|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 1:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, ainda continuarei a me considerar um leigo nesse assunto, embora arrisque um palpite ou dois.
Creio que o redimensionamento ficou menos impactante, mas não sei se mais atrativo, se é que se pode compreender tal indecisão....
De qualquer forma, temos em voce um ótimo artesão para moldar nossas idéias, mostrando para todos, com sua arte, uma nova visão dos nossos anseios em construir algo inusitado e surpreendente.
Certamente, linhas e traços, quando bem executados, permitem construir algo que, tal como o bonsai, antes não passava de simples rabiscos. Juntar esses rabiscos e formar uma obra de arte não é tarefa para nós, leigos. Não aspiro a tanto, mas alegra-me poder ver, em sua arte, representados minhas pretensões bonsaisticas....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 1:34 am Assunto: |
|
|
É nick, também concordo. Tirar a árvore também não funcionou....
mas está longe do clima do primeiro, que por sinal fiz uma versão noturna que ficou ainda mais astral. O photoshop é fantástico neste aspecto. trabalha-se até não saber mais para onde ir, que é o caso aqui em questão.
Agora é dar tempo ao tempo para saber ao certo o que procede. Como sempre o simples nada tem de fácil e o vazio que enche e participa da imagem algo bem complexo de alcançar na pintura e nos bonsai.
Valeu imensamente por sua sinceridade e sensibilidade. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 2:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, naquele link que traz lindos desenhos de artistas japoneses, dos quais voce selecionou alguns para mostrar aqui no forum, há alguns que vislumbrei apenas traços, não sei se nanquim ou outro recurso, em que há apenas a insinuação de algo maior.
Talvez pudesse voce, com sua criatividade e excelencia em desenho, fazer algo parecido, ou até melhor, com esse desenho em particular. Apenas mostrando algo tracejado (não sei se esse o termo correto), ao invés de um desenho totalmente preenchido. Talvez dessa forma tivesse o vazio que citas, vez que, ao riscar os contornos, sem no entanto fechar o risco, poderias mostrar essa paisagem desnudada, mas ao mesmo tempo repleta, vez que os elementos principais estariam ali, ainda presentes, sem no entanto "roubarem" a cena entre eles.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 2:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, desculpe a continuação, sem esperar resposta, mas é que encontrei um novo site, sobre KAKEMONO e achei que talvez possa interessar ao nobre amigo:
http://lejardindekanojo.free.fr/kakemono/kakemono.php
Está em francês, mas não é lá um idioma tão complexo quanto nihon go (japonês) de maneira que creio voce não terá dificuldades em ler.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 2:55 am Assunto: |
|
|
que maravilha de site nicky,
Destaco este bonsai que é um dos mais belos que já vi (ou serão meus olhos leigos)
e que apresentação. Perfeição é a palavra. Até a graminha sob a árvore que parece separada dela ficou estranhamente perfeita.
Já ganhei a noite. O programa dos vasos que estava a revisar fica para depois. Vou passear...
 _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 4:04 am Assunto: |
|
|
Mas voltando, agora eu sem deixar tempo para sua resposta, para você entender. O meu primeiro kakemono tem um vazio mais oriental mesmo, o vazio é o branco do papel ou da seda, sob o qual entram manchas de nanquim, por vezes totalmente suaves, com um cinza bem claro. O belo kakemono do site que você indicou é deste tipo.
Neste meu outro, o deste tópico, queria algo mais ocidental, nacional, e por que não dizer, pessoal.
O Hiroshide, que com certeza você conhece, faz gravuras sobre madeira onde predominam as chapadas de cor que cobrem completamente o branco do papel. Não há a mesma leveza típica da mancha. Mas para conquistar esta leveza etérea da mancha não há necessariamente que usar o recurso de manter o branco do papel. Os ocidentais por vezes alcançam o etéreo de maneira totalmente diferente. O vazio é por vezes cheio de coisas. Para exemplificar isso deixo aqui um estudo de base totalmente preenchido e cheio de uma trama que acaba por formar uma espécie de vazio, de onde começam a aparecer duas montranhas.
Não é que partilhe do preconceito ocidental de ter de ser original, é só uma necessidade de entender a questão trabalhada por ambas culturas, em todos os seus aspectos e facetas (questão do vazio).
Agora, o oposto ao disforme e etéreo é a forma nítida e material. Este contraste dos opostos dá caráter e identidade aos combatentes - a forma e o disforme.
Pensei então em colocar uma árvore somente, nítida, trabalhada e com estilo determinado, de um lado e o vazio, seja lá qual for, de outro. Não queria perder o trabalho, que tenho gostado muito, de desenhar as árvores entende...
Divaguei né? _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|