|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Dez 14, 2012 12:22 pm Assunto: |
|
|
Não podou, não usou os pregos e não deixou a meia sombra!
Tirando do sol já é um passo na recuperação da planta!
O elemento ferro faz bastante diferença...
Quando feito a poda de raízes em planta alta, a redução da altura da planta tb faz a diferença... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Set 02, 2013 11:25 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, estou retornando ao fórum depois de um bom tempo ausente (problemas pessoais)...
bom, vamos atualizar a situação desta planta, depois do corte radical que fiz, a planta reagiu bem, muito bem me parece... abaixo estão algumas fotos dela atualmente, acabo de colocar osmocote e vou adicionar Torta de mamona no próxima final de semana...
a dúvida é o que fazer com a planta, gostari de sugestões pois acho que já passou da hora de dar uma limpada nos brotos, mas queria um rumo antes de fazê-lo...
minha principal questão é se vou separar a planta em duas ou não.... atualmente ela têm 2 troncos, sendo um bifurcado e outro único... isso dá a impressão de três troncos.... o problema é que o tronco isolado é meio curvo, dese a base, e meio que cruza o tronco bifurcado... esteticamente acho que não fica "bom"... mas gostaria dos conselhos dos mestres...
Abraços e até mais
 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Set 04, 2013 12:26 am Assunto: |
|
|
adorei muito linda tenho uma mas muito pequenina ainda....tomando todo cuidado do mundo com ela, já perdi duas azaleias... _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Set 05, 2013 1:50 pm Assunto: |
|
|
Esta muito bem...parabéns!!!!!!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 05, 2013 3:03 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Não podou, não usou os pregos e não deixou a meia sombra!
Tirando do sol já é um passo na recuperação da planta!
O elemento ferro faz bastante diferença...
Quando feito a poda de raízes em planta alta, a redução da altura da planta tb faz a diferença... |
Pregos??? _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Set 05, 2013 5:35 pm Assunto: |
|
|
Tái , Clayton. Um projeto com muito mais futuro...
Especie legal, poda feita numa altura boa .. ramificação boa...
Separar ou não ? Pense....
Existem muitas subespecies na familia das azaléias, algumas melhores para bosnai, quando encontrar as de folhar bem pequenas, opte por elas, a melhor é a variedade SATSUKI.
Boa sorte .
Abraço, amigo no bonsai. |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 06, 2013 8:51 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelo apoio gente... essa planta é o meu xodó... minha primeira compra pensando em Bonsai...
Bruno Lopes, a questão dos pregos é porque a azaléia necessita de ferro para seu pleno desenvolvimento... nesta planta, eu adicionei um sstrato para aqário plantados (meu antigo hobby) que tinha aqui em casa... laterita é o seu nome...
Bonsérgio, então, vi seu post no meu outro tópico... sobre qualidade ao invés de quantidade... me fez refletir um pouco... hj devo ter por volta de umas 20 bacias com plantas, mas, pensando bem mesmo, talvez nem todas sejam "adequadas" para o tipo de bonsai que quero ter... vou refletir mais... sobre esta planta, acho que é a melhor que tenho em termos de material bruto... vamos ver o que faço... |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 06, 2013 7:17 pm Assunto: |
|
|
To com uma azaleia pequena acho q vou fazer um mame dela, vou postar fotos aqui tbm já é meu xodó mas nunca tive muita sorte com elas rs. _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 10, 2013 1:26 pm Assunto: |
|
|
Fala gente...
estou pensando em promover uma desfolha nos galhos para porde avaliar melhor a estrutura da árvore... ainda estou na dúvida com relação a separar ou não os troncos, apesar de estar pendendo mais para manter os mesmo...
minha dúvida é sobre esta desfolha.... as brotações apesar de em grande volume ainda são bem novas... tive dando uma olhada e ainda não parecem ser lenhosas (estão com o caule verde)....
seria prudente fazer esta desfolha agora? isso poderia comprometer o desenvolvimento das brotações?
minha ideia seria a seguinte:
desfolhar a planta no próximo final de semana e achar um caminho e postar aqui para comentários;
no final de semana seguinte fazer a intervenções que decidir com a ajuda de vocês, que poderão ir desde apenas um descarte de brotos não interessantes até a separação da planta em duas..
Abraço,
Clayton |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 10, 2013 1:46 pm Assunto: |
|
|
para clarear um pouco mesmo antes da desfolha...
usei duas fotos do início deste tópico e fiz uma projeção dos troncos que poderiam ser podados para manter uma única planta.... me basiei na ideia de não haver troncos cruzado na árvore, que é um dos defeitos desta planta...
as marcas vermelhas seriam os cortes e os troncos com linhas verdes seriam os eliminados... meio confuso... desculpe-me.
um outro ângulo
 |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 1:54 pm Assunto: |
|
|
Clayton,
Na última foto que vc postou, se possível, eu separaria o tronco mais da direita, pois me parece ser uma outra planta. Me perdoe caso não seja, mas pela foto parece que é. Assim, vc terá uma segunda planta para trabalhar, sem contar que assim como está, vc terá que eliminar aquele tronco mesmo para poder dar sequencia ao teu trabalho. Assim, se vc preferir, pode ter uma planta (esquerda) com 2 troncos, e a outra planta já com certa conicidade (direita) até, calculo eu, uns 20 cm de altura. Aí é só trabalhar o nebari e as ramificações posteriormente. Mas, como sou iniciante amador, ainda deixo aberto para me corrigirem os mais experientes. Mas é o que eu faria!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 3:14 pm Assunto: |
|
|
Clayton A são muitos ramos partindo da base, logo terás que simplificar a planta para poder planejar sua estrutura. Lembrando que em bonsai muitas vezes "menos é mais"... |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 10, 2013 4:03 pm Assunto: |
|
|
Simba, então, minha primeira ideia, qdo comprei a planta foi justamente essa.... mas aí fiquei na dúvida vendo outras plantas no fórum.... deixar os dois troncos juntos não poderia me gerar uma material de melhor qualidade, mais potêncial? como será a primeira planta que irei trabalhar estou com mais receio do que chamar a primeira menina para sair
Arzivenko, tambem enxerguei que a planta está sem condições de dar um rumo pelo número de brotações... daí a dúvida (dúvida essa pela minha inexperiência é claro), o que seria melhor:
descarto alguns brotos agora para dar um "limpada" na planta e poder ter sugestões de vocês
ou
desfolho estes brotos mas mantenho as ponteiras para não perder um "potêncial" broto para o começo do trabalho com a planta? |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 4:41 pm Assunto: |
|
|
Olha Clayton, o teu bom bonsai de amanhã depende das decisões acertadas que vc toma hoje! Se a gente toma a decisão errada, aí poderemos atrasar o desenvolvimento da planta em vários aspectos. Entendo o seu medo, pois também sou iniciante.
Permita-me narrar um episódio que aconteceu comigo, para ver se te ajuda a acostumar com a idéia da poda. Peguei uma jabuticabeira linda, que na realidade eram 2 plantas também, e com a mais grossa fiz uma poda radical. Deixei com não mais que 25 cm de altura, uma planta que tinha mais de 150 cm. Ou seja, antes ela era 500% maior que hoje. A outra planta, deixei exatamente como ela estava, o tronco era mais fino, mas ambas eram de bom calibre. Resultado: a mais fina (sem poda) está com as folhas e flores caindo e a mais grossa (podada e deixada sem folha nenhuma) está brotando por tudo. Ambas estavam florindo para darem frutos quando fiz a intervenção. Imagine quanta "pena" senti, mas se eu não fizesse na época, não faria mais até ano que vem. Tudo isso prá esperar as brotações, selecionar galhos, deixar crescer, posicioná-los, podá-los, esperar brotarem de novo, e assim seguindo este ciclo.
A coisa é assim, leva tempo, precisa de paciência mesmo! E quanto a sua planta, como a azaleia gosta de brotar baixo prá formar arbustos, eu já retiraria todos os brotos e galhos baixos e daí prá frente existem 2 possibilidades (que eu vejo, deve ter bem mais!):
1 - Vc separa as plantas, nos cortes conforme seus riscos em vermelho, ou seja, os 2 troncos da direita = uma planta e o tronco da esquerda todo em verde = outra planta. A planta da esquerda, eu podaria o galho da esquerda mesmo, no risquinho verde da primeira bifurcação. O tronco seria a parte bifurcada da direita, que eu podaria logo acima desta bifurcação, uns 2 ou 3 dedos.
A planta que ficou com 2 troncos, deixaria o tronco mais fino um pouco mais baixo que o tronco mais grosso, pois esta é uma das características que definem o estilo de bonsai de 2 troncos. Aí é esperar ambas as plantas brotarem em cima para formação da copa e vai deixando crescer livre, até fazer a próxima intervenção.
2 - Vc não separa os troncos, mas poda radicalmente todos eles, bem como os brotos baixos. Aí espera brotar e crescer livremente.
De novo, espero não estar falando besteira, Arzivenko me corrija se eu estiver. Mas digo isso baseado nas fotos do amigo Clayton e no humilde conhecimento que consegui agregar até agora aqui com o pessoal do forum.
Qualquer que seja o caminho tomado para a planta, gostaria de acompanhar a evolução dela!
Abraço e espero que entenda meus comentários, mesmo que um pouco confusos!! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|