|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 11, 2006 8:22 am Assunto: azeitona |
|
|
Voce pode fazer como eu: adquira uma muda em viveiro, ainda que enxertada, caso eles não disponham da variedade pura, isto é, sem enxerto, plante no chão e aguarde brotação abaixo do enxerto. Então corte a parte enxertada fora, e desenvolva os galhos brotados no "cavalo" . Creio que essa é a única forma de corrigir essa distorção e obter uma muda mais natural dessa planta. No chão o processo é bem mais rápido que em vaso ou escorredor. Não esqueça de adubar na época certa. Costumo usar torta de mamona e farinha de osso. Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
Enviada: Qua Jan 11, 2006 10:23 am Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Amigos queridos !!!!
Já discutimos meses atrás a questão da OLIVEIRA e a amiga Núvem Branca deu uma aula, além de postar fotos maravilhosas....
Valeu GENTE, acho que a Oliveira consegue com que se faça cada bonsai lindíssimo, pena que nosso clima não ajuda em nada esta planta. Já tive uma que trouxe de Teresópolis, cujo clima é frio e não se dava bem, chegou aqui e não se adaptou também...... Enfim..........
Muito difícil pelo menos na minha região esta planta se adaptar.
Agora .... olha só........ sou filha de Português e o azeite em minha casa não é só usado em saladas não........... USO AZEITE (DO PORTUGUÊS, IMPORTADO) EM QUASE TODA NOSSA COMIDA. O Azeite português é insubstituível.....................
Parabéns meus patrícios
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
Cá está:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=961&start=0
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 3:03 pm Assunto: semente de azeitona |
|
|
Angela, cliquei sobre o tópico que voce marcou em sua postagem e retornei àquela discussão anterior sobre azeitona.
Realmente, termos à mesa azeite virgem para consumo é algo extremamente gostoso.
Mas o que dá inveja mesmo, é ver as postagens dos nossos amigos lusitanos: come-se a fruta, joga-se o caroço ao acaso no chão, e voilá: eis uma nova plantinha germinando!!! Que coisa hein?
Aqui em casa ocorre algo parecido: come-se uma pitanga, in natura, que temos diversos pés (moro em chacara). Joga-se os caroços em qualquer lugar, inclusive no chão e voilá: eis uma nova mudinha de pitanga que surge. Depois é só recolhe-la, dar-lhe um pouco de movimento no tronco, caso não adquira por si, e temos uma muda que poderá vir a se tornar um excelente bonsai.
Deixemos os lusitanos com seus caroços de azeitona (nossas azeitonas têm caroço, mas nossos caroços não são como os das azeitonas deles!) e consumamos nossas frutiferas, cujas sementes terão maior probabilidade de germinarem e quem sabe, tornarem-se excelentes mudas para um futuro bonsai, não é?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 8:29 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
É isso mesmo Nickyfury, é quase o velho ditado de que "a galinha do vizinho é sempre a melhor".
Por cá começa-se a dar os primeiros passos, na preferencia pelas autoctones para Bonsai, o pessoal normalmente tem apetencia obsessiva pelas espécies que não nos estão á mão... e depois vêm os dissabores de problemas de adaptação, e etc.
Por mim falo, que só á relativamente pouco tempo, começei a interessar-me pelas autoctones, e estou a gostar...e nesse capitulo vocês estão mto bem fornecidos ...
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 9:48 pm Assunto: plantas autoctonas |
|
|
Castro, aprecio sua consideração em concordar comigo a respeito de que os melhores bonsai podem ser desenvolvidos respeitando-se a flora do país em que habitamos. Temos uma infinidade de variedades disponíveis, inclusive algumas que seus antepassados trouxeram para nosso país e que tão bem aqui se adaptaram, que muitas pessoas desconhecem inclusive a procedencia de tais plantas, como por exemplo, a romã, ou punica granatum.
Além das nativas, é claro, que ocorrem em todo nosso imenso Brasil, características de cada região e que, às vezes, dentro do nosso próprio país, se recusam a adaptar-se a outro clima que não aquele a que estão acostumadas.
Exploremos pois nossa imensa variedade de primaveras (bougainvillea, que é originária do Brasil e recebeu esse nome francês em homenagem a seu descobridor, por volta de 1790, Louis Antoine Bougainville). Aliás, esse cidadão francês foi o responsável pela disseminação da planta no resto do mundo, vez que levou uma ou várias mudas para a Europa, espalhando a espécie para o restante do mundo.
Mas isso não nos impede, caro colega, de trocarmos figurinhas, isto é, fotos de bonsai de nossas plantas, por fotos de bonsai das plantas portuguesas. Além, é claro, de mantermos acesa a chama do conhecimento e da sociabilidade que existe há tempos entre nossos países e que deve ter continuidade aqui, em nosso forum, ou aí, no forum de voces.
Um abraço. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 6:20 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury ,
Os meus antepassados, em principio serão os mesmos que os seus, se não foram Portugueses, tambem estes ultimos, são uma fruto do cruzamento de muitas raças...e pessoalmente sinto-me cidadão do mundo .
É um grande facto...agora que já evoluimos um pouco nesta arte, devemos tentar delinear os nossos próprios trajectos.
Em relação ás futuras espécies, que mais tarde ou mais cedo irão dar cartas como bonsai...sou de opinião que o Brasil como detentor de grande diversidade de flora, deve aproveitar isso e tentar valorizar o que têm de melhor...
mesmo havendo discordância, desde que construtiva, será sempre um passo em frente, na vida e no conhecimento
Um abraço
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 11:31 pm Assunto: azeitonas |
|
|
Castro, há algum tempo li uma entrevista sobre alguns colegas do RJ que decidiram abandonar todas as outras espécies de plantas para trabalhar apenas com a bounganvillie ou primavera, como é mais conhecida por aqui.
Eles criaram um grupo, se reuniam numa chacara, onde discutiam a melhor forma de desenvolver um bonsai de primavera. Pode parecer estranho, num país em que há uma diversidade muito grande na flora, optar por uma única espécie a ponto de dedicar todo espaço e esforço em aprimorar técnicas visando desenvolver o melhor bonsai de primavera.
No entanto, numa edição da Bonsai Sekai e em outra da Bonsai Actual, li artigos referentes a um japonês que se especializou em fazer shohin (bonsai tamanho pequeno para médio) apenas de acer kaede. Detalhe: ele ainda restringiu mais: kaede sobre rocha. Os artigos diziam que há 28 anos esse japonês trabalha apenas com essa variedade de acer, escolhendo rochas e aprimorando sua técnica.
Nosso grupo de brasileiros talvez não estejam tão malucos assim....
Mas bonsai é isso.
Um abraço, meu amigo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|