|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jun 29, 2012 8:55 am Assunto: |
|
|
Pedro, um pitaco ae!
Além de tirar o excesso de galhos e isso não causará prejuízo à planta, vç terá uma planta com energia renovada. Se quiser vç pode com uma aramação mais frouxa, abrir um pouco os galhos, fazendo uma limpeza interna de galhos secos, folhas velhas, estimulando o benefício dos extremos da planta. Um bom arejamento com brotação nova e saudável! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2012 6:51 pm Assunto: |
|
|
É para começar a retirada do que o Marco mostrou acho que é o suficiente. Depois dela se recuperar e estar num local mais ensolarado, a folhas ficarão mais fortes e daí pode-se seguir o caminho...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Set 22, 2012 2:14 pm Assunto: |
|
|
Pessoal boa tarde, venho atualizar meu alecrim e pedir a ajuda de vocês. Gosria de baxar muito a copa dele, deixar quase nada, o que vocês acham?
Att Pedro Reimão. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 7:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
A bem da verdade, pessoalmente até hoje só vi um bonsai dessa espécie, e sei que é realmente muito complicado formatar sua estrutura aerea, seja através de aramação (seca galhos), seja via poda de manutenção e conservação (como se usa fazer com a serissa, comparando). Por isso, me abstenho de postar alguma dica quanto a seu cultivo e cuidados.
Embora não cultive essa espécie, nem tenha bonsai dela em meu viveiro, sei que muitos bonsaistas, principalmente os portugueses, têm conseguido obter lindos bonsai a partir do Alecrim, com grande sucesso e ótima acolhida. Eis alguns belos exemplares, que voce poderá usar como fonte de inspiração:
Ficha da planta:
Rosmarinus officinalis: O alecrim (Rosmarinus officinalis) cujo nome científico é muitas vezes confundido com o rosmaninho (Lavandula stoechas) é um arbusto vivaz da família das labiadas, possui numerosos ramos lenhosos, cheiro fortemente aromático, pode chegar a atingir cerca de dois metros de altura. Nos países mais quentes pode chegar a florescer durante todo o ano, excepto nos meses mais frios do Inverno.
O alecrim alvar, de flores brancas, é agora uma raridade. São mais comuns os alecrins de inflorescências lilases e azul arroxeado, dependendo isto do tipo de solo e clima onde se desenvolva.
As flores de pequeno tamanho são muito utilizadas na perfumaria, mas é nas folhas que se encontra a máxima concentração de óleo volátil, utilizado no fabrico de óleo essencial.
É cultivado um pouco por todo o mundo. Em Portugal cresce por toda a parte, especialmente no centro e sul. Na serra de Monchique e da Arrábida, podia ainda há pouco tempo encontrar-se a variedade alecrim alvar de flor branca e rosa claro. A plantação do eucalipto e o consequente empobrecimento do solo, são um dos factores responsáveis pelo rápido desaparecimento desta variedade.
As variedades espontâneas são sempre medicinalmente mais eficazes do que as cultivadas.
Olhem só: O alecrim faz bonitas sebes desde que podadas regularmente, tal como a maioria das aromáticas, beneficia as outras plantas do jardim e da horta e ajuda a combater pestes de flores e hortícolas. As suas flores azuis arroxeadas atraem insectos para o jardim especialmente abelhas (o mel de alecrim é muito apreciado). Gostam de muito Sol e solo bem drenado. Pega muito bem por estaca. A partir da semente é de crescimento muito lento nos primeiros anos.
Existem algumas variedades de alecrim, incluindo “prostratus” que é uma variedade rasteira boa para utilizar para cobertura de solo e a pender dos muros.
Mais informações sobre essa planta no link abaixo:
http://www.portaldojardim.com/pdj/2008/12/18/alecrim-aos-molhos/
É uma planta dificil? É. Para muitos, como eu, não vale o esforço...rsss Mas para outros, essa dificuldade valeu o esforço e o trabalho que tiveram:
Grandona:
Show de bola:
Não sabe quais galhos cortar? Deixe todos, então:
Não sabe que estilo? Que tal esse:
[img]http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKpgtMJ6S8LWsKxOXVAYuCFi-vAvc3AtROu6uzGFmemRrxTFr-ueBLXCn_Nw[/img]
Um dos meus preferidos:
Madeira morta, shari e jin:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 9:07 pm Assunto: |
|
|
Nicky muito obrigado, vou me aventurar por essa planta um tanto misteriosa ainda para mim e para muitas pessoas, sempre que tiver atualizações posto aqui no fórum.
Att Pedro Reimão. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 7:56 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Muito interessante a utilização de alecrim para este fim!
Comprei umas mudas hoje no Ceagesp Sorocaba e irei me aventurar nesta também!
As dicas do Nickfury são de grande valia, valeu!
Boa sorte Pedro nas suas!
Aguardo para saber noticias do seu alecrim!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|