|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 12:37 pm Assunto: |
|
|
Edson M. Mori escreveu: | Bom dia, Gustavo
Bom, eu sinceramente não gosto de dar opiniões sobre as plantas dos outros, pois accho que cada um tem sua visão estética, mas é lógico que cientificamente em tudo na vida tem sua proporção estética (proporção aurea), só que para aplica-la mudas que estamos trabalhando, muitas vezes tem que começar do zero, ou fazer enxerto de raízes ou galhos, etc...
Então sobre sua planta me abstenho de opinar.
Como vc está me perguntando sobre a poda com tesoura das agulhas, vou tentar explicar os motivos do por que faço.
Como já havia explicado anteriormente, faço muitaaaaaa.... pinçagem manual com muito cuidado para não remover a gema latente que está entre as duas agulhas (kuromatsu e akamatsu) nas laterais do galho, mas na parte superior e inferior removo com tudo e quando já tenho uma boa ramificação com galhos 1ª,2ª,3ª,4ª....,aí sim começo a podar essas agulhas das laterais, aramar e poder visualizar a estrutura da arvore
Quando considero uma planta pronta, então não faço essas podas das com tesoura, pois as agulhas ficam queimadas e feias, portanto a pinçagem muito bem conduzida e nas épocas corretas deverá ser realizadas para Bonsai pequenos, médios ou grande e assim deixar as agulhas proporcional ao tamanho da planta (é outro capítulo de pinçagem)
Espero poder ajudar
Abraços |
Amigo, boa tarde.
Peguei algumas mudinhas de PN no CEAGSP e estou fazendo alguns testes, para aprender a lidar com a planta mesmo.
Percebi que os dois que fiz pinçagens não brotaram tanto como os que fiz o corte das agulhas. A diferença é que deixei as agulhas com apenas dois ou três milímetros.
Não consigo o mesmo resultado com as que pincei, será que pincei errado?
Obrigado. _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 4:30 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde, Rafael
Primeiro, paciencia
Segundo, vc provavelmente pinçou as agulhas com as gemas latentes que fica entre as agulhas, portanto nos galhos pinçar as agulhas da parte superior e inferior sem dó, mas nas laterais deverá ser feito com muito cuidado para não remover as gemas ou deixe essas agulhas laterais dos galhos para posteriormente conseguir visualizar o desenvolvimento dessas gemas.
Abraços |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 8:14 pm Assunto: |
|
|
Bem ...
Voltando ao assunto !!!
A minha duvida seria a seguinte .. vou explicar melhor ..
Quanto se corta a ponta das agulhas , como dito.. ela pode demorar ate 2 anos pra cair ,e so depois a agulha nova vai brotar.. certo???
esta brotação nao corre o risco de vir em uma epoca de inverno ??
no caso do sul do brasil que e mais rigoroso nao pode prejudicar!!?ou nao se ter o objetivo em tempo pretendido !!??
outra questão se cortar as agulhas bem perto da bainha .. ela vai secar mais rapido e a brotação , vira mais rapido podendo controlar melhor esta brotação !! certo?? ou nao??
Pois pinçar realmente e um pouco complicado mesmo ..e uma por uma se nao tchau agulhas ... cortando elas bem perto nao se tem quase o mesmo resultado ????
Abraço... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 03, 2011 11:11 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, as agulhas velhas que vc cortar podem levar de 1 a 2 anos para caírem. Não influenciarão nas novas brotações (que ocorrem uma vez ao ano)
A brotação só ocorre uma vez ao ano e na época certa (no sul=primavera/verão)
A agulha cortada não secará e não prejudicará a baínha. Qualquer folha que vc corte ela continua viva.
Pinçagem mal feita = risco de matar a gema latente
Agulha cortada= não há risco.
Isso se faz com Pinheiro em treinamento.
Em pinheiro com a formação final é outra coisa. Tem que preservar a integridade das agulhas sob pena de, esteticamente, ficar muito feio.
abraço, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 3:24 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Duvida esclarecida !!!!! então nao importa se cortar as agulhas curtas ou so as pontas, que elas secaram so entre 1 a 2 anos e so brotaram na epoca certa.
então se eu fizer uma piçagem em outra estação que seja , ele so brotara na primavera/verão .. ?? e corte de velas , outros processos sao todos assim .. so a epoca certa que desenvolve? pergunto iso pois outras especies pode ser fazer podas e desfolhas em outras epocas com boms resultados satisfatorios!!
Agora entendi porque sempre diz que Pinheiro e sempre Pinheiro.
Otimo mesmo Elio!!!
abraço... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|