FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aumentando minha coleção
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Apenas aproveitando o Tópico
Nick , onde vc consegue caco cerâmico ???
Mais uma vez obrigado !!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 6:37 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Bas, o meu viveiro é um tanto "grandinho", então são muitos vasos, recipientes como bacias plasticas em tamanhos variados, escorredores, que precisam ser devidamente trabalhados, principalmente com reenvase periódico, para que as plantas não sofram. Planta que fica muito tempo sem reenvasar, isto é, sem receber um novo substrato, acaba por reduzir sua produção, atrasar seu desenvolvimento, sucumbindo a toda sorte de pragas e doenças, até extinguir-se, se não cuidarmos disso a tempo.

Considerando isso, tive que desenvolver um metodo de quebra e fragmentação de telhas do tipo colonial moderno, duras e grossas, que busco em locais onde são comercializadas. Os proprietários, ao fazer o pedido, nunca se negam a permitir que eu recolha quantas telhas quebradas eu quiser, inclusive os cacos que ficam jogados próximos dos montes de telhas novas. Então aproveito esse material, que após quebrar em pedaços pequenos (do tamanho da metade de um cartão de crédito, p.ex.), enchendo uns dois tonéis grandes, desses de plastico usados na industria (500 litros ou mais, nem sei), poderão ser em seguida devidamente fragmentados.

Para fragmentar eu uso um triturador de sementes, um modelo antigo, com placas metalicas grossas (os mais novos são bem mais finos, portanto menos resistentes), tocado por um motor eletrico e correia. Coloco os pedaços previamente quebrados num ponto do triturador e do outro lado, graças a uma peneira metálica no interior da geringonça, saem particulas em pelo menos tres granulometrias distintas, que caem diretamente dentro de uma bacia plastica coletora.

Em seguida, uso tres a quatro peneiras metalicas, dessas grandes usadas na construção civil, com malhas em vários tamanhos de furos, para separar as granulometrias, acondicionando cada porção dentro de um recipiente plastico menor (um tambor de leite, de uns 50 a 100 litros), com tampa de rosca. Simples, né? Para facilitar a vida, pois tenho mais o que fazer além de cuidar de planta, pago um "orelha" para fazer todo o trabalho, tercerizando essa labuta, que pela quantidade posso dizer que não é nada fácil de se realizar. Leva-se o dia inteiro para processar todo o material, desde a quebra inicial (um dia só para isso), até a trituração e peneiragem.

Lembrando que a telha, quanto mais grossa e dura, melhor:

O triturador que eu uso é parecido com este, só que fica sobre uma bancada de chapa grossa, para facilitar o trabalho:

Comprei o triturador num ferro felho bem barato, o motor novo numa loja especializada nisso, juntei os dois e coloquei sobre a bancada. O triturador recebeu uma tinta nova, para resistir um pouco mais à ação do tempo, claro. Durante o tempo que fica parado, retiro a correia para não ressecar e cubro tudo com uma manta emborrachada, para proteger da ação do tempo, vez que fica em area aberta (por causa da quantidade de pó que produz, principalmente).

O pessoal da AGB - Associação Goiana de Bonsai, criou um dispositivo mais simples, que pode ou náo ser acomplado a um motor, a partir de uma moenda manual de cana:

O que diferencia uma da outra não é só o preço, claro, mas a facilidade de manejo e a quantidade de material processado. Isso, então, é que deve nortear o cultivador, afim de que não tenha uma despesa maior com algo que usará pouco, como é o caso da maioria. Muitos cultivadores, por exemplo, preferem comprar o produto pronto a ter o trabalho de quebrar. Eu não comercializo, apenas faço para uso próprio. Mas vez ou outra algum amigo vem oferecer para comprar, então sou obrigado a oferecer a ele a oportunidade de usar minha maquina, para quebrar as telhas. Ninguem até hoje aceitou minha oferta. rss

Claro que para quantidades ainda menores, o ideal é usar uma marreta, um martelo, apoiando a telha dentro de uma bacia grande, sobre uma base de madeira dura (um segmento de vigotão, p.ex.). É um trabalho meio estafante, mas com resultado garantido ao final. Considere que para um vaso médio será necessário ao menos dois litros de granulos medios ou pequenos, então terá que quebrar umas quatro ou oito telhas para obter isso, pois terá que descartar o pó e os granulos maiores.

Se eu posso facilitar minha vida, por que vou ficar quebrando pedra dentro de bacia?

Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: