Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 12:12 am Assunto: |
|
|
Acompanhando. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 7:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Lucas, a bacia sob o vaso não se destina a ser uma "mamadeira", mas apenas um local de repouso e recuperação, permitindo uma manutenção mais constante quanto à umidade necessária para manter uma planta pequena. A "mamadeira" tem outra finalidade: ela auxilia no engrossamento do tronco, bem como no desenvolvimento da planta, pois proporciona um meio adequado ao aumento do volume de raízes capilares.
No caso da sua planta, que será um mini bonsai, ou mame, isso não é necessário, então a bacia se destinará tão somente a uma leve manutenção. Em relação as folhas secas, descarte as de ficus. Melhor coletar outras, em parques e jardins ou mesmo em matas, vez que nesses lugares há uma quantidade maior de folhas. Busque as que estão por baixo, entrando em ligeira decomposição, por serem melhores.
A areia deve ser a mais grossa possivel, contendo bastante pedriscos. Com isso, fica mais leve e solta. Areia peneirada e fina compacta muito rápido, devendo ser evitado seu uso. A quantidade ideal de adubo é em torno de uma colherzinha de chá, espalhando o mais próximo da base ou mesmo misturando no substrato. Como é de liberação lenta, não há o que temer em relação às raízes. A compostagem das folhas obedece a um critério: devem ser trituradas ou fragmentadas em pedaços pequenos, podendo usar até 30% no substrato da bacia, sem nenhum problema. Acrescente carvão fragmentado e pedaços de madeira bem seca ou desidratada (madeira não processada, ao natural, obtida de galhos secos ou similares). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 7:34 pm Assunto: |
|
|
Tenho uma miudinha também que tem se desenvolvido muuuuuuuito devagar. Agora num escorredor e substrato drenante tem crecido um pouco mais.
Citação: | pequena observação, aki estou tendo problemas com pitanga, parecem ser chatas para manusear, aranquei 1 com raiz e tudo e plantei no vaso e ela parece estar definhando isso ja tem 2 meses, num muxa mais tb num nace nem 1 brotinho... receio q va morer por as folhas ja estão ficando velhas e parece q esta definhando mesmo. |
Também tive esse problema... não só com pitangueira, mas com outras tembém.
Mês passado retirei 2 jabus e 2 pitangas deum barranco, onde elas não se desenvolviam bem... comecei errado em fazer a coleta nessa época do ano.
As jabus estão com praticamente todas as folhas secas, uma das pitangas, a menor está aparentemente bem, não secou as folhas. A outra pitanga está com 80% das folhas secas, um ramo está bem e os outros com quase todas mal. Será que devo desfolha-las que nem falaram mais acima? já que (eu axo) que essas folhas não fazem fotossíntese mais, nõ estão ajudando em nada neh.
Vou acompanhando o tópico, talvez a minha pitanguinha anã tenha o mesmo destino hehehehe
abraço _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 7:46 pm Assunto: |
|
|
Bem pessoal nossa pitangeira ja estava envasada no copinho de café. hoje eu adicionei um pouco de musgo para reter a humidade.
Rafael, to começando a achar que a pitangueira e jabu tem um desenvolvimento quase zero nessa época do ano. Insista e nunca desista de suas palantas. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 8:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rafael, a época em que as plantas, como jabu e pitangueira ficam no que se denomina "dormência" é no inverno, não agora. Agora, no Outono, elas desenvolvem bem, algongando seus galhos, renovando suas folhas, emitindo flores e frutos, inclusive, se tiverem sido bem adubadas no Verão.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 8:25 pm Assunto: |
|
|
Entao eu tenho que me preocupar com minha jabuticaba _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 9:00 pm Assunto: |
|
|
Ehhh eu também hehehehe
porque elas estão bem secas... apesar de algumas folhas ainda estarem um pouco verdinhas.
O problema é que não foi possível preservar o torrão qando eu retirei, porque elas estavam em um barranco de difiícil acesso e com muita "hera" disputando o solo mais superficial...=(
nesse tópico abaixo tem umas fotos: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17996
tava lá pedindo uma ajuda heheheh
enquanto isso continuo cuidando delas, se "vingar" fico feliz hehehe _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 1:48 pm Assunto: |
|
|
Fotos atualizadas
Pitangueira 2
Pitangueira 1
 _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 7:19 pm Assunto: |
|
|
E substrato drenante também, certo? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
Sim sim, bem drenante!
Não sei ao certo a composição que ela gosta, mas pelo tamanho das folhas, axo que pode ser 60% pedriscos e 40% terra+materia organica, estou certo? _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Ter Jun 07, 2011 9:29 pm Assunto: |
|
|
O substrato está composto por 50% pedrisco de areia lavada + 20%tijolo moido na mesma granulometria do pedrisco+ 20% terra vegetal+ 10% carvao vegetal.
Vamos aguardar pra ver. Acho que vou deixar assim mesmo, nada como um bom teste né? estou anotando tudo. Estou me sentindo no laboratório. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Seg Jun 13, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
Amigos, as duas estão brotando vagarosamente. Ja tem mais de 15 dias que foram transplantadas. Será que já posso fazer adubações leves com adubro granulado (npk 10 10 10) ? _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
|
|
 |
Lucas da Silva e Silva
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
A pitangueira 01 eu adubei com granulado e nao tenho problemas até agroa está brotanmdo legal.
Seguindo a orientaçao do amigo
Rafael eu adubei com torta de mamona e farinha de osso a pitangueira 02 , que tambem nao demonstrou nenhum problema de saúde, mas ainda nao brotou.
Logo posto mais fotos. _________________ "Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin) |
|
|
 |
|