|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 2:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lorencini, se sua intenção com essa jabu é formar um pomar, então siga de olhos fechados a dica do dono da floricultura que o aconselha a plantar na terra, misturando incluso terra de uma cor com outra (deve ser para ficar um solo mais "bonitinho", né, todo "coloridinho".
Agora, se o objetivo for recuperar a jabu para formar um lindo bonsai, então não se incline: o melhor substrato, como bem salientou o nobre colega Carlos, é areia grossa de rio, sem peneirar. Nada de misturar terra, seja de que cor for, nem nenhum tipo de adubo, seja na forma de humus de minhoca, terra preta (cor?), ou esterco curtido. Isso só no chão. Num recipiente qualquer, tipo vaso, bacia plastica ou caixote de madeira, use apenas areia e mais nada.
Eu oriento calcado na minha experiência de cultivo e na de outros amigos, que agem dessa forma há mais de vinte anos de prática na arte bonsai. Portanto, não oriento apenas para "teimar", mas para indicar o caminho certo para uma boa recuperação da planta, com vistas a, daqui a uns dois ou tres anos, vc ter em mãos um material bem recuperado, com ótima brotação e muitos galhos para selecionar os melhores e formar um lindo bonsai com eles.
Agora, se for para ir na conversa do dono da floricultura, melhor então frequentar o forum que ele mantem e deixar o de bonsai para lá...... _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 38 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 3:02 pm Assunto: |
|
|
posso encontrar essa areia em algum lugar que não seja um rio? rs
tipo material de construção? |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 4:37 pm Assunto: |
|
|
lorencini escreveu: | posso encontrar essa areia em algum lugar que não seja um rio? rs
tipo material de construção? |
é a usada em construção para fazer concreto - "calçadas"
é a areia mais grossa que achar. ela vem com umas pegras mais grandinhas _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
lorencini

Registrado: 09/03/11 Idade: 38 Mensagens: 58 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
vejo usando muito uma areia grossa num tem de cinza, que usam sob o paralelepipido antes de asfaltarem.
será q essa serve? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lorencini, é bem como escreveu o Leandro: areia usada na construção civil, geralmente vendida em casas especializadas em material para construção. Evite areia de praia, pois a salinidade é muito alta e pode comprometer o sistema radicular. Eu costumo peneirar a areia, para retirar os pedriscos e usá-los para compor substrato para outras plantas. Mas em plantios como esse seu, melhor manter os pedriscos, sem peneirar, para forçar uma boa drenagem.
Um outro bom material tambem, que uso e recomendo, é caco ceramico misturado com um substrato comprado pronto, cujo nome comercail aqui no DF é BIOPLANT. Ele é muito usado por horticultores para germinação de sementes e em sua composição, entre outros materiais, consta vermiculita, casca de coco e de pinheiro queimadas. É bem leve, e quando misturado com caco ceramico, fica mais drenante. É melhor que a areia grossa, para recuperação de jabu ou de qualquer outra planta.
Veja o uso desse material em algumas jabu que recuperei numa fazenda:
Abaixo, o mesmo material, depois de um ano de cultivo:
Detalhe da base, comparando com uma latinha:
Outra jabu, recuperada e plantada no mesmo substrato:
Mas gosto de usar areia tambem. Vejam essas duas celtis sinensis, que retirei do quintal:
Após um ano de cultivo, com muita raiz capilar nova nessa areia toda, eis as duas:
Agora, se vc ainda prefere a mistura de terra colorida ensinada aí pelo dona da floricultura.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Lorencini, acredito que depois desse último post do Nick em que mostra o antes e depois de belos pré-bonsai recuperados e com ótima saúde, não existem mais dúvidas de qual substrato usar.
Se tem uma coisa que não combina é planta em recipiente e terra barrenta.
Queremos ver sua planta com ótimas brotações tb, não se esqueça das fotos!
Abraço. _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
lorencini

|
|
|
 |
Darci
Registrado: 17/08/10 Idade: 70 Mensagens: 49 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 3:59 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Caro Nick,
Gosto muito dos seus comentarios e conselhos aos novos foristas como eu ( as vezes duros mas necessarios) e gostaria de saber por quanto tempo a planta irá ficar na vasilha de areia pura sem nenhum tipo de adubo no caso de yamadori e como fazer para a areia nao vazar pelos furos da vasilha na hora da rega pois isso já aconteceu comigo nas minhas primeiras experiencias.Abraço, nickyfury escreveu: | Lorencini, se sua intenção com essa jabu é formar um pomar, então siga de olhos fechados a dica do dono da floricultura que o aconselha a plantar na terra, misturando incluso terra de uma cor com outra (deve ser para ficar um solo mais "bonitinho", né, todo "coloridinho".
Agora, se o objetivo for recuperar a jabu para formar um lindo bonsai, então não se incline: o melhor substrato, como bem salientou o nobre colega Carlos, é areia grossa de rio, sem peneirar. Nada de misturar terra, seja de que cor for, nem nenhum tipo de adubo, seja na forma de humus de minhoca, terra preta (cor?), ou esterco curtido. Isso só no chão. Num recipiente qualquer, tipo vaso, bacia plastica ou caixote de madeira, use apenas areia e mais nada.
Eu oriento calcado na minha experiência de cultivo e na de outros amigos, que agem dessa forma há mais de vinte anos de prática na arte bonsai. Portanto, não oriento apenas para "teimar", mas para indicar o caminho certo para uma boa recuperação da planta, com vistas a, daqui a uns dois ou tres anos, vc ter em mãos um material bem recuperado, com ótima brotação e muitos galhos para selecionar os melhores e formar um lindo bonsai com eles.
Agora, se for para ir na conversa do dono da floricultura, melhor então frequentar o forum que ele mantem e deixar o de bonsai para lá...... |
|
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 11, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
Como está a planta?
Algum sinal de brotação? _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)
"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre) |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 47 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Dom Set 11, 2011 3:00 pm Assunto: |
|
|
Este tópico é muito esclarecedor. Eu jurava que terra argilosa com matéria orgânica seria o ideal para se utilizar nas mudas transplantadas Pelo visto as alternativas mais simples são as mais eficientes. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|