Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 3:08 pm Assunto: |
|
|
Realmente parece Elio, mas acho que não é.
Observa que as folhas da planta do Donegá são alternadas
e a Abarema idiopoda que vc postou são folhas dispostas em pares.
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 4:36 pm Assunto: |
|
|
Luan, na realidade, o que vc vê na Abarema não são folhas e sim folíolos (folhas bipinadas). Se vc notar na planta do Donegá, os foliolos também são dispostos de forma oposta e não alternada.
De qualquer forma, me chamou a atenção para comparar bem a folhagem e, realmente, não são a mesma espécie.
Parecida, mas não são!
Valeu, Luan!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 4:56 pm Assunto: |
|
|
Donega,
parabéns, a planta é bem diferente e exótica.
Não tenho certeza, mas ela me parece muito com o Visgueiro, que é uma árvore nativa da Mata Atlântica que é conhecida em Pernambuco como rei das matas. Na natureza ela é facilmente reconhecida porque sempre se sobrepõe as demais no meio da mata fechada. O visgueiro é umas das árvores mais belas e imponentes que eu já vi. Se realmente for você está de parabéns.
Seguem algumas fotos para comparativo.
Um abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 5:00 pm Assunto: |
|
|
Daí Elio, bem corrigido!
Acho que me expressei mal.
Não conheço a Abarema exceto pela foto que vc acabou de postar, mas o que da pra perceber é que (como a caliandra vermelha, o angico...) a folhagem é composta de vários folíolos num mesmo pecíolo, certo?
(Me corrija se eu estiver errado)
Não consegui entender o que vc falou sobre a planta do Donegá, pelas fotos achei que o pecíolo era composto de apenas uma folha bipinada (folíolo), não?
Donegá, desculpa por fugir do tema do seu post.
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 6:45 pm Assunto: |
|
|
Luan, o Donegá não vai ficar bravo, com certeza!
Então, a folha composta bipinada quer dizer que o pecíolo tem 2 ou mais folíolos e cada folíolo tem vários foliólulos, que por sua vez são paripinados (opostos), já quando são alternados, são imparipinados.
O negócio é meio complicado.........rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 7:16 pm Assunto: |
|
|
Eu estou acompanhando atentamente esse topico e com essa ultima explicação dada pelo Elio acho que todos agora sabemos, com ricos detalhes, sobre a planta.....kkkkkkkkkkkk
 |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 12:05 pm Assunto: |
|
|
CARA EU FIQUEI FACINADO!!!!!!
ISSO É UM NOVO ESTILO !!! VC PODE DAR UM NOME A ELE !!
INCRIVEL |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 8:19 pm Assunto: |
|
|
Amigos é mt bom ver o interesse de vcs no tópico, agora mais do que nunca quero identificá-la, e os comentários sempre são ótimos e mt bem vindos, pois o aprendizado é excelente.
Elio ela está me lembrando mais a abarema langsdorfi. Veja a imagem
Luiz, os foliolos do visgueiro me parecem diferentes, são mais unos e me parecem menores, porém as folhas da minha planta ainda são bem jovens e não tomaram o verde definitivo, então pode ser que isso esteja me enganando. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mário César B Moro
|
Enviada: Dom Abr 22, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
Sugiro que tente colocar umas pedras entre as raízes para dar a impressão de que ela nasceu em cima de um rochedo. Pode ficar bom. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Abr 22, 2012 10:10 pm Assunto: |
|
|
Sensacional cara, não faço ideia de que planta seja, mas o desenho dela e as folhas parecem uma planta pré histórica cara, quero ver no que vai dar!!! abrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
caetano
|
Enviada: Seg Abr 23, 2012 9:20 pm Assunto: |
|
|
Olá, sou novo em responder, mas antigo leitor, eu apostaria em alecrim de campinas, Holocalyx glaziovii, que acham? Inclusive tem tópico antigo de um alecrim de campinas com foto.... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 9:34 am Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Qto as pedras tb pensei nisso, vou procurar por alguma pedra que dê um bom encaixe e ver cm fica, mas não quero mexer muito p/ preservar a excentricidade que a própria natureza criou. O que acham?
Caetano, sua sugestão sobre a espécie foi mt boa, pode ser uma ótima indicação, fiz uma pesquisa na web e parece mt mesmo. Estou coletando algumas informações e vou imprimí-las p/ levar a meu amigo que me deu a planta p/ ver se ele consegue se recordar de algo que possa identificá-la, caso contrario terei mesmo que esperar uma florada ou sementes. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 9:38 am Assunto: |
|
|
pessoal aqui está a foto das folhas do tal alecrim de campinas(Holocalyx glaziovii),para dar uma comparada;
espero ter dado uma ajuda a vocês! _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 07, 2012 9:35 am Assunto: |
|
|
Donegá meu parceiro, conseguiu descobrir qual a espécie misteriosa?
Tava olhando um outro post (seu) e vi uma planta com as folhas parecidas, será que não é a mesma?
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21204&highlight=
Da uma olhada na terceira foto.
Abraço _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 07, 2012 9:48 am Assunto: |
|
|
Olá Luan,
Essa foto que vc mencionou, fui eu mesmo quem tirou nesse fim de semana na expo de bonsai do Jd. Botânico.Essa planta da foto é uma calliandra.
A planta que ganhei ñ é a calliandra, pois já perguntei a pessoa que me presenteou, que aliás já trabalha com bonsai a muitos anos e trabalha com jardinagem, com isso adquiriu um bom conhecimento de espécies. A única informação que ele tem é a época em que plantou, que recolheu a semente no Pq. do Ibirapuera e que a planta tem frutos. Ainda segundo ele, ñ viu a florada da mesma p/ comparar com imagens.
Vou continuar tentando descobrir a espécie, até pq ela se mostrou muito propicia a arte do bonsai e seria legal passar mais uma opção aos amigos.
Valeu pela ajuda! _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|