|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 9:44 am Assunto: |
|
|
A lajota é para não surgir a raízes pivotantes, estimulando o crescimento lateral, o nebari abre, facilitando o plantio futuro em vaso raso. Pode ser usado qualquer outra coisa como obstáculo. Uma madeira, um cd, uma tampa de plástico, de panela...enfim, algo que ofereça o obstáculo e desvio.
O espaçamento é necessário pra não emaranhar uma com a outra, dificultando a remoção mais adiante. Isso pode ser controlado com poda anual de raiz. Como espaço não é grande em relação a quantidade de mudas, acho que no mínimo 30cm né?
Preparando o solo:
Isso vai depender de alguns fatores. Qual o tipo de terra do local? Se formos usar areia, qual adubo e/ou fertilizante dispomos pra complementar?
A serragem, como mencionei é muito eficaz. É leve, drena e retem umidade. As raízes desenvolvem muito bem no meio. Pode ser encontrada em lojas de materiais de construção que trabalhem com o corte de madeira, fábrica de móveis, etc. Quando não te dão um saco cheio, te cobram 1 ou 2 reais...vale muito a pena! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Henrique Kiko
Registrado: 18/09/12 Idade: 42 Mensagens: 34 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 11:41 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | A lajota é para não surgir a raízes pivotantes, estimulando o crescimento lateral, o nebari abre, facilitando o plantio futuro em vaso raso. Pode ser usado qualquer outra coisa como obstáculo. Uma madeira, um cd, uma tampa de plástico, de panela...enfim, algo que ofereça o obstáculo e desvio.
O espaçamento é necessário pra não emaranhar uma com a outra, dificultando a remoção mais adiante. Isso pode ser controlado com poda anual de raiz. Como espaço não é grande em relação a quantidade de mudas, acho que no mínimo 30cm né?
Preparando o solo:
Isso vai depender de alguns fatores. Qual o tipo de terra do local? Se formos usar areia, qual adubo e/ou fertilizante dispomos pra complementar?
A serragem, como mencionei é muito eficaz. É leve, drena e retem umidade. As raízes desenvolvem muito bem no meio. Pode ser encontrada em lojas de materiais de construção que trabalhem com o corte de madeira, fábrica de móveis, etc. Quando não te dão um saco cheio, te cobram 1 ou 2 reais...vale muito a pena! |
Marco,
Irei utilizar então alguns compensados que tenho lá em casa, bem como a serragem porposto por vc. A terra lá de casa é vermelha. Será que se eu misturá-la com àquelas terras que se compra (vegetal); sendo que me parece que já vem adubada, seria uma boa? Obrigado! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 3:10 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Se vç conseguir montar um substrato leve e drenante...blz
As vezes estas terras vermelhas compactam fácil, teria que dar uma verificada antes do seu uso. As terras pretas tb compactam. Tem que escolher bem antes de comprar!
Serragem de média pra grossa(não a fina), + uma terra bem adubada = vem bora! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|