Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 6:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Guilherme, plantar caroço de manga é a coisa mais fácil que existe. Depois dela, ou junto, está o abacate. Use apenas areia grossa de rio, sem peneirar, misturando com uns 50 % de BIOPLANT. Se não tiver Bioplant, vai na areia pura mesmo, que rende tambem.
Lembrando que no primeiro mes, ou até que a semente germine e garanta um bom pé de manga, deixe o vaso em local sombreado, onde possa receber luz e calor solar indiretos. Rega apenas para manter a umidade na areia, evitando encharcar.
Os melhores bonsai de mangueiras quem tem é o bonsaista Geraldo Inocencio, de Morrinhos/GO. Dê uma conferida no site dele:
http://www.bonsaimorrinhos.com/
Ele é expert em experimentos com bonsai, ou plantas no chão. Segundo me disse certa vez, tem uma mangueira na chacara dele que produz quatro ou cinco variedades diferentes de frutos, graças ao enxerto. Coisa de maluco mesmo, penso eu, mas que, com ele, parece até natural.
Na minha modesta e humilde opinião, o bonsai de mangueira deve ser cultivado visando os frutos. Quando estes por fim surgirem, retira-se todas as folhas, mantendo apenas uns dois ou tres frutos, dependendo é claro da grossura do tronco e da altura da planta, para que a apresentação fique adequada:
http://www.flickr.com/photos/jackviza/1133048873/
Havendo essa adequação, não há por que não cultivar um bonsai dessa espécie. Algumas variedades, inclusive, produzem frutos menores que lameixas, inclusive, facilitando a vida do cultivador.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jan 13, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, nicky! Agora você terminou por me encorajar por completo a cultivar bonsai de manga! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 23, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Opa, vi hoje que a manga germinou!
(xD Pensei que a raíz iria sair por outro lugar... me surpreendeu )
Agora é só esperar crescer e trabalhar nela!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 1:50 pm Assunto: |
|
|
Após aparecerem mais e mais raízes, o caroço de manga começa a se erguer.
 _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 2:24 pm Assunto: |
|
|
Caramba Guilherme,continua a postar ae q quero acompanhar,se compensar ae eu vo fzr tbm _________________ "Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 5:36 pm Assunto: |
|
|
Pode deixar!
Quando ela evoluir mais e eu obter mais fotos, farei um tópico em A Evolução do meu Bonsai através de Fotos. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 10:24 pm Assunto: |
|
|
Ha, ha!!! Num é que a bixinha é forte?
Cresce que é uma beleza hein? Não sabia que era assim...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 1:51 pm Assunto: |
|
|
Nem eu! É a primeira vez que acompanho a germinação de um caroço de manga! xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 27, 2011 7:57 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, mais fotos da germinação da manga:
O caroço semi-enterrado na areia é de outra árvore. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
Da hora! \o/ _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 28, 2011 7:29 pm Assunto: |
|
|
Ela tá é um monstrinho... xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 11:33 am Assunto: |
|
|
E lá vai ela!
 _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:03 pm Assunto: |
|
|
Nossa! É uma planta ou várias por caroço?
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:44 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que, nesse caso, são vários troncos do caroço. Não sei se é característico da Mangueira, mas, com certeza, também é devido à pobreza do solo, induzindo a planta a se ramificar mais. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
Show! Quero ver daqui a 6 meses como a criança vai estar! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|