|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Seg Out 14, 2013 9:52 am Assunto: |
|
|
Opa, beleza, sem pressa! |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Seg Out 14, 2013 10:55 am Assunto: |
|
|
Vinícius Fernandes escreveu: | Em minha humilde opinião, acho q vc tem q cuidar dessas raízes altas. Você tem q ver se a continuação do tronco, abaixo dessas raízes altas, possui ramificações finas ou é apenas a pivotante. Se tiver ramificações, espere a planta se recuperar e corte fora essas raízes altas que não contribuirão em nada pra seu futuro bonsai. Se não houver ramificações, ou seja, for a pivotante, o melhor é cortá-la um pouco abaixo dessas raízes altas, que serão o novo nebari. abç |
Vinícius, muito obrigado pelos comentários. É o seguinte, eu deixei estas raízes justamente para tentar compor o futuro nebari da planta, já que estão bem desenvolvidas. O obstáculo atual é que na intervenção que foi feita na planta para poda drástica e transplante, as raízes capilares sofreram demais, apesar do meu cuidado. Já não havia muitas raízes na verdade, restaram bem poucas. Eu então estou tentando estimular um crescimento radicular um pouco abaixo destas raízes altas. Futuramente, a ideia é mesmo cortar a parte mais baixa do tronco, até porque vou precisar alocar a planta num vaso com menor profundidade do que a atual bacia onde ela se encontra agora. Mas para isso, preciso que existam raízes suficientes na parte da planta que vai ficar, ou seja, acima de onde precisarei cortar. Acho que ano que vem vou poder intervir novamente nesta planta para fazer este "abaixamento" de tronco e descer um pouco o nebari ao nível do substrato, de modo que um vaso de treinamento mais raso harmonize com a planta.
Ah, e Victor, hoje a noite quero ver se posto as fotos mais atualizadas dela. Não mudou muito, só alguns brotos!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 16, 2013 2:37 pm Assunto: |
|
|
Conforme prometido (ainda que atrasado!), seguem as fotos atualizadas:
A brotação começou com força, mas agora tá meio preguiçosa, as folhas não abrem, será que preciso caprichar mais no adubo?
Abraços _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 16, 2013 5:05 pm Assunto: |
|
|
Massa!! Só não ranca nenhum broto, acho que não precisa de adubo. |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 01, 2013 10:17 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Agora estou com a planta que veio no mesmo vaso que a jabuticabeira que postei anteriormente. No começo, quando comprei, achei que ambas fossem uma só planta, mas não eram. Ainda bem! Aquela de antes vai ser uma jabu hokidashi.
Esta que posto agora, nasceu para ser uma moyogi (na minha humilde opinião de não sabedor de quase nada!). Sei que as jabus na natureza não se comportam assim, mas... dado o formato sugestivo do tronco, pensei nesta hipótese. Gostaria de opiniões para saber se o tronco assim poderá ser uma planta no estilo moyogi mesmo. Do substrato até o último corte sugerido em cima em vermelho, são aprox. 45 cm.
Abraço a todos!
 _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 03, 2013 3:05 pm Assunto: |
|
|
Alguém critica? _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 03, 2013 6:41 pm Assunto: |
|
|
Simba, coloque rapidamente a planta que está brotando sob sol pleno! e adube!! Perdi uma jabuticabeira que catei de uma praça porque ela brotou e deixei ela ainda a meia sombra....
Boa sorte!
A planta que vc postou, a última, pode sim ser trabalhada no estilo moyogi,e os cortes ficarão bons. |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 03, 2013 8:19 pm Assunto: |
|
|
Elas tão lá já Victor! Sol na medida que pega na minha sacada né... =) No inverno pegava sol de montão quase o dia todo, agora já pega só 30 cm de sol, bem na pontinha da sacada, das 10h até às 15h no máximo. Verão pega zero sol aqui. Pro ser humano é ideal! Quero ver as plantas!
Abraço. _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Nov 04, 2013 8:53 pm Assunto: |
|
|
Si8mba, sobre a primeira planta, beleza de brotação. Aquele galho fino está muito longo, deixa a brotação firmar mais um pouco e corte ele pela metade, pelo menos. Outra coisa, ainda é tempo de dar uma cobrida nesta raizes, coloque mais substrato até encher o escorredor e se as raízes ainda ficarem nuas coloque algum musgo, folhas secas ou algo assim para encobrir elas. A planta sofre muito com o sol batendo assim nas raizes, além disso ela correm o risco de secar. Também como o amigo diz que quer fazer o futuro nebari com elas, é necessário que elas fiquem cobertas para ir formando raizes capilares. A exposição de raizes enquanto a planta ainda está em formação é só prejuízo para o bom desenvolvimento. No mais não vejo problema em fazer moyogi de jabuticaba, já vi por aí ótimos trabalhos desta espécie neste estilo. Apenas cuidado para no futuro não formar aqueles patamares separados e definidos pois isso sim não fica bem para a espécie. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 05, 2013 8:21 am Assunto: |
|
|
Valeu Elio,
As plantas já foram cobertas com substrato extra para estimular aumento nas raízes capilares. A idéia do musgo realmente é muito boa, mas pensei em colocar um esfagno na volta do tronco abaixo das raízes que tinham ficado acima do substrato a fim de também estimular o aparecimento de raízes capilares. Será que vale a tentativa de se fazer um "mini alporque" logo abaixo daquelas raízes grandes?
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 05, 2013 8:32 am Assunto: |
|
|
Esfagno é musgo  |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 05, 2013 8:37 am Assunto: |
|
|
Sim sim Victor, mas entendi que o Elio tinha sugerido para jogar aquele musgo mais comum verdinho por cima para cobrir! Só justifiquei o esfagno para tentar o estímulo para novas raízes, mediante uma tentativa alporque.
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 27, 2013 12:34 pm Assunto: |
|
|
Alô galera!
Quando eu me preparava prá meter o serrote onde eu achava que precisava cortar, olha o que a danada me apresenta:
Não será um banquete de frutas, mas pelo menos vou poder fazer minha cachacinha de jabuticaba caseira!! Oooo delícia de fruta! Em breve atualizo o status daquela outra jabu que foi o motivo do início deste post.
Abraço! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 02, 2013 12:41 pm Assunto: |
|
|
Salve salve galera!
Segue o futuro hokidashi de jabuticabeira que resolveu soltar os brotos de vez. Uma dúvida que ainda tenho a respeito da melhor condução desta planta é se devo agora retirar os brotos múltiplos que nasceram no mesmo lugar, deixando apenas um em cada local, ou se devo deixar crescer livre e escolher os ramos que vou utilizar sem cortar os outros por enquanto. Já vi pessoas fazendo as duas coisas, mas não sei o que fazer neste caso. Seguem as fotos:
Panorâmica com referência de escala:
Lateral:
Frente:
Cima, com o detalhe do dedo apontando o galho que o Elio bem sugeriu que eu cortasse, e assim o fiz:
Cima mais afastado:
Habitante da bacia de treinamento!!
É isso aí, aguardo sugestões para poder encaminhar da melhor maneira possível este que é um dos meus primeiros trabalhos neste mundo do bonsai!
Abraço a todos _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 4:24 pm Assunto: |
|
|
Não vejo nenhum problema e sim benefícios em eliminar os galhos indesejáveis, ainda mais os que saem do mesmo ponto... depois fica um calo feio...
Está ficando bem legal, parabéns! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|