|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Mar 29, 2007 4:25 pm Assunto: futuro |
|
|
AMIGOS, Como NORDESTINO, tenho o maior orgulho de ver como esta sendo gerado o BONSAI VERDE E AMARELO, a partir de iniciativas como as de voces! SERGIVALDO e BERGSON , abriram a avenida para os outros trafegarem! Meu sonho e que esta interaçao entre os NORDESTINOS, aconteça ! Ganharao todos , ate nos! Gosto muito das plantas tradicionais, mas nao sao nossas! Cara e tudo isto mostrado por voces e material de coleta, certamente! Daqui fico torcendo por voces. ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Mar 30, 2007 9:03 am Assunto: |
|
|
As nativas dão a todos maiores oportunidades de obter material de qualidade para fazer bonsai, diferente das tradicionais, em que muitas vezes não se consegue material ou se se consegue é muito caro e de qualidade e potencial duvidosos e por serem plantas oriundas de climas adversos causam muitas perdas aos iniciantes.
Não sou contra as tgradicionais, tenho várias (pinheiro negro, tridente, ulmus, etc) mas pretendo investir bastante nas nativas. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Mar 30, 2007 8:12 pm Assunto: |
|
|
Luciano e João,
Concordo plenamente com vcs, embora não abra mão de alguns clássicos como o Pinheiro Negro e o Ácer (que por sinal ainda estou tentando conseguir) acredito sinceramente que o caminho é investir mais nas nativas pois etas tem muito potencial, não se pode mais discutir a qualidade de um Piteco, de um Pau Mulato ou de uma Umburana, além é claro Jabuticabeiras, Pitangueiras.... Temos que não só valorizar mais tais espécies como também divulgar para todo o mundo que nós também temos material de excelente qualidade. Faço côro com vcs em tudo que for relativo a este assunto. Abraços fraternos. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Mar 30, 2007 8:47 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!
Todas as plantas que utilizamos para bonsai são válidas mas.....
VIVA AS NATIVAS !!!!!!!!!!!!!!!!
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Seg Abr 02, 2007 8:57 am Assunto: |
|
|
as nativas ainda vão dar muito o que falar e não só no Brasil. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Abr 02, 2007 8:10 pm Assunto: |
|
|
joaoporto escreveu: | As nativas dão a todos maiores oportunidades de obter material de qualidade para fazer bonsai, diferente das tradicionais, em que muitas vezes não se consegue material ou se se consegue é muito caro e de qualidade e potencial duvidosos e por serem plantas oriundas de climas adversos causam muitas perdas aos iniciantes.
Não sou contra as tgradicionais, tenho várias (pinheiro negro, tridente, ulmus, etc) mas pretendo investir bastante nas nativas. |
Olá João
Concordo plenamente com a tua opinião
A maioria das "tradicionais" de cá são as nativas de lá, por isso à que explorar todas as potencialidades que estão mais à mão e de mais fácil sustentatibilidade.
O "meio termo", é o caminho.
Os extremos roça sempre o fundamentalismo e como resultado só afasta em vez de congregar, mesmo que seja o mais correcto , com o tempo o pessoal vai-se adaptando às Autoctones e começar a vê-las com outros olhos, sem ter que ser quase empurrado, seguramente darão tantas ou mais alegrias que as outras de fora...
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
IPAVIE
|
Enviada: Seg Abr 02, 2007 9:31 pm Assunto: |
|
|
Grande Glauco!
Realmente espetacular o viveiro do Emanuel e muito nobre da sua parte compartilhar com os amigos. Celso boas fotos cara, continue nos presenteando com as mesmas.
Cara imagine minha angústia, tão perto e não tenho tempo para dar uma chegada lá no dia 14, mas haverão outras oportunidades.
Parabéns ao artista Emanuel e aos amigos Glauco e Celso. _________________ Até Breve!
Iano Pavie |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 03, 2007 8:56 am Assunto: |
|
|
A medida que o pessoal "descobre" OS MASSETES de cada espécie elas vão se poipularizando, a velocidade desta popularização é diretamente proporcional à boa vontade das pessoas compartilharem as experiências pessoais.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Qui Abr 05, 2007 10:00 am Assunto: |
|
|
Meu caro Iano,
uma pequena correção... as fotos do viveiro do Emanuel (muito boas, por sinais!) são da autoria do nosso amigo Glauco.
Em breve postarei algumas minhas, dos Bonsai que lá adquiri, pois eles ainda estão se recuparando de algumas intervenções feitas.
Um abraço e não perca a chance de conhecer ïn loco", o trabalho do Emanuel.
Celso. _________________ Celso Rubens Vieira e Silva
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
fone: 33675262 |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 06, 2007 2:55 am Assunto: |
|
|
Ora Ora!!
onde eu estava que não tinha visto isso aqui! acabei de ver as fotos lá
no grupo yahoo e vim correndo para conferir se o pessoal tinhas postado-as aqui,e não é que sim! Este é um bom exemplo que as nativas a cada dia adquirem o devido respeito,não desmerecendo as alienígenas,que são muito belas porem como o pessoal já disse,muitas não são adaptadas.então é isso ae dia 14 vamos lá denovo,e agora o grupo todo !
abraço _________________ Bonsai para sempre....
Bruno S.Freitas
Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube
Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/
bs_freitas@hotmail.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 06, 2007 6:09 am Assunto: bonsai |
|
|
Excelentes os troncos dessas nativas. Alguns nebari expressam toda a força e garra dessas plantas, o que transmite certa harmonia entre as raízes e o tronco.
Creio que o convite do colega de voces, para que ao retornarem, levem suas tesouras de poda, é bem interessante, no sentido de que, para que essas plantas adquiram mais vida e fiquem ainda mais belas, falta-lhes apenas uma estruturação mais técnica em suas copas.
É certo que, em se tratando de um yamadori, nem sempre é possível trabalhar a parte aerea da planta, visando estilizá-la dentro dos padrões classicos japoneses. Mas ao menos creio ser possível, com critério, paciência e trabalho constante, conseguir melhorar, e muito, a estruturação da parte aerea, através de podas sucessivas de refinamento, estruturando as copas para que tenham maior impacto visual.
Vejamos, como exemplo do que estou escrevendo, as plantas nativas do amigo bonsaista Sergivaldo Costa. Aliadas ao belo tronco de suas nativas colhidas via yamadori no sertâo, há toda uma técnica visando uma formação harmonica da copa com o tronco e o nebari, o que resulta em belos espécimes, sem descaracteriza-los, mas ao contrário, realçando ainda mais sua beleza natural. São bonsai em toda a sua contextualização.
Em boa hora voces contataram o colega de voces, Emanuel. Aliados a seu empenho amadorístico, ao recolher tão belos espécimes e adequá-los a vasos apropriados, onde mostra uma técnica rudimentar na formação de tronco e nebari, ainda que com bons resultados, falta-lhe contudo o verniz do refinamento quanto à formação de galhos e acabamento da estruturação aerea.
Mas tenho certeza que, com o empenho dos nobres colegas e sua ajuda, poderá ele, em breve, ter em mãos realmente um material de primeirissima qualidade, como vemos nas plantas do Sergivaldo, Luiz Galvão, Pedro Torquato, dentre outros grandes do nordeste.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
IPAVIE
|
Enviada: Sex Abr 06, 2007 10:30 am Assunto: |
|
|
Obrigado Celso pela retificação. Amigo Glauco desculpe, devo ter me confundido, quando li sobre a autoria das fotos, desta forma transfiro o que eescrevi para o Celso. _________________ Até Breve!
Iano Pavie |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 10, 2007 7:54 am Assunto: bonsai |
|
|
Fico satisfeito em ver corrigido o engano do nobre colega.
Mas fico triste em ver que não souberam ou não quiseram responder às minhas colocações. Nosso forum está deixando de ser um ponto de encontro para discussões saudáveis e tornando-se apenas um local de encontro (rendez-vous) sem nada que preencha de maneira satisfatória esse espaço tão útil quanto importante, criado pelo nosso nobre amigo Dom Mário, justamente para isso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 10, 2007 10:07 am Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Nicky,
O tempo se encarrega de ajustar os detalhes, devemos sim continuar com as devidas colocações, questões e principalmente dúvidas, sem nunca esquecer nosso bom humor que é o que tempera e ameniza nossas vidas.
Por vezes tópicos e/ou comentários que faço se perdem ao tempo, ficam sem respostas, é normal de acontecer é algo cíclico, existem interesses e interesses, mas nossa principal obrigação é manter vivo este fórum com boas conversas e desenvolvimento sobre a arte bonsai.
Devemos sim continuar firmes, sempre trazendo novos assuntos e mostrando detalhes e locais que muitos desconhecem, é esta nossa contribuição, ser gentil e exigente. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 10, 2007 1:11 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!
Gostaria de saber dos amigos foristas se a opinião que vou colocar é correta:
Ao fazer um yamadori, antes da retirada da planta já devemos idealizar o que pretendemos fazer.... Issoé correto ?????
Gostaria muito que tivesse por aki muita gente praticando bonsai e que fosse convidada um dia para levar as ferramentas e ir ajudar o dono a melhorar suas plantas.......eu iria correndo e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|