|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Maio 27, 2015 12:40 am Assunto: |
|
|
Prezado Elio
Obrigado pela disponibilidade de tempo (ouro nos tempos atuais!!!).
Referente aos dois galhos, creio que se refira aos dois do lado esquerdo da primeira foto, correto?
Estava realmente ali minha maior dúvida: cortar o galho mais grosso, o segundo do lado esquerdo.
Então, vou retirá-lo agora já e como eu pensava também em retirá-lo lá pelo fim de julho creio que será uma boa.
Os outros galhos estão menos que um lápis, mas estão quase chegando a isso.
Então, como fiz a aramação no sábado, acho que dentro de uma semana posso tentar fazer um zig-zag para os lados.
Vou atualizando, obrigado. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 08, 2015 2:26 pm Assunto: Atualização - Yamadori |
|
|
Boa tarde pessoal!
Hoje fazendo o yamadori da pitangueira que estou conduzindo à uns dois anos com a ajuda de vcs.
Eis duas projeções, com foto inicial da frente escolhida (por enquanto), com uma poda básica:
Minha escolha se baseou na segunda foto (da esquerda para direita) pois:
- Movimento do tronco é bom;
- O lado escolhido poderia ser fundos, onde o nebari é melhor, entretanto as cicatrizes dos cortes aparecem mais;
- Existe possibilidade de raízes nesse lado, assim como no fundo;
- Já há uma pré escolha dos galhos, direita, esquerda e fundos.
- Nessa ótica, o futuro segundo galho "esquerda" pode ser baixado de forma a preencher o
espaço negativo deixado pela retirada do antigo segundo galho esquerdo.
Agora sempre me vem à cabeça: o quanto cortar desses galhos (distância do troco principal)?
O ápice eu tenho uma ideia de onde podar...
Opiniões serão levadas em conta, com certeza...
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 10, 2015 12:53 am Assunto: Finalização Yamadori |
|
|
Boa noite!
Enfim depois de um bom esforço na retirada, foi assim que ficou:
As duas fotos da esquerda, podem ser a frente.
Havia escolhido a primeira de cima, que embora esconda os cortes feitos anteriormente, perde um pouco o nebari.
Já a segunda foto, que inicialmente seria "fundos", tem mais raízes aparecendo desse lado,
mas deixa mais à mostra os cortes feitos na primeira intervenção.
Ela tem boa distribuição de raízes. Algumas estão mais abaixo e preferi deixá-las enterradas nesse momento.
A altura está boa? Olhando agora me parece um pouquinho alto...
Abraço à todos. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Ago 10, 2015 8:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Seph!
Todo o trabalho realizado até agora está bem feito!!! Agora eu esperaria as novas brotações surgirem para ver o que deixar e o que retirar.. Outro ponto importante é quando decidir o que vai deixar crescer somente aramar e deixar crescer para a planta se recuperar. Trabalhar para ir deixando os galhos mais baixos com espessura maior e os demais irem afinando conforme são mais altos..
Vai dar um bonsai bonito!!
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 11, 2015 2:12 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho até aqui Luciano. como disse o Gilson, é por aí. Quanto a frente, sugiro escolher sempre o melhor nebari como é de costume. Esta espécie cicatriza facilmente os cortes, tenha o cuidado de em breve corrigir os cortes a fim de facilitar a cicatrização. No mais vai indo bem. Parabéns! abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 13, 2015 9:09 am Assunto: |
|
|
Gilson e Elio!
Obrigado pelas dicas.
Vocês acham que a altura do corte no galho ápice está boa?
Os galhos foram cortados muito longe do tronco principal?
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Qui Ago 13, 2015 9:07 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que poderiam ser mais curtos sim, mas como disse antes espera brotar pra decidir o que fica e o que deve sair. O galho mais baixo por exemplo está bem comprido, mas creio que ele deveria ser um pouco mais grosso e par isto deveria ser deixado crescer mais do que os demais para depois ser reduzido. O ápice eu achei que a região do tronco onde estão os dois últimos galhos está faltando um pouco de conicidade ( no tronco), talvez isto possa ser resolvido cortando um pouco mais abaixo e elegendo o galho como novo ápice, ou talvez, quando brotar novamente isto nem faça diferença.
Agora é uma questão de ir realizando as operações necessárias como poda e aramação e entre uma operação e outra muita observação para decidir o melhor caminho com calma. Considero a fase inicial a mais importante porque se você conseguir um bom material de partida, praticamente tudo que se fizer depois só vai acrescentar carater a planta, já o contrário não ocorre, ou seja, se o material de partida é ruim por mais que se faça não se consegue algo convincente.
Abraço |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 16, 2015 9:31 am Assunto: |
|
|
Obrigado Gilson, pelas dicas.
A redução será feita, sim.
Como o transplanta está feito, deixarei que brote novamente, deixando a planta se recuperar do stress.
A seguir caso surjam galhos abaixo dos que ficaram e melhor colocados, serão ajustados.
Abraço. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|