizemos, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 1:50 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nickyfury, entendi. Descupe pela má compreensão.
Tenho certeza que pela aula proporcionada pelo amigo Antonio, ele deve ser um ótimo bonsaista.
Quero aproveitar para deixar uma pegunta tb.
Quais variedades de acer tridente vc acha melhor para se trabalhar como bonsai? E vc já teve alguma experiência com o acer negundo?
Olha só o link q eu achei, estou babando aqui na frente do pc
http://www.barthelemymaples.co.uk/gallery.html
Abraço. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 9:16 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá Carlos Guilherme
nickyfury escreveu: |
Carlos, é preciso respeitar a opinião do grande bonsaista lusitano que é o Antonio Castro. Suas ponderaçoes e informações de cultivo, além do pleno conhecimento da nobre arte bonsai |
Não ligue que isso é pura gentileza do Amigo Luiz Fernando, na verdade sou quanto muito um aprendiz de bonsaista, jamais um óptimo ou grande bonsaista e quem me dera saber “tanto” de bonsai, logo pela minha condição de aluno tão pouco poderia ser uma aula ! Agradeço a consideração do Luiz que é reciproca, mas prefiro que se dê o beneficio da dúvida por achar que ninguém tem/é dono da verdade (pelo menos, a absoluta) e muito menos eu!
Aquilo que expus é/foi de facto baseado no meu exemplar, mas como o Amigo Luiz referiu e bem, cada caso é um caso e nada como tentarmos (a nossa experiência pessoal)...
Agora, cruzar informação hoje não custa e dependendo da situação quando aliadas a tantas outras dentro do mesmo género, pode ser que ajude como indicador se valerá a pena ou não investir nesse tipo de exemplares... eu por ver tanta resistência no meu, mesmo já estando melhor encaminhado para Bonsai, ao fim de uns anos ofereci-o para colocarem num jardim.
em 10-06-04
Aqui após o periodo pós-transplante em 30-03-06 pouco tempo antes de o oferecer
Acerca dos Aceres que apontou tenho pouca ou quase nenhuma experiência com ambos, mas pessoalmente prefiro de longe o tridente, o “negundo” já germinei uma quantidade deles e dei-os todos ainda bem jovens,...por aqui encontram-se um pouco por todo o lado nas bermas das estradas e são bem menos interessantes que os tridentes ( espécie que também existem vários tipos de cultivares)
tridentes até á data apenas tive/tenho um exemplar que me ofereceram bem jovem e que apenas está comigo á dois anos, não sendo possível tirar qualquer tipo de conclusões por estar a crescer praticamente livre desde essa altura.
Grande Amigo Luiz Fernando
Também é para mim um prazer conversar contigo , infelizmente a vida tem andado meio atribulada e digamos que por muita paixão que tenha pela Arte, o Bonsai não será a 1.ª das minhas prioridades, e não só deixei de partipar aqui como também fisica e virtualmente neste lado do Atlântico ... mas sim, sinto falta da conversa com o Amigos desta e doutras paragens, afinal já faz uns anitos conversamos por cá não é verdade!
Um Abraço e tudo de Bom
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 9:28 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Castro por sanar um pouco minhas dúvidas, o negundo cresce aqui por todo lugar tb, não tem lá uma coloração muito bonita como algumas outras variedades.
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 17, 2010 12:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, eu já conhecia esse site, é realmente muito bonito bem como as plantas analisadas e mostradas em closes.
Nunca cultivei acer negundo, mesmo por que aqui no planalto central essa espécie nem emite folha, nem cresce, só seca e morre. O acer burgerianum, vulgo tridente, conhecido pelos japoneses como kaede, é o meu predileto. Seu cultivo é fácil e simples, respondendo bem a alporquia, estaquia, podas e aramações, bem como cortes radicais. Cultivo alguns aqui em casa, sendo esses três, comprados diretamente com o Vicente Romagnole há uns seis anos, os de troncos mais grossos que eu tenho:
Um dos estilos que considero dos mais adequados para essa espécie é o Ishitsuki, ou raiz sobre pedra. Tenho vários pré bonsai sendo cultivados visando esse tipo de formação. Como esse aqui, por exemplo:
Neste outro, pode-se observar que a fusão pedra/raiz está quase completa:
A outra variedade de kaede que venho tentando desenvolver em meu viveiro é o myassama. Suas folhas lembram um pouco o kaede campestre, mas têm a borda ainda mais redonda. Não se adaptou bem ao clima brasiliense, infelizmente, o que torna seu crescimento muito lento em comparação com o do acer burgerianum. A unica muda que tenho de myassama foi presente do bonsaista Charles White. Mas sigo tentando, ainda, fazer algo com ele. Bonsaista é um cara para lá de teimoso, além de paciente ad eternum.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 17, 2010 1:13 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky, A explicação foi ótima, parabéns pelas planta, elas estão bem encaminhadas.
Abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|