FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carvão - propriedades
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2011 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Matéria bacana, sempre usei tbm, até fazendo parte do percentual que uso como componente orgânico do substrato, decompõe bem mais lentamente que a casca de pinus triturada, mesmo sem todos os benefícios, já teríamos razões para usá-lo, uso também a casca de arroz carbonizada, decompõe mais rápido, mas deixa o substrato mais leve no geral, assim como o carvão, em vasos menores seria uma alternativa interessante (shohin/mamê).

Alguma experiência com bonsai com a casca de arroz? Sei que é largamente utilizado para produção de mudas ornamentais, mas não sei de mais ninguém q a use como componente do substrato.

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Maxwel de Lima

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2011 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury
“Maxwel, se o nobre colega se der ao "trabalho" de ler a matéria que escrevi, verá que há "ligeira" diferença entre o carvão vendido para churrasco, do carvão usado no filtro para filtragem de água. O carvão tem diferentes especificações e destinações. O que estamos discutindo aqui diz respeito ao carvão vegetal, isto é, de origem vegetal, proveniente da queima de madeira.”

Nickyfury eu sei a diferença entre carvão comum para churrasco e o carvão ativado que também é de origem vegetal, todos os dois são produzido da queima de madeira, um com queima controlada de certas madeiras e o outro é feito da madeira sem os mesmos cuidados que o outro tem.

Extrato Pirolenhoso é um produto milenar na cultura japonesa, obtido através da condensação da fumaça proveniente da carbonização da madeira, durante a produção de carvão vegetal. È um produto feito apartir da fumaça

Bom, nós estamos falando de carvao bruto e nao de seu derivado

A minha duvida é:

Carvão ativado:
usos mais comuns para o carvão activado sao a absorção de gases (na forma de filtros) e no tratamento de águas, onde o carvão se destaca por reter nos seus poros impurezas e elementos poluente. Tem relatos que ele tira também nutrientes importantes para as plantas.

então
carvão de churrasco não teria um pouco das ações do carvão ativado, mesmo ele não passando pelo processo que o carvão ativado passa?

Em um de seus links acima fala:

CARVÃO VEGETAL
o que é: carvão comum, igual ao de churrasqueira, mas que sempre deve ser novo, pois os que já foram usados prejudicam a planta.

vantagens: o carvão vegetal sozinho é ótimo para locais de clima úmido. Já em locais de clima seco, deve ser acompanhado de outro substrato que retenha umidade (como o pinus, por exemplo).
desvantegens: necessita de adubações mais freqüentes. É muito leve, não segura a planta e, em razão de sua porosidade, tende a acumular sais minerais, por isso, precisa de regas freqüentes com água pura. O carvão vegetal muitas vezes é fabricado a partir do corte de árvores de matas naturais, o que incentiva a devastação de florestas. Por último, o manuseio do carvão suja as mãos.
“tende a acumular sais minerais, por isso, precisa de regas freqüentes com água pura”

Minha duvida e se a longo prazo isso não pode prejudica a planta, não to falado de um ano nem de dois ou três eu to falando de muitos. Poderia ele ir enfraquecendo a planta e depois de 10, 20 ou mais anos ela morrer, e fica a duvido do que causou a morte da planta.

bom
Nunca ninguém vai imaginar que pode ter sido o carvão, pois eu venho usado a anos e não prejudicava minhas plantas.

Essas são minhas duvidas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal, continuamos na mesma. Por favor, não vamos nos desviar do foco, que é:
O carvão (Não o Ativado nem o mineral) têm propriedades químicas que favoreçam uma planta?
Fisicamente, todos já sabemos. Boa drenagem, absorção, etc. mas, nada que um bom caco de telha não faça e, sem sujeira.
Mas, permanece a minha pergunta:

Realmente é anti-fúngico?
Nematicida como o extrato pirolenhoso?
É bactericida?
Realmente reduz a acidez do substrato? (Eleva o pH)

Vejo muita gente usando, recomendando usar 5%, 10% apenas, agricultores usando, produtores de flores e mudas mas................porque?

Eu uso alguns substratos e sei porque uso cada um!

Creio que seria muito útil nós termos certeza absoluta do "porquê" estamos acrescentando carvão aos nossos substratos, não acham?

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2011 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio;
Segundo o link que postei, o carvão vegetal serria uma boa fonte de potássio e carbono para as plantas, além de ser capaz de absorver toxinas do solo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, concordo com o Rodrigo, pode-se não saber tudo de bom ou mal que o carvão faça a planta, mas pelo menos sabe-se que pode ser utilizado uma parte do percentual orgânico com este elemento, "é uma boa fonte de potássio e carbono, além de ser capaz de absorver toxinas do solo", citando o amigo.

Pra mim já está de bom tamanho, melhor que usar apenas uma turfa, é usar ela associada ao carvão, por exemplo, caso fosse usar 30% de orgânico, poderia ser 20% de turfa e 10% de carvão na mesma granulometria do restante do substrato, além de favorecer o atraso da compactação do substrato como um todo, aumentando o prazo do colapso do substrato.

Abraço.
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 4:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu amigo, essa do carvão fazer parte do substrato, pelas respotas dos demais colegas, está indo no mesmo caminho daquela famosa mistura do "canteiro da vovó": casca de ovo, pó de café, carvão.... uma ladainha, que todos usavam, usam e que ninguem explica, por A+B as verdadeiras implicações quimicas que tal mistura porventura proporcione para as plantas. E tome informação de uso, sem fundamentação cientifica que as comprove...... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Tavares escreveu:
Olá Elio;
Segundo o link que postei, o carvão vegetal serria uma boa fonte de potássio e carbono para as plantas, além de ser capaz de absorver toxinas do solo.

Olá Rodrigo!

Eu conheço o texto do amigo Fernando Magalhães, muito bom, por sinal.

Faço apenas 1 ressalva:

O Fernando não cita como fonte de carbono ( todo ser vivo é composto de Hidrogênio, Carbono e Oxigênio) é absorvido pelas folhas na reação fotossintética e não como "nutriente".

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

Editado pela última vez por Elio em Sáb Mar 19, 2011 2:07 pm; num total de 1 vez
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, tentando evitar que o assunto deslanche para esse lado é que estou tentando pescar embasamento técnico. Relendo o livro do falecido mestre John Naka, "Técnicas del Bonsai",no tópico Substrato, ele se refere ao carvão "Carbon de Madera", como corretor de solo, ou seja, reduz a acidez, corrige o pH.

Diante disto, não creio ser interessante usar em, por exemplo, azaleias.

abraço

Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Alô !!!!!!
Estou acompanhando este debate, ou será discussão ?
Qual a diferença do carvão ?
Sempre soube que o melhor é o carvão de bambu.
Alguém sabe me dize o por quê ?
Será que piorei a discussão ?
Embolei o "meio de campo" ?
Me desculpem !!!!!!!!!!!
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 8:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Angela, minha dileta amiga: não embolou nada não. É sempre ótimo discutirmos, ou trocarmos idéias com amigos, principalmente se o tema for bonsai e tudo que se relaciona a isso. Very Happy

O lance do tipo de carvão, se de bambu ou de madeira, creio que não faz muita diferença, dentro da consideração inicialmente proposta pelo nobre amigo Elio. Acredito que estaremos em RP em maio, ainda discutindo isso sem chegar a nenhum esclarecimento, aliás. Laughing Laughing Laughing

Acho que quem primeiro colocou a situação do uso do carvão proveniente da queima do bambu foi o Hidaka sensei. Creio que surgiu há alguns anos, dentro do forum da antiga Bonsai Brasil. Como forista adora divulgar "novidades", logo isso caiu no uso comum, que todos, vez ou outra, "alegaram" usar como componente no substrato. Mas, seja como for, se de madeira ou de bambu, nunca se explicou detidamente a ação desse material no substrato, como agora questiona o nobre Elio. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Após intensa pesquisa, o que encontrei de mais concreto sobre CARVÃO VEGETAL ( CARBONO PIROGÊNICO) é o que se segue. Cada um tire suas conclusões.

Fonte: Embrapa

Eu negritei e sublinhei o que achei de maior importância!
Abraço

..........................................................................................................

CARVÃO VEGETAL (Carbono Pirogênico)

Solo
...........................A adição de carvão ao solo resultou em diminuição da
acidez potencial do solo
(H + Al), devido ao efeito tampão
da matéria orgânica adicionada ao solo na forma de carvão.
Ao mesmo tempo aumentou o teor de fósforo disponível (P)
e potássio trocável (K) no solo
................................
.......................... Estudos mais recentes têm avaliado o efeito da adubação
com carvão sobre as propriedades físico-hídricas e químicas
do solo (Glaser et al., 2002). O carvão, devido à sua
porosidade, e conseqüentemente à sua grande superfície
específica, pode aumentar significativamente a capacidade de
retenção de água,
especialmente em solos de textura arenosa........................

......................................... Considerações Finais
O carbono pirogênico está presente em diversos ambientes e apresenta diversas propriedades de extremo interesse ambiental e agronômico. Exemplos dessas propriedades são: (a) sua alta estabilidade, devido à presença de estruturas aromáticas condensadas, o que desempenha importante papel no seqüestro de carbono; (b) sua elevada reatividade, decorrente da oxidação parcial de sua estrutura aromática, dando origem a grupos funcionais ácidos e recalcitrantes, principalmente carboxílicos, que contribuem significativamente para o aumento da capacidade de troca catiônica,especialmente nos solos altamente intemperizados, normalmente constituídos porminerais de baixa atividade, tais como caulinitas, goetita e gibsita e (c) sua elevada porosidade e área superficial, o que serve de refúgio para microorganismos, tais como micorrizas, que produzem mucopolissacarídeos importantes para a agregação dos solos e que, em associação com o sistema radicular das plantas, podem aumentar a capacidade de absorção destas.................................................................

Fonte: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br (Embrapa)

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2011 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Elio meu amigo!!

Mata a cobra e mostra o pau!!!! Very Happy Very Happy Shocked Shocked Very Happy Very Happy

abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2011 10:20 am    Assunto: Responder com citação

O Fernando é uma monografia viva!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: