|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 12:38 am Assunto: |
|
|
OLA FILIPE...
ME REFERI A PLANTA DE PITANGA, PQ NESTE TOPICO FALAM DE UTILIZA PLANTAS RETAS SEM MUITOS GALHOS E ALONGADOS E OBTIDAS POR SEMENTES OU ATE MSM ESTACAS, PENSEI NA HORA EM PITANGA POIS A MSM POR SEMENTE CRESCE RETA SEM MUITOS GALHOS LATERAIS, FINOS E COM O TEMPO FICAM BEM ALONGADOS, SERIA UMA OPINIÃO...
E NO MEU PLANEJAMENTO NAO SERIA FAZER UMA UNICA PLANTA GRANDE, EU ESTAVA PENSANDO EM UMA PLANTA BAIXA, NO MAXIMO UNS 15 A 20 CM NAO MAIS Q ISSO E NEM COM UMA BASE MUITO LARGA...
AI NESSE PROJETO IRIA UTILIZAR NAO MUITAS MUDAS NAUM SEI UMA QUANTIA EXATA A SER UTILIZADA...
ESSA É A ORIGEM DA MINHA PRIMEIRA PERGUNTA, E ELA FIKA AI NO AR, SERA POSSIVEL
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 10:11 am Assunto: |
|
|
sim, entendi...
como disse, não é impossivel. mas eu não tentaria pelo conhecimento que tenho das caracteristicas da especie.
pq se usa acer e ficus nas tentativas achadas até agora?
pq elas se fundem facilmente.
Chaddad, conseguiu bons resultados tb com pitecos e araças.. eu acredito que as leocenas devem dar resultados bons tb, mas não apostaria minhas fichas na pitanga, entende?
de qq forma, não custa tentar, sendo mudas novas e prendendo bem, quem sabe?
vlw abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 9:00 pm Assunto: |
|
|
Amigos estou pensando em fazer um parecido a esse mas utilizarei leucenas e esculpi um tronco falço de madeira. acho que vai ficar legal.
Em breve postarei aqui.
Um abraço a todos! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 9:43 pm Assunto: |
|
|
Tava pensano em tentar esta técni com ligustro. Se não der certo, pelo menos vale a experiência _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 10:30 pm Assunto: |
|
|
Bom amigos , tenho feito umas experiencias com Benjamina e Hibisco.
No Bensjamina os resultado foram satisfatórios, como já é conhecido e esperado por todos. ( vou postar fotos).
O Hibisco está em andamento, e a obervação do Nick, quanto a fusão de várias mudas, o processo poderia ou é até mais demorado (vou postar fotos do meu experimeto ) é válido.
Agora, o Chaddad, mais nos apresentou uma viés a ser seguida, tentar a técnica com poucas mudas, e estas sendo de espécies de rápido desenvolvimento, piteco e araçá (ainda não trabalhei) é bem legal.
Acho que o procedimento é valido, ate para podermos começar a ter opiniões sobre as nossas nativas ... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 2:38 am Assunto: |
|
|
Pessoal, apliquei a técnica de fusão com em um acer palmatum. Não obtive sucesso pois as mudas que foram "encostadas" na base do tronco para corrigir o nebari morreram. Acredito eu por excesso de calor. Mas vou repetir o procedimento pois esta técnica, nos aceres, é comprovadamente eficaz.
Tenho conhecimento de que não funcionam com qualquer espécie. Caliandras por exemplo, não rola.
A sugestão de utilizar poucas plantas é muito boa pois podemos utilizar plantas de maior calibre e ter um resultado mais rápido.
Vi um trabalho feito com ficus microcarpa pelo bonsaísta Abílio Ramos, de novo Hamburgo. Ele pegou uma planta já desenvolvida e acoplou mais 4 plantas de menor calibre. Ele retirou a casca, tipo uma lasca, da planta a acoplar e da mesma maneira da planta que receberia a outra. Isto para cada uma das plantas acopladas. Feito isto, amarrou todas com tiras de borracha. Se não me engano, ao final de 4 anos ele obteve um resultado excelente, onde praticamente não se nota a fusão das plantas. Segue foto da planta final:
Quanto a técnica da fusa de raízes apresentada pelo Chaddad, acho muito viável. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
Brother Felipe, se eu fosse vc faria sim, pegue 5 plantas bem jovens e flexíveis, enrole literalmente uma na outra, e as mais curtas vá curvando para o lado dando entre elas distâncias gradativamente reduzidas, e um ângulo de 120º entre cada. Em no máximo 6 meses terão colado, mas nesse prazo o arame começará a marcar, coloque outro entre esse e depois retire o primeiro, para não soltar e descolar uma da outra.
Dessa forma
Mas dê uma olhada nessa seguência:
http://bonsaiesalq.wordpress.com/enrolamento-de-jurema/ |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 12:19 am Assunto: |
|
|
Fantastico Chaddad!
apesar de muito bem ilustrado o experimento, só pelas imagens pode ser que eu não veja qual dos experimentos deu resultado mais satisfatorio no que diz respeito ao ganho no diametro do tronco e aparencia. Qual é a quantidade de plantas que deu melhor resultado pra vc?
vc acha mesmo que daria certo fazer com as pitangas tambem!?
blz, já gosto da especie mesmo, vou aproveitar o espaço a mais que consegui e farei a experiencia tb com elas.
mudando de assunto, estive em aracruz e visitei um viveiro que vc esteve para dar um curso ha alguns anos, floricultura Oriundi. O Sr Roney dono do viveiro é muito simpatico e tirei algumas fotos do lugar.
alem do que já pude ver aqui no forum, o Sr Roney falou muito bem de vc e gostaria de colacor essa planta da foto e outras com excelente potencial nas mão de um bonsaista experiente e que saiba oq esta fazendo para dar um trato fino nela. Enquanto conversava com o Sr Roney ele disser ter interesse em promover outro curso ministrado por vc.
então a pergunta é Chaddad, vc ainda da cursos fora?
se sim, poderiamos trocar ideias por MP.
NOVAMENTE, como em outros topicos, agradeço a aula e boa vontade em dividir suas experiencias conosco!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 7:21 pm Assunto: |
|
|
Caro Felipe,
Eu gostei muito de Aracruz, queria andar mais por lá e coletar plantas diferentes, acho que deve haver até pitecos naquele litoral. Adorei a coleção de eucaliptos em vasos da Aracruz celulose.
E, em especial, quero coletar algumas das pedras mais lindas que já vi.
Tenhos alguns Ficus fenomenais sobre rochas da praia de Aracruz, são pedras mais lindas que as japonesas, pois não são tão escuras. Pra te dar uma idéia quero depois tirar umas fotos das pedras com e sem bonsai pra vc e o pessoal ver.
Quero muito voltar, por mim fariamos o evento de graça, mas precisamos cobrar para custear a viagem, pergunte a ele uma data e já vamos programar. E lembre ele pra juntar plantas e pedras pra gente mexer. Ele tem meu e-mail.
Também vou organizar um evento aqui, só sobre pitecos, para mostrarmos os resultados dos 4 experimentos com essa planta. Bem como uma aula de yamadori com as 50 que estão no campo a ser ministrado com o Marcelo Martins. Pretendo fazer preços camaradas a nível de estudantes, porque não queremos lucros pessoais, o arrecadado é somente para pagar os custos dos apresentadores. Depois quero convida-los vc e o Rolney, e claro os aficcionados em piteco deste ilustre forum.
Abraços a todos. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 6:50 am Assunto: |
|
|
Chaddad,
Fico feliz que tenha gostado de vir para essas bandas
Vamos agendar sua volta pra cá o mais breve possivel intaum!
esse fim de semana estou organisando um encontro de bonsaistas e admiradores e lá pegarei o email de todos para ver em qual data faremos, de modo a possibilitar a presença da maioria. PLantas, no viveiro da Oriundi tem muitas, excelentes materiais para trabalhar, eu tenho outras tantas e o Andre disse que tem uma infinidade de plantas pedindo um yamadori ali nas rendodezas.
Pode deixar que vou coletar bastante dakelas pedras "couraças lateriticas" (hehhehe agora eu sei o nome ) aproveitando que tem uma praia que vai virar um estaleiro... assim podemos pegar uma infinidade delas sem q pese a consciencia de prejudicar a naturesa, se quiser pode trazer um caminhão que ele volta lotado. Quanto ao preço para vir, ninguem trabalha de graça né... é mais que justo, por mais que o trabalho sejá diversão.
Vou ficar no aguardo tb do seu evento ai, sobre pitecos. Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Marcelo, me recebeu domingo no começo da noite e ainda assim, foi simpatississimo! Me mostrou todo o viveiro e as plantas fenomenais que ele possui... e ainda me deu umas dicas e explicações.
semana que vem entro em contato com vc por email para afinarmos isso ai.
grande abraço _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 11:56 am Assunto: |
|
|
Caro Felipe, temos aqui um grupo semelhante ao seu aqui, e nesse último ano com reuniôes mensais. Talvez alguns alguns dos membros queiram ir também, um que tem boa chance é o Ricardo Loriggio, e ele pode levar varios insumos pra vcs, vasos farramentes, mudas, etc.
Podiamos fazer um curso duplo, embora a gente discuta muito as opiniões e conclusões que surgem acabam sendo mais construtivo para o pessoal. Quando eu e ele fomos no Evento do Mario ficavamos trabalando a noite na pousada junto com os outros membros, bonsai manhã, tarde e noite, no próximo (2012) lá vamos mexer com mais plantas, pena que esse último não pudemos ir.
Acredito que não fique caro, e o Rouney sabe que nós nem precisamos de hotel e restaurante, vamos na casa de um dos capixabas e dormimos no sofá. Depois de muito bonsai e cerveja a gente a gente não tá nem vendo, dorme até com o cachorro. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 1:48 pm Assunto: |
|
|
rsrs
blz brother, o Rouney já havia me dito que vc é muito tranquilo pra essas coisas.
depois de conversar com o pessoal no domingo vai da pra dar um resposta melhor. Mas considere acertado o curso, faltando apenas marcar a data.
Hospedagem e cervaja aqui acho que não vai ser problema pra ninguem dai!
rs
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sex Fev 10, 2012 7:14 pm Assunto: |
|
|
Amigos, estou com trinta leucenas plantadas, já com um tamanho de um palmo mais ou menos, mas ainda falta muito, elas tem que crescer pelo menos o dobro disso...
Mas minha duvida é se uso o tronco que eu esculpi em madeira ou se faço um tronco de tela metálica,
Ambos tem vantagens e desvantagens
O de madeira eu posso comprimir as mudas nele com uma borracha de câmara de ar, assim acho que aceleraria o processo de fusão.
O de tela metálica eu tenho a vantagem de poder amarrar muda por muda na tela, de forma a mantê-las juntas, e esse tronco seria mais leve também.
Oque os amigos acham??
Até mais, vou postar fotos do processo... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|