|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 5:00 pm Assunto: |
|
|
Smart, vc afirma que todos os adubos químicos são granulados. Não, Smart. Existem muitos adubos químicos líquidos. Biofert, Vitaflor, Forth, Sempre Verde, Fosway e por aí afora.
Não sei a lista toda porque uso Osmocote e Biofert.
Mas, se aí vc não encontra químico líquido, ve jo 2 soluções:
1. Compra pela internet
2. Ou usa TM+FO+Cinzas.
Reforço, o que vc tem em bolinhas e quer misturar no substrato, isso é para covas no chão.
Bom, véio, é com você! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 8:10 pm Assunto: |
|
|
Eu faço um adubo caseiro aki, faço nao misturo alguns outros e tenho tido resultados de dar gosto!!! Tenho usado não so nos bonsais mais nas pimentas, lirios e orquideas que tenho aki.... e vou falar uma coisa é muito violento de tão bom, o caule e a testura das folhas e dar gosto sem flar nas flores e frutos!!!
Faço assim....
30% Torta mamona
30% Ração canina (Moida) de preferencias as com menor teor de Proteinas animais
30% Cinzas
10% de Farinha de Osso
misturo tudo, e vo adicionando agua com bioferte diluido, o bioferte que uso e o comum 10-10-10 com micro-nutrientes
Depois de pronto deixo secaar e fermentar em uma bacia bem furada, depois de um mes começo a usar nas plantas!!
Nas que precisam de um pump, intercalo um copinho do meu "PREPARADO" e um copinho de adubo com Borra de Café!!!
E Aplico quinzenalmente adubos foliares, tenho usado o Aminomix, Superthrive para plantas mais debilitadas e um para floração que adubo Petters, usava mto em orquideas e agora uso em todas as outras tb
que tem formula 6-45-15 (algo parecido)
Obs: tenho tido otimos resultados com essa adubação!! E Adubo o ano todo pq aki onde morro e muito quente e as plantas não tem muito periodo de dormencia... (isso acho eu ) kkkkkkkk
Mais é isso aee
Abraços |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Smart, vc afirma que todos os adubos químicos são granulados. Não, Smart. Existem muitos adubos químicos líquidos. Biofert, Vitaflor, Forth, Sempre Verde, Fosway e por aí afora.
Não sei a lista toda porque uso Osmocote e Biofert.
Mas, se aí vc não encontra químico líquido, ve jo 2 soluções:
1. Compra pela internet
2. Ou usa TM+FO+Cinzas.
Reforço, o que vc tem em bolinhas e quer misturar no substrato, isso é para covas no chão.
Bom, véio, é com você! |
e pelo geito me ferrei então, pq aki num tem TM ja achei o FO mais TM nunca vi... e esses outros liquidos ai nunca ouvi falar por aki tb, e compra pela net e mo facada num sai por meno de 25 o kg (1kg R$10 + 15 frete)
to bem ferrado mesmo, vo ter q comssar a me virar com organicos tipo titica de galinha ou de vaca mesmo |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Set 27, 2011 2:05 pm Assunto: |
|
|
Elio, não estou duvidando do seu conhecimento, mas só fazendo uma ressalva, estou em contato com o ramo da agricultura comercial há mais ou menos uns 10 anos, e o único adubo que eu já vi ser incorporado com o solo é o adubo orgânico (esterco de galinha).
O adubo químico granulado é, geralmente aplicado em pequenas quantidades, a uma distância média de 10 cm do caule da planta, sobre o solo.
O que se costuma incorporar ao solo não é adubo, mas calcário, utilizado para corrigir a acidez e controlar o alumínio nocivo. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 2:09 pm Assunto: |
|
|
Encontrei uma foto na internet para ilustrar o que eu quiz dizer:
O "montinho" branco é adubo nitrogenado (provavelmente uréia).
Abraços. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 6:00 pm Assunto: |
|
|
Você tem razão, Thiago.
O adubo químico incorporado ao solo pode queimar as raízes, visto que não precisa de decomposição por microorganismos, como acontece com os orgânicos.
Não me justificando, mas explicando a minha afirmativa acima, é que eu não uso orgânico, só uso químico.
E, o químico que uso há 5 anos é o Osmocote e, conforme orientação do fabricante Scott (USA) que consta no saco (22 kg) é para incorporação ao solo, 6 a 12 gr/litro de substrato - no caso do osmocote de liberação de 8/9 meses.
Acontece que o Osmocote é de lenta liberação já que as bolinhas (cápsulas) são de resina e não se decompoem, por isso são incorporadas ao solo.
Com certeza, Thiago, valeu a tua correção para que eu e outros entendamos melhor a questão de adubos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 27, 2011 8:05 pm Assunto: |
|
|
Entendi, amigo Elio. Realmente, eu também não conhecia essa propriedade do Osmocote (eu uso adubo químico granulado).
Por isso todos nós aprendemos todos os dias aqui no fórum. hehehe.
Abraços. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 01, 2011 12:00 am Assunto: |
|
|
ok desisti desses quimicos ae...
achei depois de passar por mais de 8 lojas 1 foliar com uma boa formulação num me lembro bem mais e algo em torno de 12-4-8 ou algo assim com varios micro nutrientes.. no valor de R$ 35,00. (1L proporção indicada e de 1ml/1L)
duvida agora, o adubo foliar tem uma boa absorção para a planta? ou e encarada como tipo 1 suplemento, tipo so uma ajudinha...
nesse valor consigo comprar uns 200 gramas de osmocote pela net, qual seria mais eficiente?
sobre o osmocote, qual a diferençã entre o de liberação de 3 meses e o de mais tempo tipo 8. tipo ele libera menos nutrientes q no caso indicaria q o de 3 meses seria melhor pois liberaria mais rapido né, o de 8 meses eu teria q usar 3 veses mais pra ter a mesma proporção durante os 8 meses.
Qual a formulação mais indicada, tipo achei varias 1 q me chamo a atenção foi a 14-14-14, mais tem varias outras. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 01, 2011 4:51 pm Assunto: |
|
|
SMART2 escreveu: | ok desisti desses quimicos ae...
achei depois de passar por mais de 8 lojas 1 foliar com uma boa formulação num me lembro bem mais e algo em torno de 12-4-8 ou algo assim com varios micro nutrientes.. no valor de R$ 35,00. (1L proporção indicada e de 1ml/1L)
R: Estou achando 1ml por litro uma dose muito pequena. Normalmente os que são líquidos recomendam 5ml por litro e nós usamos a metado 2,5 ml por litro.
duvida agora, o adubo foliar tem uma boa absorção para a planta? ou e encarada como tipo 1 suplemento, tipo so uma ajudinha...
R: Mesmo sendo especificado como foliar, use no substrato. Nas folhas, certos minerais são imóveis. Na forma foliar a gente só usa complementarmente. Não substitui a adubação de solo.
nesse valor consigo comprar uns 200 gramas de osmocote pela net, qual seria mais eficiente?
R: Muito caro! Na loja O Bonsai - www.obonsai.com.br - se não me engano, custo 40,00 o quilo.
sobre o osmocote, qual a diferençã entre o de liberação de 3 meses e o de mais tempo tipo 8. tipo ele libera menos nutrientes q no caso indicaria q o de 3 meses seria melhor pois liberaria mais rapido né, o de 8 meses eu teria q usar 3 veses mais pra ter a mesma proporção durante os 8 meses.
R: Exatamente isso. De liberação 3 meses usa-se 4 gramas por litro de substrato. O de 8 meses usa-se 12 gramas por litro de substrato.
Qual a formulação mais indicada, tipo achei varias 1 q me chamo a atenção foi a 14-14-14, mais tem varias outras. |
R: A única formulação viável para bonsai é 15.9.12 que tem micronutrientes. As demais formulações só têm o NPK. _________________ Elio
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Out 01, 2011 8:32 pm Assunto: |
|
|
Vou entrar na discussão um pouquinho...
então no caso a torta de mamona deve ser fermentada uns 30 dias antes do uso, certo? mas e se usarmos ela sem a fermentação? Do jeitp que compramos? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Out 01, 2011 10:09 pm Assunto: |
|
|
Estou com o Nikkei100 na mesma dúvida, pois também tenho feito a fórmula e deixando no sol para secar por 48 horas. Isto esta errado? _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 02, 2011 7:04 pm Assunto: |
|
|
Todo e qualquer material orgânico que for usado como adubo deve sofrer um processo de compostagem (fermentação)
É nesse processo que os microorganismos irão decompor a matéria orgânica, gerando os sais minerais (fertilizantes) para a planta.
Então, mesmo a TM, FO precisam ser fermentadas, até porque o processo é exotérmico e gera calor.
Esse é o processo correto.
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 02, 2011 9:25 pm Assunto: |
|
|
e helio num foi bem oq sonhei não mais ja q terei q investir vamos la né...
1x Osmocote Plus 500 gr
Subtotal: R$ 22,00
PAC (Prazo para entrega: 3 a 12 dias úteis - Rondonia): R$ 17,30
Total: R$ 39,30
quase o dobro do preço...
mais pelo q entendi ainda e melhor q paga 35 no foliar... né |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 03, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
Quem manda morar no outro lado do mundo..............rsrsrsrs!
Brincadeirinha!!
O Osmocote vale o preço pago!
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Ter Out 04, 2011 9:09 am Assunto: |
|
|
Elio...
seu texto é muito bom.
salvei ele aqui e com certeza vai ser de grande utilidade pra mim.
abraço _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|