|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nightblood
Registrado: 19/09/11 Idade: 35 Mensagens: 33 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 3:52 pm Assunto: |
|
|
Uhm...mesmo assim, obrigado Elio. Só uma coisa, quando você disse pode ser o 10-10-10 mesmo, deu a impressão de q teria outras opções melhores. E tem hehhe.
Outra coisa, mesmo dando uma olhadinha na net, nao consegui axar um estilo definido ou pré definido para esse Bonsai. Você ou alguém tem alguma sugestão sobre isso?
Att.
Felipe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 6:24 pm Assunto: |
|
|
Felipe, todo shimpaku nos dá várias possibilidades de estilo por ser uma espécie bastante flexível. Contudo, como estilo pré-definido como vc diz, vejo aí um Hokidachi.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 10:12 pm Assunto: |
|
|
É Elio...eu também tinha pensado em Hokidachi, porém eu axei q pra ser Hokidachi tinha q parecer mais uma vassoura mesmo...tipo, o caule central, e todos os ramos mais finos partindo do topo e abrindo a copa, sei la...nesse aki eh como se o tronco bifurcasse, e depois fosse ramificando, aí nao axei nada mt específico para esse estilo, porém, como você mesmo disse, ele aparenta ser bastante flexível, podendo ser alterado para alguns estilos...mas axo q ele já tem uma tendencia aos estilos mais retos...pq o tronco já está bem grossinho, e apresenta pouca sinuosidade em seu trajeto e ramos...
Att.
Felipe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 4:14 pm Assunto: |
|
|
Felipe, dentro do próprio estilo Hokidachi, há variações. Desde os ramos saindo do mesmo ponto como ao longo do tronco. O que mais define o estilo é o tronco reto e o contorno da copa.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 5:34 pm Assunto: |
|
|
Uhm...mais uma vez, muito obrigado Elio...vivendo e aprendendo! =)
Pois então...mas, agora é ter paciência pra esperar as estações apropriadas para fazer mudanças....^^
E os brotos realmente estão aparecendo e crescendo...até rapidinho, se comparado com o dia do clareamento e limpeza do tronco... |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 3:33 pm Assunto: |
|
|
Pessoal...fui inventar de olhar as raízes e substrato desse meu Bonsai pela primeira vez...até me assustei um pouco com o torrão, e já estou até cogitando trocar o substrato e até mesmo podar raízes, caso seja necessário e possível na estação. Tirei algumas fotos para que vocês me digam o que axam. Fico no aguardo para saber o que fazer. Tenho motivos para me preoucupar e adiantar logo essa troca de substrato, vaso, etc..?
Lembrando vocês de que ele já tem 10 anos, e não sei quanto tempo tem que ele foi transplantado, podado, adubado, etc etc etc.
Nem tampouco sei qual o substrato utilizado nele.
Att. Felipe |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 4:31 pm Assunto: |
|
|
xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiin cara...
Se a planta fosse minha esperaria o próximo inverno ou então faria um falso transplante, pelo menos é certeza que não morre. Não tem problema ele ficar ai mais um ano. Enquanto isso capriche na adubação.
Mas vamos ouvir o que os mais experientes tem a dizer.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 5:03 pm Assunto: |
|
|
Felipe, como o Mc disse, um falso transplante, agora, é a melhor providência.
Arrume um vaso maior, coloque pedriscos grossos no fundo, cubra com pedriscos mais finos ou areia bem grossa, assente a planta e coloque mais pedriscos ao redor. Isso é um falso transplante. Não mexa nas raízes.
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 9:30 pm Assunto: |
|
|
Uhm...do jeito que está, realmente tá problemático? Quais as consequencias de deixar assim até o inverno que vem, por exemplo?
Mas, vou ver se consigo vaso maior pra fazer o falso transplante, caso este seja de fato essencial.
Mais uma dúvida. O pedrisco é a mesma coisa que aquela brita usada em construção, pra fazer concreto?
Att.
Felipe |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
nightblood,Como os colegas falaram o falso transplante é a melhor coisa a fazer no momento.
Quanto os pedriscos não é aquela brita, mas sim aquelas pedrinhas que vem misturadas ao areião.Voce pode pegar o areião e peneirar utilizando somente a parte mais grossa(pedrisco).pode-se tb conseguir em lojas de aquarismo. seria aquelas pedrinhas usadas no substrato do aquário, com tamanho entre dois ou tres milimetros.
Um abraço! |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Jair, vou tentar achar aqui em minha cidade. O que tentei achar, e tive dificuldades, foi um vaso no formato do que eu tenho hoje, porém maior...se observar, ele é retangular...aqui, ou eu acho quadrado, ou eu acho retangular, porém comprido demais (tipo, mais de 70 cm de comprimento). E o quadrado, geralmente é fundo demais...=/ |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 10:18 pm Assunto: |
|
|
Você, pode usar uma bacia, rasa perfurada no fundo e nas laterais E deixar até o próximo ano, para dai sim fazer o trasplante para um vaso de bonsai |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 10:25 pm Assunto: |
|
|
Uhm...é uma boa idéia, Jair.
Mas tipo...ainda nao entendi qual a real necessidade de se fazer o transplante. Tipo...quais as consequencias práticas de nao faze-lo?
Eu sei q tem o problema de "concorrencia" das raizes pelo substrato, a própria diminuição do substrato e matéria organica, com consequente limitação da velocidade de crescimento do Bonsai em si. Mas tem algo além disso? Tipo, algo que implique na morte dele ou algo do tipo...
Att.
Felipe |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 10:34 pm Assunto: |
|
|
As consequencias são estas que vc colocou ai . O solo fica saturado.mas morrer, acredito que não.Só que a planta fica meio estacnada sem desenvolvimento, ainda mais o shimpaku que já é demorado |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 10:40 pm Assunto: |
|
|
Uhm...ok...
Mas o fato de colocar só o pedrisco em si, nao aumenta quantidade de materia orgânica disponível, por exemplo...só o espaço pra crescimento e desenvolvimento das raízes propriamente ditas, não? Isso por si só já é fator de aceleração de desenvolvimento do Bonsai de Shimpaku?
E tipo...como falei em respostas anteriores, comprei o adubo N-P-K 10-10-10 e devo começar a aplicar mensalmente nos dias 10 de cada mês, q foi qd comprei o Bonsai. Recomendaram usar metade da dose recomendada pelo fabricante, porém, como na caixinha diz q ele é pra orquidea, manda diluir uma colher de café (se não me engano...a caixinha nao está aqui comigo agora para eu verificar) em um litro de água. Mesmo assim eu devo usar metade?
Att.
Felipe |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|