|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 23, 2011 4:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Todas, exceto a azalea. Melhor trabalhar com ela apenas no inverno. Lembrando que, para aramar, é bom vc forçar o galho primeiro com os dedos ou mãos, até uma posição que seja apenas a metade da posição final pretendida. Em seguida, coloque o arame e leve novamente, com muita calma, até essa posição intermediária, sem forçar.
Aos poucos, irá forçando gradativamente, espaçando em duas ou tres semanas cada tentativa, muito devagar e com muita calma e paciência, até que o galho, finalmente, atinja a posição inicialmente pretendida por voce. É a melhor forma de se aramar uma azalea, sem risco de que os galhos, muito quebradiços, se quebrem.
Outra técnica tambem muito usada é deixar o substrato ficar bem seco, para fazer intervenções como podas e aramação na azalea.
As tuias, seja azul, prata, ouro, europa, para mim não valem o esforço nem o trabalho de tê-las. Mas.... costumo dizer que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Então, se voce cultiva, é bom saber que não deve esperar resultados muito positivos sobre elas, nem que consiga formar algo razoável. Eu simplesmente não as recomendo a ninguem que pretenda levar a sério a arte bonsai.
O resedá vc pode procurar nas floriculturas e adquirir uma planta grande. Geralmente são vendidos "enlatados", isto é, plantados em latas grandes, ao invés de vasos plasticos. São plantas destinadas a parques e jardins, tendo como caracteristica principal o fato de possuirem um tronco reto, longo e alto. Ao escolher, analise a base do tronco, o nebari aparente, sobre a superficie do solo, se existir um, e prefira algum tronco que tenha uma boa conicidade inicial, isto é, uma base larga que vai afunilando gradativamente.
Comprando um material assim (geralmente barato), vc pode formar um pré bonsai com a base e outros pré com alporques sucessivos (um tronco com dois metros de altura rende, no mínimo, considerando cada pré com uns 30cm, um montão de prés, né?). Um mesmo caule pode suportar tantos alporques quantos voce se dispuser a fazer nele. Todos irão retornar com novas possibilidades de trabalho.
Lembrando que a base é a principal aquisição, poderá estabelecer algo interessante para formar a partir dela com uma planta de uns 30 a 40 cm. As demais, obtidas via alporquia, poderão ser ou maiores ou menores, dependendo do que vc pretende. A vantagem? Todas terão um ótimo potencial de construção de um nebari radial. Sendo o tronco reto, hokidachi ou moyogi, ou kengai, ficará a critério.
Eis então a solução para transformar qualquer tronco alto de uma espécie em pré bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcos Leando P da Silva
Registrado: 03/02/11 Idade: 62 Mensagens: 15 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Fev 24, 2011 1:04 pm Assunto: Agradecimento. |
|
|
Obrigado Nicky.
Rsrsrs...As tuias são dos meus filhos, um de três anos e outro de 10. Eles adoram elas. Pra falar a verdade, não sei como elas estão durando tanto tempo? Mas estão parrudas e bonitas e não dou nem de longe o mesmo tratamento das demais. No entanto, o de Dez quer aramar, podar e tudo o que faço. Bom, de qualquer forma, acho que é uma forma dele começar a se interssar por Bonsai.
Abraços, |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|