|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marsurf

Registrado: 25/04/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 2:41 pm Assunto: O que fazer ?! |
|
|
Eu fiz o teste para ver se tinha ácaros...Botei uma folha de oficio e bati na copa...E vi uns 2 pontinhos pretos se mexendo e agora ?! O que eu uso ?!
abraços!
E aguardo respostas sobre a bacia  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 3:18 pm Assunto: |
|
|
É o "mardito" aranhiço vermelho. Reproduz-se violentamente.
3 aplicações de calda sulfocálcia, 15 ml por litro de água, 01 aplicação por semana, deve resolver.
01 ovinho que fique é o suficiente para reiniciar a infestação.
Veirificar periodicamente.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marsurf

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 5:18 pm Assunto: Serve? |
|
|
Comprei dymy...Diz pra dissolver meia tampa em 1L de agua se não me engano...
Pode ser também ?! Quantas vezes ?! Ouvi falar que de 15 em 15dias tava bom...
No caso do Dymy como devo usar?!
Obrigado a todos pela atenção!!
Abraços! |
|
|
 |
marsurf

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 1:55 am Assunto: Olha eu de novo!! |
|
|
Lembram de mim ?!
Bom esperei esse tempo todo para poder fazer o transplante da minha Shimpaku. Segui o que Nickyfury e o bonsergio falaram no tópico.
Bem fiz o transplante mais ou menos como os dois falaram; apenas acredito que mudei porque fiz algumas camadas ( igual ao do fundo só que com mais terra), mas em baixo de tudo está um substrato poderia dizer, que mais grosso : pedrinhas brancas, cacos de telha e pedaços de tijolo do tamanho de 1 grão de feijão. Botei ela na bacia cheia de furos (acho que até exagerei na quantidade de furos), molhei ela e vou deixa-la no mesmo processo que antes ( sol o dia todo e rega apenas quando estiver seca a terra).
É isso mesmo ?! Postarei fotos logo que puder!!
Abraços!
E mais uma vez obrigado pela atenção!
Aguardo respostas!!  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 7:57 am Assunto: bonsai |
|
|
Marsurf, um pequeno esclarecimento: bonsai é uma palavra de origem japonesa, masculina. Não se deve referir ao bonsai como se fosse uma palavra portuguesa, no feminino. É sempre no masculino. Junipero Shimpaku é uma variedade de um zimbro, logo devemos dizer sempre "o junipero" "o shimpaku" e não usar o artigo definido feminino singular "a" para nos referirmos ao shimpaku, ok? Tirante isso, voltemos a atenção para "seu shimpaku":
Em relação ao seu shimpaku, ele ainda não é um bonsai, e creio que o nobre colega se precipitou um pouco. A época correta para proceder a intervenções, inclusive transplante e reenvase, é no inverno, não agora no outono. Creio que deixei isso bem claro nas minhas colocações para vc, dentro do post.
Torça para que a planta não se ressinta, cuidando de manter uma rega diária (sempre ao final da tarde) evitando encharcar demais o solo. Voce podou as raízes? Espero que não. O ideal, agora, é aguardar pelos próximos 6 a 8 meses, antes de adubar ou voltar a mexer com seu shimpaku. Nesse tempo, observe se as acículas não secam ou amarelam, sinal de que a planta sofreu algum estresse com a mudança de recipiente e solo. Com as coníferas sempre devemos tomar certos cuidados, pois são plantas muito sensiveis a determinado tipo de trabalho antes da época adequada.
A melhor época para lidar com essa planta, podando, aramando ou transplantando é no inverno. Fora disso, só se o cultivador tiver muita, mas muita experiencia mesmo, para lidar com a espéice, é que se deve arriscar, ok? Creio que não é o seu caso. Sugiro que, logo que seja possível, faça um curso de bonsai presencial, onde vc possa analisar o trrabalho ao vivo e a cores, ministrado por um profissional, que irá orientar adequadamente, explicando tudo o que precisa saber sobre essa conifera, e ensine vce, ao vivo e a cores, a lidar adequadamente com ela. Até lá, evite pressa, vá sempre pela paciência, que é a melhor forma de lidar com o shimpaku.
Não entendi bem o que vc escreveu sobre o substrato. Fazer "camadas" não é a melhor forma de prover o vaso/recipiente de cultivo de maneira correta e adequada para o desenvolvimento das raízes, por mais que a literatura diga que funciona. O correto é misturar os ingredientes de um substrato, com componentes que possibilitem uma drenagem otimizada: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro. Esse material deve ser primeiro fragmentado em granulos pequenos. Para o tamanho de sua planta, os granulos devem ter mais ou menos o tamanho da metade de uma semente de laranja. por exemplo.
Após misturar bem os ingredientes/componentes do substrato, sendo que as proporções devem ser mais ou menos o seguinte: 50% terra granulada, 30% caco ceramico, 10% pedrisco, 5% carvão e 5% casca de pinheiro, tudo bem misturado até ficar homogeneo. Deposite no fundo do recipiente uma camada dessa mistura com uns dois ou tres dedos (dedo na horizontal), em seguida disponha as raizes da planta, distribuindo-as o mais radialmente possivel, isto é, espalhadas em toda a volta do tronco. Depois, cubra totalmente as raizes, até um dedo acima na base do tronco, com o restante do substrato.
Aconselha-se irrigar o novo substrato, com a planta, até a agua sair limpa pelos orificios de drenagem. Por outro lado, vc tambem pode depositar o recipiente dentro de uma bacia plastica maior, contendo agua com solução enraizante diluida, deixando de molho por uns vinte minutos, escorrendo bem em seguida, e colocando ao sol imediatamente, para recuperar.
Colocar pedrisco no fundo do recipiente, não é aconselhavel, melhor seria caco ceramico de tamanho maior que o restante do substrato. O caco ceramico retem umidade proporcionando uma oxigenação hidrica para as raizes finas, no fundo, que buscam os orificios de drenagem para sairem e que encontram na umidade do caco ceramico um espaço melhor para se desenvolverem. O mesmo não ocorre com o pedrisco ou pedras no fundo. Mas o ideal mesmo, é fazer como esclareci: misturar tudo, nada de camadas diferenciadas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marsurf

|
Enviada: Qui Maio 26, 2011 9:30 am Assunto: Obrigado |
|
|
Obrigado Nickyfury pelo esclarecimento em relação a tudo ai!!
O que aconteceu foi que percebi algumas raízes aparecendo e a terra estava em uma quantidade menor ( devido a rega diária ela sai aos poucos pelo fundo ). Antes de fazer o que fiz li bastante em muitos lugares sobre transplante e ouvi até dizer que dessa forma que tentei fazer não é considerável nem um verdadeiro transplante. Não mexi em nada no torrão, apenas fiz um substrato para as raízes ficarem mais soltas com melhor ventilação( como foi dito aqui no post).O que quis dizer em relação a camadas é que achei a bacia um pouco grande então tentei fazer algo bem próximo em relação ao fundo nas laterais ( onde haviam raízes no torrão).
Fiquei preocupado e vou ter cuidado dobrado com ela nesses últimos 8 meses e vou observar se as acículas ficam bem.
Outra duvida é no caso da chuva ( moro em Salvador,BA),esses dias tem chovido muito,devo tira-lo para não pegar nem uma gota de chuva ?! Algumas vezes pegou chuva mas eu não fazia a rega ate que a terra tivesse totalmente seca. Aconteceu também do tempo tá mais frio e eu ficar quase dois dias sem regar, claro que sempre observando a terra.
Mais uma vez agradeço pelo espaço e a todos que me ensinam!
Com os erros também aprendemos!
nickyfury, mais uma vez obrigado!
Espero respostas e opiniões de todos!
Abraços!
Obs.: Postarei as fotos dele daqui a algumas semanas para observarem a saúde! Espero que ela continue firme e forte!
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|