Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Fev 25, 2005 8:06 pm Assunto: |
|
|
Fernando, usei somente as telhas... quanto mais nova e laranja, mais dura...
Usei 2 tipos de peneira tb. Consegui fazer uns 10 litros com 7 telhas.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 26, 2005 9:22 pm Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Éeee, mas não deu certo não... acho que o extrusor não é próprio.
Realmente ele parece triturar até pedra, mas saiu mais pó do que outra coisa e em determinado momento travou a máquina...
Exprimentei pelo método das 2 peneiras do Sergivaldo e consegui, porém haja telha e braço... pois ele pode dizer melhor, mas para se fazer um escorredor são necessárias umas 6 telhas.
Abração. |
Olá Pessoal,
Gostei muito da idéia do moinho para triturar o carvão: vou tentar conseguir um desses para moer o carvão.
Acho que moer tijolo, no braço, não é moleza: haja bolhas na mão!!!
Felipe, quando vou quebrar os tijolos faço-o sem pressa. Me sento tranquilamente no meu banquinho e, aos poucos, vou esmagando-os.
O segredo é não bater o martelo com muita força, pois assim irá sobrar muito pó. Em uma hora de trabalho dá prá conseguir uma boa quantidade. Como não é todo dia que troco o substrato dos meus bonsai, não tenho pressa de consaguir uma grande quantidade (e olha que não tenho poucas plantas!!!).
É muito legal que novas idéias estejam surgindo.
Um abração a todos,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Dom Fev 27, 2005 7:11 pm Assunto: |
|
|
Olá "carvoeiros"
eu gostei muito da idéia de se fazer substrato de carvão. Eu já ouvi falar muito disso mas nunca usei.
Mas de qualquer forma é mais uma idéia. Por isso que este forum é mais rico em informações que muita universidade.
Para moer no maretelo como o Sergivaldo falou, eu me lembrei de quando era criança nós moíamos vidro para fazer cerol de pipa, nós colocávamos o vidro na meia e batíamos com um martelo ou marreta. Isso pode ser feito com o carvão ou o tijolo/telha. Pode-se colocá-los em uma fronha ou saco de pano e dar a marretada. Espero q seja mais uma dica para os "carvoeiros" (eheh)
Um abração a todos
Anselmo Dutra |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Dom Fev 27, 2005 8:37 pm Assunto: |
|
|
Uma vez me disseram (acho que foi o João Chaddad) que o carvão de madeira tinha alguma substância que poderia prejudicar os bonsai, mas era só lavar que estava tudo bem.
O Hidaka sensei faz mudas por estaca e alporquia somente com carvão de casca de arroz e disse que é o melhor que tem.
Uso carvão comum moído em todas as misturas de terra que uso. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Fev 27, 2005 9:01 pm Assunto: |
|
|
Então cinzas de lenha, nem pensar???
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 5:30 am Assunto: |
|
|
Amigos,
O problema de usar cinzas é que à partir delas se extrai a soda cáustica, usada p. fazer sabão. Nossos avós lavavam as cinzas e com a água retiravam a soda. Portanto deve-se lavar várias vezes o carvão ou os restos de lenha quimada.
[]s.
Jackson |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 10:46 am Assunto: |
|
|
OK Jackson,
Essa informação eu desconhecia.
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 12:18 am Assunto: |
|
|
então, provavelmente, o problema é o pH, que é muito alcalino. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 12:26 pm Assunto: |
|
|
Pessoal<
Não quero dizer que não pode usar as cinzas, eu não uso, pode ser que alguém utilize para diminuir a acidez do substrato, porém deve ser difícil determinar a quantidade para não fazer às plantas.
Alguém que usa cinzas pode nos dar a dica?
Jackson |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 12:36 pm Assunto: |
|
|
Jackson acabei de exprimentar em algumas plantas aqui... (Tiro no escuro!)
Depois de um tempo, se você lembrar, sobe esse link que eu digo.
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Mar 01, 2005 7:49 pm Assunto: |
|
|
Olá Companheiros,
Vou tentar ver onde li sobre esse assunto, mas penso que o problema está é no tipo de lenha de que ele é composto, segundo referia não pode ser de qualquer árvore.
Se encontrar colo aqui.
[ ]s
Castro |
|
|
 |
Chris Roger Pires
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 3:07 pm Assunto: |
|
|
Pessoal
Naõ sei qual é o metodo usado pelo mestre Hidaka pore utilizo o carvão da palha de arroz misturada ao substrato assim como fazemos com o carvão uso em minhas jaboticabeiras aceroras serissa ligustru pitangueiras e agora to fazendo teste em aulguns buxos que acabei de reenvasar ,uso tambem para estacas de primaveras.
Nas estacas e na alporquia uso somente ele sem a adição de terra.
e os resultados são otimos.
uma perguntinha,posso usar o carvão em ulmos ,carmonas e jurema branca.
Abraços _________________ Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 8:31 pm Assunto: |
|
|
Chris, usa puro em estacas? E tem boa sustentação?
Castro, se lembrar dessa informação, por favor me diga, ok?
[]'s _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|