|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 9:46 am Assunto: |
|
|
Ótima recuperação, parabéns pela dedicação com a planta, achei que fosse perder mais galhos como mencionei lá atrás, mas me enganei, pelo visto perdeu poucos.O pior já passou, agora é ir condicionado as raízes como falou o Nicky, e ir estruturando uma copa.Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 5:59 pm Assunto: |
|
|
Se me permite o amigo , quero mostrar a evolução de um buxus meu , de uma planta com metro e meio para uma outra de 25 cm, onde foi aproveitado apenas um unico broto na base do tronco.
Foi no que pensei se a resposta a poda não fosse tão boa como foi .
Agora as possibilidades são muitas . Parabens. |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 4:40 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Rafael, sua planta teve uma ótima recuperação, apesar do pessimismo generalizado, expresso na opinião dos amigos e colegas foristas. rss
Entrentanto, mas que estilizar, minha sugestão é no sentido de preservar a planta exatamente como está, para que ela se nutra adequadamente e crie mais resistencia saudável, permitindo no futuro que realize intervenções maiores sem se preocupar com nada. Nesse sentido, o melhor a fazer agora é aproveitar que estamos na primavera e promover o reenvase, cortando fora as raízes grossas (pivotantes) se porventura houver alguma, bem como reduzindo a massa radicular excessiva (raízes capilares, mais finas), adequando sua quantidade de maneira a poder acomodar a planta num recipiente menor e mais raso que o atual.
Use um substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinheiro e um pouco de carvão. Esse material é bem estéril, isto é, não apresenta nenhum tipo de composto tipo esterco curtido (como humus de minhoca, terra preta e outros), possibilitando a sua planta que se recupere bem e emita novas e vigorosas raízes capilares, que irão refletir no desenvolvimento/crescimento da parte aerea, incluso com novas e vigorosas brotações mais bem posicionadas.
Mais importante que estilizar é promover o acondicionamento da planta a um recipiente menor de cultivo. Afinal, mais cedo ou mais tarde voce terá que fazer isso, buscando condicionar o crescimento a um recipiente menor, como é o caso dos vasos para bonsai em material ceramico. Aliás, voce pode até mesmo fazer uso de um, desde que seja apenas para "treinamento" e não o vaso definitivo. O vaso de treinamento deve ser maior e mais alto que o vaso final, garantindo espaço de desenvolvimento para as novas raízes, com reflexo no desenvolvimento da parte aerea.
Após o replantio, sol pleno com rega diaria, de preferencia ao final da tarde. Adubação apenas depois de 60 dias do reenvase. Antes de plantar, deixe as raizes imersas em solução contendo hormonio enraizante por vinte minutos. Plantada, mergulhe todo o recipiente contendo a planta dentro da bacia com agua, para irrigar intensamente. Só retire após observar que não saem mais borbolhas. Escorra bem e sol para ela.
Fazendo o replante agora, na próxima primavera (ano que vem), poderá então começar a pensar na formação da estrutura aerea, com o uso de podas de redução e aramação. |
Bom seguindo as instruções do grande Nick, resolvi colocá-lo em um recipiente bem menor e mais raso para treinamento, eliminando raízes mais grossas e o excesso de capilares.
Troquei o substrato e eliminei um galhinho que cruzava o tronco. Além disso, reposicionei a planta diminuindo um pouco sua inclinação.
Seus galhos estão meio "varridos" devido ao esforço para cortar as raízes excedentes, colocando a planta de lado para dar o apoio necessário.
Abraços a Todos... _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 10:43 pm Assunto: |
|
|
ganhou na loteria meu amigo!!! que bela planta. |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qua Abr 25, 2012 7:01 pm Assunto: |
|
|
Atualizando:
Acho que está chegando a hora dos arames!!! _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|