|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Walter Pacheco Júnior
Registrado: 21/11/05 Mensagens: 54 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Dez 27, 2005 4:59 pm Assunto: Solução hidropônica/Cloro/Água da torneira x água descansada |
|
|
Caros amigos,
Agradeço a orientação de todos!
Até fiquei um pouco contente pois a minha pergunta acabou desdobrando-se em outros assuntos interessantes.
Relativamente a presença de Cloro geralmente nos sistemas de tratamento de água urbanos a substância é bastante utilizada e vem em grande quantidade dissolvida na água. O "descanso" em recipiente, tipo balde com boa condição de superfície de contato com o ar atmosférico é importante, pois em 24 horas, na forma de gas o cloro evapora.
O cloro é um dos desinfetantes mais fortes existentes, sendo ao mesmo tempo um anti-microbiano muito eficaz na limpeza em geral é também um grande poluidor, pois na natureza não distingue o que é e o que não é um organismo patogênico, aliás, na natureza, nenhum organismo é patogênico fazem todos partes de um mesmo ecossistema. Acredito que o uso da água carregada de cloro em bonsai, acaba, com o tempo a prejudicar microambiente ecológico da planta que está em equilíbrio.
É tão poderoso mesmo em pequenas quantidades (variaveis de acordo com a distância entre a torneira do usuário e a estação de tratamento) que chega a provocar corrosão de registros, hydras, válvulas, etc. do sistema hidráulico metálico das construções civís.
Mas valeu a pena a conversa sobre o assunto, agradeço a todos, embora não tenhamos chegados à conclusão sobre a solução hidropônica.
Grato
Walter Pacheco Júnior
wpacheco@matrix.com.br _________________ Walter Pacheco Júnior |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Qua Dez 28, 2005 5:40 pm Assunto: |
|
|
Walter, como disse anteriormente se voce conseguir uma adubo hidroponico com a mesma concentração de NPK que os usados para bonsai (baixo teor de Nitrogenio e concentração semenlhante de Fosforo e Potacio) fará o mesmo efeito que os adubos para bonsai. Tem que ter atenção se esse adubo contem tambem oligoelementos porque são importantes tambem. Se não for muito caro para voce vá em frente.
Abraços _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
Walter Pacheco Júnior
|
Enviada: Qui Dez 29, 2005 8:44 am Assunto: |
|
|
Nuno escreveu: | Walter, como disse anteriormente se voce conseguir uma adubo hidroponico com a mesma concentração de NPK que os usados para bonsai (baixo teor de Nitrogenio e concentração semenlhante de Fosforo e Potacio) fará o mesmo efeito que os adubos para bonsai. Tem que ter atenção se esse adubo contem tambem oligoelementos porque são importantes tambem. Se não for muito caro para voce vá em frente.
Abraços |
Obrigado Nuno,
Tu és Português?
Muitos dos meus antepassados estão aí! Fpolis, antiga Nossa Senhora do Desterro foi colonizada por portugueses e açorianos. Estou fazendo planos de no ano que vem fazer uma viagem pela Terrinha. A solução hidropônica aqui é relativamente barata, e é vendida em tonéis de 50 litros. Alguns lugares também vendem em pó, isto é, a quantidade das substâncias criteriosamente colocadas na proporção ideal para ser dissolvida em casa na água. Existe aqui em bonsaísta que só rega as suas plantas com água da chuva. No aquários também muitos aquariófilos utilizam a água da chuva para completar ou até substituir parte da água nos seus aquários (ocorre que com o tempo, o nível de sais, especialmente uréia, tende a aumentar nos mesmos) a chuva artificial no aquário melhora o meio ambiente dos peixes caindo a concentração de catabólitos indesejáveis. Vejo muita semelhança entre a prática do Bonsaísmo (se me permite o neologismo) e a aquariofilia, tratam-se ambos na prática de meios ambientes, (fechados) com uma certa manutenção artificial.
Um forte abraço daqui de Florianópolis, antiga Desterro.
Walter
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Dez 29, 2005 9:08 pm Assunto: |
|
|
Meus amigos, somente para complementar o que já foi dito, posso informar que sempre usei a água de rua normalmente. Isto faz quase 16 anos. Bem, não notei nada que alterasse as condições de minhas plantas então acredito que não faça mal. Esperar a água esfriar, principalmente quando a mangueira que usamos está exposta ao sol, é fundamental.
Também posso afirmar que uma água isenta, como a água de chuva depois de esperarmos a primeira lavada do telhado, quando for o caso, é excelente. Pura e límpida. Para quem tem poucas plantas e pode resevar alguma água, ótimo!
Acho muito boa estas colocações que vão lapidando de forma correta os nossos conceitos e mais, ampliando nossos conhecimentos.
Walter, verifique qual a composição da solução hidropônica que você comenta, será interessante sabermos. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Walter Pacheco Júnior
|
Enviada: Qui Dez 29, 2005 10:54 pm Assunto: |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Meus amigos, somente para complementar o que já foi dito, posso informar que sempre usei a água de rua normalmente. Isto faz quase 16 anos. Bem, não notei nada que alterasse as condições de minhas plantas então acredito que não faça mal. Esperar a água esfriar, principalmente quando a mangueira que usamos está exposta ao sol, é fundamental.
Também posso afirmar que uma água isenta, como a água de chuva depois de esperarmos a primeira lavada do telhado, quando for o caso, é excelente. Pura e límpida. Para quem tem poucas plantas e pode resevar alguma água, ótimo!
Acho muito boa estas colocações que vão lapidando de forma correta os nossos conceitos e mais, ampliando nossos conhecimentos.
Walter, verifique qual a composição da solução hidropônica que você comenta, será interessante sabermos. |
Caro Companheiro Mário A G Leal.
Vou procurar saber, e assim que a tiver em mãos, passarei ao Forum.
Independente do assunto a discussão sobre o tema foi muito esclarecedora, bem como trouxe à luz diversos assuntos relativos ao tema REGA que são de interesse de todos.
Sempre fui muito "assombrado" pelo uso de água da torneira, mas agora sabendo que o amigo a usa há 16 anos sem notar problemas, passarei a fazer o mesmo, pois realmente dá muito trabalho, recolher a água, faze-la descansar, tapar com redinha para evitar mosquitos, etc.
Muito Obrigado.
Walter Pacheco Júnior
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Dom Jan 01, 2006 7:29 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Na verdade Pacheco é um nome portugues e muito comum por cá. Não admira assim que voce seja descendentes de portugueses .
Para o ano quando vier se precisar de alguma indicação é so dizer.
Tambem acho que não há problema de maior se regar directamente da torneira, a não ser se a agua estiver muito quente. Deixar a agua repousar é o ideal, mas não extritamente necessario.
Só uma recomendação. A concentração de cloro ou de lixivia na agua varia de região para região e mesmo na propria rede pode variar. Se a agua estiver branca (com muita concentração de desinfectante como cloro e lixivia) é melhor não regar. É preferivel regar noutra altura.
Abraços
Bom ano _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
Walter Pacheco Júnior
|
Enviada: Seg Jan 02, 2006 10:27 am Assunto: |
|
|
Nuno escreveu: | Olá!
Na verdade Pacheco é um nome portugues e muito comum por cá. Não admira assim que voce seja descendentes de portugueses .
Para o ano quando vier se precisar de alguma indicação é so dizer.
Tambem acho que não há problema de maior se regar directamente da torneira, a não ser se a agua estiver muito quente. Deixar a agua repousar é o ideal, mas não extritamente necessario.
Só uma recomendação. A concentração de cloro ou de lixivia na agua varia de região para região e mesmo na propria rede pode variar. Se a agua estiver branca (com muita concentração de desinfectante como cloro e lixivia) é melhor não regar. É preferivel regar noutra altura.
Abraços
Bom ano |
Bom Ano para ti também Nuno,
Obrigado pela oferta de instruções com relação à minha ida a Portugal.
Obrigado também pelas observações efetuadas quanto à rega.
Walter Pacheco Júnior
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Seg Jan 02, 2006 4:17 pm Assunto: |
|
|
Estou chegando um pouco atrasado no assunto.
Mas li em algum lugar, não lembro onde, que as redes de tratamento adicionam cal também na água além do cloro.
Não entendo bem desse processo deles, não sei se é verdade.
Mas acho que a quantidade de cloro que é ministrada pelas redes varia conforme o local e o grau de poluição do local onde é colhida a água.
Na minha região, onde o rio Paraíba do sul é mais considerado como lixeira do que como rio, acho que a concentração de cloro deve ser bem maior que em outros lugares do Brasil.
Não sei se estou certo. Por via das dúvidas deixo sempre água descansar para regar pelo menos minhas plantas preferidas e quando posso faço igual meus irmãos nordestinos: colho agua da chuva.Meu vizinho tá achando que tô ficando maluco.
abraços _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Walter Pacheco Júnior
|
Enviada: Seg Jan 02, 2006 10:53 pm Assunto: |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Meus amigos, somente para complementar o que já foi dito, posso informar que sempre usei a água de rua normalmente. Isto faz quase 16 anos. Bem, não notei nada que alterasse as condições de minhas plantas então acredito que não faça mal. Esperar a água esfriar, principalmente quando a mangueira que usamos está exposta ao sol, é fundamental.
Walter, verifique qual a composição da solução hidropônica que você comenta, será interessante sabermos. |
Caro Companheiro do Bonsai,
Gostei muito dessa troca de idéias a respeito do assunto "rega". Acho que esse é exatamente o espírito do Forum.
Espero que tenham tido uma Boa Entrada de Ano Novo.
Quanto à fórmula, considerada básica, é a seguinte:
Produto Gramas/ 1000L
Macronutrientes
Sulfato de Magnésio 467 g
Fosfato monobásico de potássio 72 g
Nitrato de Potássio 613 g
Nitrato de Cálcio Especial 947g
Micronutrientes
Ferrilene-pó ( fonte de ferro) * 50 g
Sulfato de Cobre 0,21
Sulfato de Manganês 1,5 g
Molibdato de Sódio 0,13 g
Ácido Bórico 1,8 g
Sulfato de Zinco 1,4
Como disse, esta fórmula é básica e genérico, para cultivos específicos ela sofre alterações de composição, mas é a que é usada pelo bonsaista que me trouxe o assunto.
Um Abraço,
Walter Pacheco Júnior
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Jan 02, 2006 11:40 pm Assunto: |
|
|
Caro Walter, obrigado pela sua atenção. Conhecer esta fórmula básica acredito, era do interesse e/ou curiosidade de muita gente. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 5:43 am Assunto: |
|
|
Gente, a qualidade da água pode não ser fator fundamental, mas com certeza é "elemento" de um conjunto de fatores que agregados tornam a planta mais resistente e com maior desenvoltura...
Uma maneira fácil de visualizar isso é a seguinte: Veja como os produtores tratam as plantas e depois faça a comparação entre elas.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|