Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 8:27 am Assunto: |
|
|
Parece que o espaço vazio que o Nicky menciona pode ser ocupado por um pequeno ramo acima, a direita mesmo, é só desce-lo e esperar que encorpe.
Quanto aos 2 primeiros ramos seria melhor tira-los mesmo porque eles não têm a angulação perfeita. O primeiro ramo normalmente é o que mais desce, sendo melhor até abaixo da horizontal. O terceiro ramo é melhor para ocupar a primeira posição, pois é o mais inclinado. Mas não o tire os dois ramos agora, eles deixaram a base bem larga e aumentaram muito a sensação de idade.
Sua planra já está linda e ficará muito mais. |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 11:06 am Assunto: |
|
|
Obrigado, novamente , Nick, Elio, Elio Luis, Chaddad, Matheus
Nick concordo com vc , quanto ao jin e shari em kuromatsu, tantoé que vou postar um kuromatsu meu que estou fazendo um jin e shari, mas não está finalizado e também um do grande mestre Kunio Kobayashi que fotografei quando fui em 2009.
Quanto as opiniões, analizarei muito, mas tenho muito que trabalhar nesta planta ainda, apesar de estar trabalhando com a ela a uns 10 anos.
Um abraço |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 1:52 pm Assunto: |
|
|
o Kuromatsu do Kunio Kobayashi (Japão) com shari
 |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 7:40 pm Assunto: |
|
|
O kuromatsu anterior tinha sido trabalhado com pinçagem de manutenção e este outro goyomatsu que está na caixa de madeira estava em tratamento, devido a alguns problemas segundo o mestre Kobayashi e também é o mais caro do acervo dele, valendo milhões e que apresenta o shari e que está na capa de livro dele quando estava saudável e no vaso adequado.
abraços Edson
 |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 12:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson;
Vejo que vc é de Campo Grande - MT.
Como é a adaptação dos pinheiros ao clima da sua cidade?
Pergunto isso porque tenho alguns kuromatsu e pretendo me mudar para uma cidade mais quente aqui de minas, e tenho medo de ter que me desfazer de meus pinheiros...
Agradeço pela resposta!!!  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 12:25 pm Assunto: |
|
|
Bom dia, Rodrigo
Sou de Campo Grande-Mato Grosso do Sul
Tenho vários kuromatsu e alguns akamatsu e não tenho problema nenhum, mesmo aui sendo muito quente e seco, semana passada a cidade com a menor umidade relativo do ar segundo o jornal foi em Campo GRande, portanto, muita água, mesmo no inverno quente daqui. E principalmente deixar no SOLLLLLLLL, os meus pré-bonsai ficam em uma laje em cima da minha clínica sem cobertura, a pleno sol e segundo o sensei Hidaka é um otimo lugar pois também tem muita ventilação. Na minha casa os bonsai ficam no jardim em pedestais.
Abraços
Edson Mori |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 3:04 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Edson!!!
Vc tirou um peso das minhas costas!!!!
Meus pinheiros vão comigo hehehe...
Então: muito sol e água, tanto para os PNs quanto os Vermelhos?
Sei que vou ter q me desfazer de um acer e três umês...
Será que shimpaku aguenta o calor?  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 4:45 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, se vc tiver muito trabalho para levar seu kuro, pode deixar que eu cuidarei muito bem deles
Com relação aos akamatsu, os procedimentos são semelhantes, as agulhas que são mais moles.
Aqui em Campo GRande tenho tambem acer , shimpaku e até ume e tenho trabalhado com eles normalmente.
Edson M. Mori |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 03, 2013 2:51 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde, pessoal
Atualizando o kuromatsu que já trabalhos desde 2001, neste final de semana fiz a pinçagem das agulhas e será que já merece ser colocado em um vaso de bonsai?
Comprei uns vasos do Ricardo em Ribeirão e quando chegar vou avaliar se vai estar adequado para essa planta
Aceito opiniões e tbem quanto ao modelo de vasos.
Quando postei a primeira vez, recebi algumas sugetões, mas optei por manter a estrutura e não fazer as podas de alguns galhos mais baixos,pois tenho outros kuromatsu que trabalhei com os galhos mais altos e tracionando para baixo e que posteriormente postarei eles.
Abraço
FRENTE
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jun 03, 2013 6:44 pm Assunto: |
|
|
Edson, beleza de Kuromatsu! Um vaso retangular cairia bem!
Um pequeno pitaco: Puxar alguns galhos da copa, para frente de tal maneira que o tronco não apareça, na copa, ou seja, fechar a copa em 360 graus.
De resto, 10!!!!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 04, 2013 12:21 pm Assunto: |
|
|
Elio, obrigado pela critica construtiva e por tudo que vc faz pelo bonsai. Tentarei melhor a copa, mas tenho que fazer as aramações e tbem melhor as brotaçoes, pois ainda está um pouco ralo. Neste final de semana passada estive fazendo somente as pinçagens e algumas traçoes
Grande abraço |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 3:34 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde pessoal
Não aguentei e fiz o transplante para o vaso que comprei do Ricardo Mendes (Ribeirão), apesar que acho que esse não é o formato e tamanho ideal para essa planta. Creio que seria melhor um vaso menor e no formato retangular.
Abraço
Bonsai pot: Ricardo Mendes (Ribeirão Preto - Brasil)
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 3:54 pm Assunto: |
|
|
Sim de fato Edson o vaso ainda um pouco grande. Mas já dá para ver a beleza da planta envasada, isso é o que importa. E além do mais como o amigo ainda está fazendo algumas intervenções nas quais a planta precisa responder com brotação, o vaso maior até que vai ajudar...
Parabéms, belo trabalho!!!
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 8:27 pm Assunto: |
|
|
muito bonita sua planta!
por gentileza, quanto mede a planta desde a base do baso até o apice?e qual o comprimento médio das agulhas? |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 22, 2013 8:03 pm Assunto: |
|
|
Elio e Edicarlos, obrigado
A altura da planta é de 34cm e o tamanho das agulhas 4 a e 5 cm, mas conforme o tamanho da planta, faço o pinçamento durante quase todo o ano para manter as agulhas menores nos caos dos mame bonsai. |
|
|
 |
|