FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - 29/05/2012
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Marco, muito obrigado mais uma vez pela enorme atenção e paciência.
Mais vamos a mais perguntas, posso podar agora? Outra coisa, posso fazer uma estaca com a parte superior? Mais uma, devo passar alguma coisa no corte para impedir desidratação? Pode ser cola branca ou cola para madeira, pois ouvi uma vez que poderia usar.

Att Pedro Reimão
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 1:10 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Pedro Reimão escreveu:
Marco, muito obrigado mais uma vez pela enorme atenção e paciência.
Mais vamos a mais perguntas, posso podar agora? Outra coisa, posso fazer uma estaca com a parte superior? Mais uma, devo passar alguma coisa no corte para impedir desidratação? Pode ser cola branca ou cola para madeira, pois ouvi uma vez que poderia usar.

Att Pedro Reimão

Pode!...Pode tb! Mas se for fazer estaca da parte superior, espere pra podar no final de agosto...plante a estaca em areia pura, faça a desfolha total da estaca, se quiser pode deixar algumas folhas com tamanho reduzido com corte(uns 30% do tamanho)pra manter a atividade do galho com baixa desidratação da planta. Assim que iniciar a brotação começe a adicionar composto orgânico pra iniciar o condicionamento do solo.
Quanto selar os cortes, a figueira se vira bem sozinha...mas se puder fazer algo mais, é sempre melhor!
Cola de madeira ajuda...
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2012 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Bom acho que esta planta por hora para por aqui, vou podar em agosto mesmo que aproveito a estaca. Vou postar agora meu alecrim em um outro post separado, Marco e todos que puderem e quiserem dar suas opiniões serão bem vindos.

Att Pedro Reimão
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2012 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal bom dia, como disse em meses anteriores, eu podei meu ficus e digo que ele está muito bem. Segue abaixo as imgens e como sempre amigos gostaria de muitas opiniões, sei que no momento não há o que fazer com o estilo dela, mais poderiam por favor me ajudar numa projeção, gostaria de algo próximo ao hokidashi de copa larga e baixa ou com peuqenos patamares. Gostaria de saber tambem se posso adubar e qual o melhor adubo agora.

Att Pedro Reimão.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 7:41 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Na minha humilde opinião, duas coisas eram de importancia peculiar nessa planta: a primeira é a altura, que estava muito ótima. A segunda, é que voce precisa retirar desse escorredor e replantar usando uma bacia plastica maior, com um bom substrato drenante, para que a planta possa engrossar mais o tronco, compensando dessa maneira a altura dela.

Lamentavelmente minha opinião chega um pouco tarde, vez que voce aceitou a sugestão anterior e reduziu a altura da planta. Pena. Mas agora, é aguardar novas brotações na parte superior do tronco, na area do corte, para com elas dar inicio a uma nova formatação, incluso com a construção de um novo ápice, seguindo o movimento inicial do tronco, agregando uma conicidade melhor que a anterior. Ainda acredito que a planta, na altura em que estava, irá render um trabalho de maior qualidade técnica, desde que proceda ao reenvase conforme indiquei, visando engrossar o tronco.

Por outro lado, gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Talvez, afinal, voce prefira mesmo um bonsai pequeno, um SHOHIN (leia xôrrim), referencia de altura que permeia plantas com até 25cm de altura. Ficará um lindo bonsai, igual a tantos outros que vemos por aí..... Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky muito obrigado mais uma vez pelo seu carinho com minhas dúvidas. gostaria de dizer que não recorro mais vezes a você por medo de incomodar, afinal não sou o unico forista avido de suas opiniões tão bem colocadas.
Quanto a minha planta, gosto mais dela desta altura, na verdade teria colocado ela ainda mais baixa para ser sincero.
Uma outra pergunta, é preciso comprar uma bacia maior ou posso apenas tirar do escorredor e usar esta mesma, qual substrato usar.

Att Pedro Reimão.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, tem mais um dilema ai...tem brotos muito baixo, isso pode prejudicar os brotos de cima...tem mais algumas opções: deixar tudo como está e deixar vir pra ver o que acontece, tirar os brotos de baixo e canalizar toda a energia pra cima, ou cortar mais um pouco e concentrar a energia nos brotos mais baixos...xiii... está plantinha sempre oferece muitas possibilidades!
Acho que não ficaria legal pra esta variedade um shohin, mas uma formação desde a base terá seu valor...
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Marco boa noite, acredito que deva remover os brotos mais baixos pois não gosto da altura em que nasceram. Me preocupo é se a planta não irá sofrer muito com isso, mais uma vez olhando as fotos vejo que se a imagem não esta apenas me enganando, ela tem um broto mais no alto. Quanto a ideia do Nicky, da bacia grande, sabe me responder?
Mais uma vez muito obrigado,

Att Pedro Reimão.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 6:34 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Pedro, a bacia grande sempre é uma boa opção de desenvolvimento, mas...resta saber quando foi a última vez que mexeu na raíz dela, se faz mais de um ano,blz! Substrato leve e dranante, pode ser composto de matéria orgânica a base de serragem 50% ou turfa e o restante de pedrisco ou cacos de tijolos. A bacia bem furada em baixo e nas laterais. Um apoio em baixo para manter uma boa ventilação. Como os brotos já despontaram o risco é bem baixo e a época é agora...abç
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Marco na verdade tem muito tempo que plantei ela nesse vaso com escorredor. Vou providenciar essa mudança e olhar aonde consigo montar esse substrato, aqui na minha cidade é tenso de achar. Mais uma coisa, devo então podar os brotos baixos?

Att Pedro Reimão.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, se vç tirá-los ira estimular os de cima, podendo até surgir novos no alto...cara, mas eu não sei não, se fosse vç pensava antes de tirar, imagine a base da planta grossa e os galhos surgindo em toda volta e bem próximo do solo... pense na hipótese de formar a planta com estes brotos de baixo e cortar mais baixo este toco...pense bem!!!
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 7:00 am    Assunto: Responder com citação

Marco vai virar um mame?

Att Pedro Reimão.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 11:00 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Pedro, não vai ficar mame, por que a ramificação precisará de espaço pra desenvolver, acho que o trabalho tem que ser focado para que fique com uns 40cm depois de finalizado. Naturalmente vç vai formá-lo a partir desses brotos e terá opções por todos os lados da planta...
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 29, 2012 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal seguindo a dica do fórum coloquei meu ficus em um faso maior. Tive que podar as raízes porque estavam enormes e elas estavam tomando todo o vaso. Segue as fotos.

Att Pedro Reimão.
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos sei que a pergunta é besta mais já devo adubar meu ficus? O adubo que comprei foi o Forth Jardim da Tecnutri do Brasil, ele é bom?

Att Pedro Reimão.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: