| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 41 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 7:00 am Assunto: |
|
|
illex e badu, esse meu flamboyant http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=abad&.dnm=4e8b.jpg&.src=ph
consegui diminuir bem o tamanho das folhas com sucessivas pinçagens, a Cissa que me explicou isso ontem (terça feira) (mas eu nao conhecia na época por pinçagem, só retirava as folhas do ápice para estimular as brotações laterais) e as folhas do meu flamboyant estão com pelo menos metade do tamanho das folhas de um flamboyant que cresce nas praças!
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 7:19 am Assunto: Re: Flamboyant |
|
|
Fernando, parece que um dos galhos perdeu as folhas. Não tenho visto o flamboyant em bonsai por onde tenho andado. Parece que é difícil manter as folhas e galhos. Alguém tem experiência sobre esta árvore para ajudar?
Fique impressionado com a árvore mostrada pelo Illex logo abaixo.
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 7:28 am Assunto: |
|
|
Mário, o galho perdeu as folhas sim, não sei porque, pode ser porque eu cortava as folhas de vez eu quando!!! _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 9:08 am Assunto: Flamboyant |
|
|
Fernando, vamos esperar algum amigo com experiêcia na espécie. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 10:09 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal
tb não tenho experiëncia com flamboyant, mas lí em algum tópico que parece que a espécie não gosta de poda de galhos, e o ideal seria tracionar os galhos para baixo, assim incentiva novas brotações... o Ratto deve dar uma luz pra gente... fala aí Ratto, kd vc  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 10:32 pm Assunto: |
|
|
Um tempo atrás fiz essa edição para elucidar um pouco do meu trabalho com o flamboiant:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=250235&size=3
Como conselho, digo que é melhor fazer de fato a tração, pois estimula o crescimento de novos brotos no dorso/lateral do galho tracionado. O Delonix regia - vulgarmente chamado de flamboiant, naturalmente ocorre o “secamento” de alguns galhos em bonsai e em exemplares plantados no chão também.......isso é da natureza da espécie.
Quando você tira a folha por completo, digo retirando a haste(pecíolo) também, dificulta ainda mais o surgimento de novos brotos, não sendo a melhor maneira para se conseguir um maior número de galhos.........Na maioria das vezes ví que que os galhos pinçados secam também.......
A dicotomia se dá quando podamos, mas para esta espécie pude perceber que não funciona bem assim, ou seja a tração seria a melhor alternativa. Conseqüentemente quando você faz a tração, a margem do galho tracionado seca......não se assuste, pois logo depois irão surgir novos brotos no dorso deste galho. Isso é devido, acredito eu, pelo modo que a auxina atua neste espécie. A auxina nada mais é do que o hormônio vegetal encontrado em diversas espécies de plantas e ela, assim como outros hormônios, são responsáveis pelo crescimento do vegetal. Então este se concentra na parte mais superior da planta, pois ele é que a faz crescer sempre em busca de um melhor lugar ao sol, sacou ?
As margens da planta mais exposta ao sol ficam repletas desse hormônio e assim os novos brotos vão surgindo.......conseqüentemente a planta vai crescendo, óbvio !
Outra coisa interessante também, é que desenvolvi um jeito para estimular as projeções basais nos exemplares de bonsai. Essas projeções ocorrem nos flamboiant plantados em praças e calçadas......
Bem, faço incisões próximo a base e no sentido das raízes laterais que existem na planta.
Caso queira que eu fale mais sobre isso é só me cobrar depois, falou ?
Isso é para que esta mensagem não fique longa demais e também para não virar um monólogo, ok ?
Qualquer dúvida a mais estarei por aqui !
Abração, |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 10:43 pm Assunto: |
|
|
Realmete o efeito ficou muito interessante.
Vale à pena tentar.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 10:56 pm Assunto: |
|
|
ratto, nao ficou claro pra mim o porque da raspagem na raiz, ou perto dela... vc poderia explicar?
vc que é o artista que fez o flamboyant que foi postado aqui anteriormente???? aquele flamboant florido?
conte pra nos...
|
|
 |
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 11:14 pm Assunto: |
|
|
Meu exemplar ainda não floresceu, mas acredito que esteja perto disso !
As fotos dos flamboiant floridos foram conseguidas na internet.........Aquele Bunjin por exemplo, creio que seja do Pedro Morales, conhece ?
O outro exemplar acredito que seja a espécie Caesalpinia pulcherrina e não sei quem é o autor da façanha.........
Quanto as incisões, não "raspagens", são feitas para se reproduzir com fidelidade no bonsai o que ocorre com exemplares plantados no chão......
Essas são feitas com um bisturi ou estilete no tronco próximo a base e respeitando o sentido das raízes laterais. Essas incisões iniciais, não chegam ainda nas raízes, e sim bem próximos a elas. No futuro você poderia ou deve fazer nelas, pois dá um efeito bem real, entende ?
Como sugestão, escolha umas 5 raízes apenas e faça essas incisões para constatar o que eu estou te dizendo e depois poste aqui para que a gente possa ver, falou ?
Escolha os exemplares de flamboiant que estejam com pelo menos uns 2,5 cm de diâmetro de tronco.....
[]ão |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 11:21 pm Assunto: |
|
|
certo ratto, vou fazer isso sim, mas ainda nao dá, pois nao tem nenhuma raiz exposta ...
o troco do meu deve ter uns 4cm de diametro
|
|
 |
|
Enviada: Qua Fev 09, 2005 11:27 pm Assunto: |
|
|
Antônio,
Não precisa ter raiz exposta para fazer tal trabalho, ok ?
Use um hashi para visualizar as raízes laterais de sua planta .........também o diâmetro do tronco não importa, pois se fizer as incisões como estou te descrevendo, estas projeções basais irão surgir, ok ?
Atenciosamente, |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 10, 2005 12:15 am Assunto: |
|
|
certo, entendi agora. Posso fazer isso em qualquer época do ano?
|
|
 |
|
Enviada: Qui Fev 10, 2005 6:40 pm Assunto: |
|
|
Não pode !
Faça apenas quando estiver em plena atividade.....
Agora ainda dá tempo caso queira fazer. No inverno não é conveniente tomar esse procedimento, pois a planta está com o seu metabolismo baixo, ok ?
[]ão |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 10, 2005 9:37 pm Assunto: |
|
|
obrigado Ratto, amanhã mesmo vou fazer!
|
|
 |
|
Enviada: Qui Fev 10, 2005 9:53 pm Assunto: |
|
|
Depois manda as fotos, falou ?
Tenta retratar toda a evolução deste trabalho de modelagem.
Bom trabalho !
[]ão |
|
|
 |
|