FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho, Atualizado 19/02/2013
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Uma dia que deu certo comigo

Vai reduzindo tipo corta um galho deixa dois par de folha quando ele rebrotar ai vc tenta com outro
nasceu broto mais baixo vc poda logo acima do novo broto so deixa o brotinho estabilizar algumas semanas...
eu estava com um era uma vareta de 50cm hoje esta com 20cm
so que vai demorar muito tempo
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

bom eu com a minha experiencia em um buxinho meu desfolhei e podei nunca mais voltou so fica um pouquinho de folha em uns dos galhos ja tem um ano ate encostei ele de lado nao da pra fazer nada mais acho q vc tem q confiar em vc mesmo pois tem experiencia diversas sendo citadas so vc vivendo uma esperiencia pra saber e colocar aqui pra nos o resultado mais boa sorte espero q vc encontre a melhor soluçao a tomar estarei acompanhando abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

nao confio nenhum pouquinho na desfolha em buxus....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2011 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro Ferraz, não é uma questão de afobar ou apressar, mas sim de executar uma técnica da melhor forma possível, e a ultima coisa que quero é perder a minha planta.
carlos claro, tenho um pouco de experiência com buxu tbm, ja perdi alguns por fazer desfolhas desastradas e podas de raiz em época errada, por isto insisti no assunto, mas tenho pra mim tbm que a desfolha é muito perigosa.
Laudir, boa noite, é te-lo também na discussão sei da sua experiência e acompanha a maioria de seus projetos e assim como os demais colegas e vc eu tbm não confio, vou fazer devagar, podando uns 5 galhos por mês, e em aproximadamente 2 anos ela poderá estar arrastando no chão, hehehehehe.
Mais uma vez muito obrigado aos amigos foristas que tiveram paciência com este amador.
Atenciosamente.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Moreno
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2011 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo amigao, nao precisa esperar isso nao,
faz a poda galho por galho abaixando conforme vai brotando que em no maximo um ano vai ter muita brotaçao pra trabalhar,
foi isso que eu fiz e to contente demais, pode ver isso no topico do meu buxus... esse negoci ode desfolha, parcial ou total com buxus é fria
abraçao!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 1:50 am    Assunto: Responder com citação

Vou te dar uma sugestão para uma experiência, escolha o galho mais alto e mais mal colocado que você achar no seu buxus, aquele galho que se der errado não vai te fazer falta, você faz um jin e pronto.Visualize este galho escolhido e tente imaginar onde você queria que ele tivesse as tão sonhadas brotações, assim visualizando este local, faça logo acima deste ponto um torniquete com arame bem aroxado no alicate e esqueça que este galho existe. Depois me fale... A desfolha feita pelo pecíolo não oferece risco a vida planta, desde que o vigor se faça presente. Uma planta debilitada, com certeza não suportará, precisaria levantá-la primeiro.Massa verde antes do corte é lei com o buxos, pecíolo preserva a gema latente, sem risco pras plantas.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo, a questão aqui é a seguinte: o que o colega Marco fez foi uma desfolha parcial, aliás ele não deixou apenas o pecíolo, em muitos casos ficou quase meia folha. Só que a planta dele já estava na altura ideal, e com a desfolha parcial sairam novas folhas e pequenos brotos na região desfolhada.
O caso de sua planta é bem diferente!!! Você precisa BAIXAR a planta, e muito. Esta brotação alta que sua planta tem não serve para nada em termos de estilização. Você precisa é fazer sairem brotações mais baixas. E para isso não tem outr saída a não ser a já citada aqui não apenas por mim, mas por outros foristas também: ir baixando aos poucos, podando galhos, deixando brotar, podando mais baixo, deixando brotar e assim até atingir a altura desejada.
Volto a afirmar: são duas situações bem diferentes.

abraço
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2011 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Fiquei pasmo com a desfolha no Buxus, precisa ter coragem e saber o momento certo, quando a árvore começa a rebrotar senão bye,bye galhos inteiros, ou até o óbito da planta mesmo, eu reforço as palavras do amigo Laudir, não confio em desfolha de buxus e até acho desnecessária, tendo em vista que as folhas já são pequenas nessa espécie e uma maior ramificação pode ser atingida com podas, logo não vejo muito sentido em correr esse risco.
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 12:12 am    Assunto: Responder com citação

Moreno, obrigado pelas dicas, e a sua opinião me é importante assim como a dos demais colegas.
MarcoBonsaiPoa, tenho certeza que você tem muita experiência com o buxu e por isto vou sim fazer o teste citado, pois nossas plantas são nosso laboratório e esta técnica que você indica me parece não oferecer risco a vida da planta, no máximo ao galho em questão.
Elio Luis Secchi, tem razão ao colocar que são duas situações bem diferentes, pois o colega MarcoBonsaiPoa, tem uma planta com a qual ele já tem mais proximidade e experiência, o que não é o meu caso, e realmente tenho ainda que baixar muito a altura da planta em questão.
hraphi, acho que você tocou no "X" da questão, a certeza da plana saúde da planta, acho que ainda não tenho a devida experiência para este julgamento e não quero de modo algum coloca-la em risco, então vou indo com calma e aprendendo com esta que para mim já é uma bela planta.
Gostaria também de deixar aqui o agradecimento aos colegas que proporcionaram-me este belo embate, se assim pode ser chamado, pois trouxeram-me muito conhecimento e crescimento junto a arte.
Atenciosamente.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Djalmo! Estava olhando seu buxus novamente e vejo pequenos brotos, poucos, é claro, mas existem, na parte inferior dele.Você pode pegar acima destes primeiro brotos e com o torniquete limitar o vigor do ápice, que é onde se faz presente na maioria das plantas. É como se fosse uma barreira, vai limitar a seiva de fluir livremente pro alto, concentrando a energia a todos os brotos que estão antes e com expectativa de surgir outros, devido a concentração de energia que ali acumulará. Como se o torniquete fosse o ápice, não se preocupe, pois a planta continuará a ser nutrida na parte de cima, só perderá vigor.Pode-se trocar de lugar o arame, para não calejar.Boa sorte! E espero que consiga chegar no seu objetivo com sucesso...abç
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando!!!!!

Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

só me incomoda o segundo galho da esquerda que cruza com outro da direita....

no demais ela está lindona!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Òtimo trabalho! tbm acompanhando
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 26, 2011 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Sucesso! Parabéns, conseguiste as tais brotações mais baixas, agora já pode começar a condução para chegar a um belo bonsai...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: