|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 7:57 pm Assunto: |
|
|
Antonio Castro escreveu: | Olá Companheiros,
Para os mais receosos acerca desta Técnica, está retratada na Revista "Bonsai Actual" n.83 - pag 35
Foi efectuada num Pinheiro Branco " de Kabudashi a Fukinagashi ", pelo Mestre Kimura.
[]s
Castro |
Olá, Antônio Castro!
De que técnica você se refere?
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Abr 24, 2005 5:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Lando,
Á técnica de separação (corte vertical com serra eléctrica) do tronco em vários neste caso do artigo em três.
Ele para os afastar não o fez com tensores, colocou ráfia e aramou de seguida.
Penso que intenção dele ao usar esta técnica de corte, tenha sido a simulação de um tronco que foi atingido por um raio e dividido em 3 e posterior exposição ao vento.
Como referi anteriormente pode ser vista na Bonsai Actual n.º 83 que penso ser fins de 2001 aproximadamente.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Dom Abr 24, 2005 7:36 pm Assunto: |
|
|
Ok, Antonio.
Pensei que estivesse falando da Kamikase.
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 12:15 pm Assunto: solução glicosada |
|
|
O termo "soluçao glicosada" me chamou a atençao. Alguém poderia me dar mais detalhes de como estimular a brotação?
valeu |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 7:18 pm Assunto: Re: solução glicosada |
|
|
Leilton Lima escreveu: | O termo "soluçao glicosada" me chamou a atençao. Alguém poderia me dar mais detalhes de como estimular a brotação?
valeu |
Leiton,
Solução glicosada é soro a 5% de glicose que vem num frasco de 500ml e que você pode comprar em quaisquer farmácias.
Em posse desse produto você diluirá mais 500ml de água filtrada num recipiente (garrafa pet, por exemplo) para obter uma concentração indicada a 2,5%...
Feito isso, pulverize a solução nas suas plantas sempre ao entardecer (crepúsculo) e pela manhã. Durante o dia inteiro, horas de maior incidência solar, é que os estômatos* dos vegetais estão mais abertos para realizarem a absorção do gás carbônico e por conseguinte a realização da fotossíntese. Por esse motivo, é fundamental que a planta esteja bem hidratada.
A aplicação dessa solução glicosada ajuda para que a planta não fique desidratada durante o dia, e também pode implicar na brotação - a torna propícia... Outrossim, o solo (substrato), deverá concentrar umidade suficientemente necessária para atender esse controle hídrico, porque a abertura dos estômatos também tem relação com o fluxo d'água no interior da planta. Se esse fluxo for baixo, você verificará o contrário: o fechamento dos estômatos seguido da murchação das folhas, podendo ocasionar a morte da planta.
Pela compreensão desse mecanismo natural, entende-se também que a aplicação dessa substância pode ajudar no surgimento de brotos, uma vez que se hidratam as gemas que antes estavam no estado de vida-latente.
* Estômatos são estruturas minúsculas responsáveis pelo fluxo de água e dos gases carbônico e oxigênio. Elas se encontram em toda parte tenra do tronco (nas gemas, por exemplo), mas sobretudo nas folhas. Essas estruturas são importantíssimas para os vegetais, porque estão intrinsecamente relacionadas com os processos de respiração e transpiração, e também a fotossíntese...
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 8:33 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
Escrevi um monte de coisas, mas acabei não comentando o porquê da aplicação do soro glicosado...
Bom, o processo metabólico de abertura e fechamento dos estômatos é um assunto bastante complexo e está relacionado à diversos fatores.
O fator que nos leva a aplicar o soro glicosado sempre ao final da tarde tem a ver com o fechamento dos estômatos à noite por causa da diminuição da taxa de açucar (sacarose) nas células.
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 9:30 pm Assunto: |
|
|
Atenção!
Em tempo:
Onde se lê: "Feito isso, pulverize a solução nas suas plantas sempre ao entardecer (crepúsculo) e pela manhã."
Leia-se: Feito isso, pulverize a solução nas suas plantas sempre ao entardecer (crepúsculo).
Pela manhã, você pulveriza água pura mesmo! Tudo bem?
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 2:35 pm Assunto: |
|
|
Poxa, isso é que é aula!
Muito obrigado pelas informações
Leilton
Lando escreveu: | Atenção!
Em tempo:
Onde se lê: "Feito isso, pulverize a solução nas suas plantas sempre ao entardecer (crepúsculo) e pela manhã."
Leia-se: Feito isso, pulverize a solução nas suas plantas sempre ao entardecer (crepúsculo).
Pela manhã, você pulveriza água pura mesmo! Tudo bem?
Até mais, |
|
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 1:37 pm Assunto: |
|
|
Leiton,
Disponha.
No que eu puder ajudar, ajudarei.
Mas isto não foi uma aula!
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Seg Jan 02, 2006 3:15 pm Assunto: Ipe Amarelo |
|
|
Pessoal comprei um Ipe amarelo, de 3 anos, quase 2 metro de altura, so tinha galhos na copa, muito alto pra bonsai, perguntei ao vendedor se daria pra podar ele mais em baixo, ele falou que ele ccertamente morreria, mesmo assim comprei pois lembrei da poda kamikase. Não deu outra cheguei em casa e detonei cortei a uns 40cm de altura e apliquei os cortes conforme a figura. hoje faz uma semana e fui dar uma olhada nela e adivinhe?!!!! Ela MORREU.
Não nada disso ela esta brotando por todos os lugares. Grande materia essa vou ver se consigo uma maguina e vou tirar umas foto e publicar aqui.
Abraços pessoal. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Dfas

|
Enviada: Dom Ago 13, 2006 4:15 pm Assunto: |
|
|
mui doido esse metodo..
pode ser feito com qualker planta???
demorou mais ou menos qnto tempo pra brotar???
abraçs... |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Ago 13, 2006 4:38 pm Assunto: |
|
|
Dfas,
Não sei te responder essa pergunta, porém, quero parabenizá-lo por essa descoberta. Um grande tópico, que realmente merece estar aqui em cima novamente. São muitas as dicas e boas as observações.
Agora é esperar para alguém que tenha realizado este procedimento poder nos falar de sua experiência.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Dfas

|
Enviada: Dom Ago 13, 2006 4:49 pm Assunto: |
|
|
cmo sou meio novo por aki...sempre desenterro alguns topicos hehehhehe
 |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Dom Ago 13, 2006 6:17 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Não sei te responder essa pergunta, porém, quero parabenizá-lo por essa descoberta. Um grande tópico, que realmente merece estar aqui em cima novamente. São muitas as dicas e boas as observações.
Agora é esperar para alguém que tenha realizado este procedimento poder nos falar de sua experiência. |
Acho que desde que o caule não seja muito duro não tem problema. Um, dos dois ficus que estou fazendo com a minha tia eu apliquei essa tecnica (o outro ficus foi uma pode drastica comum no inicio desse ano), mais isso foi a umas duas semanas (acho que nem deveria ter feito isso porque estamos no inverno ) bom como faz pouco tempo que eu fiz não tem como eu te dizer se vai dar certo ou não, mais a planta esta respondendo bem e ate agora não tive nenhum problema, proxima sexta eu vou na casa dessa minha tia e vou tirar umas fotos pra mostrar pra voces. Estou até precisando de algumas ideias, quem sabe voces não me ajudam, eu so fiz o kamikase nela porque eu estava sem ideias e ela tinha poucos galhos atraentes, espero que com essa técnica em tenha mais galhos e inspiração.
Abraços |
|
|
 |
Dfas

|
Enviada: Seg Ago 14, 2006 11:23 am Assunto: |
|
|
keru ver as fotos hein hehehe...
estou kerendo aplikr essa tcnica!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|