|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 10:35 am Assunto: |
|
|
Flavio Francisco,
concordo com Nikkei 100 em tudo, porem acho q na proxima vez vc pode ser mais cruel com a poda de raiz, corta a metade sem medo, ficus é guereiro!
quanto a essa planta que vc postou, me parece que ela foi formada fundindo varias mudas entorno de uma madeira, http://www.bonsaimorrovelho.com.br/bcmv_mt_formtronco.html
o proprio recipiente em que vc replantou sua arvore, é de grande utilidade para se melhorar o nebary, ele vai fincionar como um escorredor , deixando o substrato bem arejado e fazendo as raizes se bifurcarem ao chegarem na borda do vaso e der de cara com a luz.
quanto a planta que vc postou eu acho q foi formado dessa forma ai ou de algum jeito parecido.
alçguns metodos pra se formar um melhor nebari;
http://www.artedobonsai.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=31:trabalho-de-nebari-em-ficus&catid=6:dicas&Itemid=16
http://bahiabonsaiclube.forumvila.com/viewtopic.php?f=4&t=1013
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Pozzana

Registrado: 08/11/09 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 1:20 pm Assunto: |
|
|
Não é um Yamadori, certo?
Notei que a planta está em um vaso grande... |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 1:58 pm Assunto: |
|
|
Que planta bacana meu amigo, eu so retiraria este galho pra dar mais armonia, e o segundo da esquerda pra direita, conforme esta foto que vou reproduzi-la abaixo, na minha himilde opiniao, este tronco duplo e ambos com dois galhos fica meio repetitivo, retirando este galho daria mais imponencia ao estilo.
 _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 9:48 am Assunto: |
|
|
Filipe
Pelas fotos do método para formar o nebari, o fícus parece mesmo guerreiro, pois não há raiz nenhuma ali... Como vc disse, acho que eu poderia ter cortado mais raízes mesmo. Fico mais tranqüilo quanto a qualidade do recipiente que coloquei, o problema é mover sozinho, rs
Pozzana
É um viveirodori, ganhei esta planta de um vizinho, que não queria mais porque o vento derrubou e quebrou o vaso. Estava mesmo num vaso.
Marcio Garcia
Qual galho vc quis dizer pra tirar, que daria mais harmonia, o maior? Já decidi a tirar o segundo da esquerda pra direita, como vc sugeriu, esteticamente ele não é interessante e a cicatriz não será tão grande. |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 4:46 pm Assunto: |
|
|
Cara, ta muito bonito seu ficus!!
imagine com as brotaçoes, tamo na espectativa!  |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 58 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 5:26 pm Assunto: |
|
|
Cara mt bom, agora é ir trabalhando ....parabens... _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Flavio Francisco escreveu: | Filipe
Pelas fotos do método para formar o nebari, o fícus parece mesmo guerreiro, pois não há raiz nenhuma ali... Como vc disse, acho que eu poderia ter cortado mais raízes mesmo. Fico mais tranqüilo quanto a qualidade do recipiente que coloquei, o problema é mover sozinho, rs
Pozzana
É um viveirodori, ganhei esta planta de um vizinho, que não queria mais porque o vento derrubou e quebrou o vaso. Estava mesmo num vaso.
Marcio Garcia
Qual galho vc quis dizer pra tirar, que daria mais harmonia, o maior? Já decidi a tirar o segundo da esquerda pra direita, como vc sugeriu, esteticamente ele não é interessante e a cicatriz não será tão grande. |
Estou me referindo justamente a este galho que vc ja decidiu tirar, " O segundo da esquerda pra direita"
Valeu Garoto. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 12, 2010 8:19 am Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Procurei informações aqui no fórum, mas não achei.
Em quanto tempo o fícus emite brotações após o transplante? O mesmo que as jabus, uns 20 dias?
Algumas raizes estao crescendo por cima do substrato, mas logo morrem.
Outra foto, outro lado da planta.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
Ainda nem sinal de brotação.
Todo o tronco está verde, e sinais de fungo na terra.
Estou pensando se seria melhor colocar ela pra fora, na varanda, tomando chuva e sol e protegida pelo sombrite. |
|
|
 |
Pozzana

Registrado: 08/11/09 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 11:15 am Assunto: |
|
|
Se está sem folhas, não ponha no sol... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 12:42 pm Assunto: |
|
|
Paciência, paciência... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 8:43 am Assunto: |
|
|
Sim, paciência, só estava pensando em colocar a planta num ambiente mais apropriado pra espécie, ja que pelo que tenho notado em outros ficus aqui no fórum, já era pra ter dado sinal de vida.
Eu sempre mantive plantas transplantadas dentro de casa e em 2 semanas estão emitindo brotos, mas esta ainda não.
Só fico pensando se poderia fazer algo mais pra recuperar, tipo estufa, não sei. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 26, 2010 5:13 pm Assunto: |
|
|
Nem acredito, mas hoje vi dois brotos saindo de um dos troncos desta árvore.
Eu tinha desistido dela, porque no local dos cortes, estava saindo um liquido preto e criando fungos. Raspei o tronco pra ver e estava verde e nesta raspagem começou a sair um liquido transparente.
Coloquei a planta no sol do meio dia ate as 6 horas, na varanda, que pega muito vento, e reguei 1, 2 vezes por semana, por vezes até esquecendo de regar e a terra secou demais. Estava com 15 dias do transplante.
Ah também retirei a cola dos cortes e então no local secou e parou de crescer os fungos.
Li num site que é melhor não colocar nada nos cortes, e deixar a natureza fazer sua parte.
Temos a preocupação de não apodrecer, mas quando colocamos algo aí é que criamos condições para os fungos, úmido e quente.
Resolvi arriscar.
Agora não sei se o crescimento vai continuar, já que o fícus requer pouca luz e ele está num local de sol a pino.
O que vcs acham de arriscar e deixar neste local. Ou seria melhor num ambiente sombreado... |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 52 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Sex Nov 26, 2010 5:19 pm Assunto: |
|
|
Flávio Francisco,
Acredito que você possa deixar ele tomar sol, o ficus é uma planta muito resistente, só não esquecer de regar e fazer as adubações na época certa. O meu fica exposto o tempo todo no sol, embora ainda esteja na bacia.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 26, 2010 9:46 pm Assunto: |
|
|
o mais seguro é manter a sombra por pelomenos 30 dias.
mas realmente como disse Faugustobr, ficus é bem resistente e não vejo problemas em deixa-la no sol deesde q fora do horario de 11 as 14 por enquanto(12 as 15 horario de verão). Lembrando que vc cortou poucas raizes e que se trata de um ficus...
vejo uma galera falando em cola branca como pasta cicatrizante. na minha opinião pasta cicatrizante é pasta, cola é cola... é igual jogar café ou açucar em cortes e ralados de seres humanos. a cola branca é soluvel em agua, não vai secar nunca.
a cola branca pode ser usada para afixar um pedaço de papel aluminio que feito de forma a isolar e manter seca a madeira exposta pelo corte torna eficaz a cicatrização.
alem disso Flavio, ficus não requer pouca luz, ele tolera muito bem pouca luz mas apresenta um crescimento mais acentuado em sol pleno.
ficus é considerado uma das plantas mais recomendadas pra se ter dentro de casas e apartamentos por conta disso, mas vc vai conseguir otimos resultados deixando ele em sol pleno.
deixar a natureza fazer sua parte é perigoso quando nos não deixamos a planta livre e confinamos em um vaso com apenas um punhado de terra fica dificil a natureza fazer sua parte. Na naturesa, uma arvore perde um galho e sem prejuizo para o todo rebrota em outro lugar e .... no bonsai se agente perde um galho agente chora copiosamente!
hehehehe
principalmente se é um galho q agente moldou e posicionou naquele lugarzinho especifico no 1º trerço da planta onde neste foram feitas substituiçoes trocando o galho inteiro pela primeira brotação dele para conseguir conicidade e ramificações secundarias e tercearias.
cuidado com oq dizem os sites brother, tem muita gente que fala sem bons fundamentos e geram informações que distorcem a realidade.
na era da internet o mais dificil não é conseguir a informação e sim separar oq presta e oque não presta, informação tem aos baldes!
para finalizar e te deixar mais tranquilo, depois de brotar nunca perdi um ficus...
abraços brother
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|