FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sergivaldo cadê você, estamos sentido sua ausência!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 6:04 pm    Assunto: araça Responder com citação

FABIANO, Esta planta e de origem nordestina, da area litoranea de la ! Ela aparece aqui no forum , em varios estagios desde a coleta ate sua finalizaçao!
Gente este ato de pirataria, tem um bom intento, mostrar este gigante que pertence ao amigo SERGIVALDO.
Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,

Este bonsai é um dos exemplares que considero ser um dos melhores da minha pequena coleção.

Entretanto, até o presente momento, ainda não consegui identificar realmente que espécie é esta. Acredito tratar-se de uma mirtácea.

Seguindo orientação de um amigo, coletei um ramo em flor e o coloquei entre folhas de um jornal, prensando-o dentro de um grosso livro. A idéia é encaminhar esse material para alguém que tenha acesso a um laboratório de botânica ou herbário e que possa, enfim, identificá-lo.

Em nosso primeiro contato, uma pose ao lado do meu filho (agosto/2000)

Após a primeira poda drástica e pronto para ser "sacado":

Dois anos após, se recuperando em um largo caixote de madeira:

E hoje, enfim, repousando num vaso feito exclusivamente para ele:

Por favor, ajudem-me a identificar este gigante!!!

Um grande abraço,

Sergivaldo
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Pois,

Este é o genuíno

YAMADORI !!!!!!

Quem atiraria a primeira pedra????

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 8:24 pm    Assunto: procura Responder com citação

FABIANO, Estou a procura de umas materias sobre a coleta de caliandras , pelo nosso AMIGO SERGIVALDO. E que este forum e muito grande e achar a coisa especifica e dificil! ATT. LUCIANO.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Luciano,

Já compartilho com vc a admiração pelo trabalho de Sergivaldo, se antes tinha intersse em participar do Encontro Nordestino agora anseio que chegue logo o dia marcado. Esta planta é simplesmente maravilhosa, aprendi a gostar e admirar bastante este tipo de gigantes e esta em especial tem uma qualidade enorme. Obrigado por compartilhar estas imagens conosco. Abraços fraternos.

Ps. Vc já viu o tópico "UMBURANA IDOSA" ? É mais uma Umburana de Emanuel que Celso adquiriu na última visita que fizemos a seu viveiro, acredito realmente que as Umburanas chegaram para ficar e estão chamando a atenção, rsrsrsrsrs.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 7:50 am    Assunto: planta Responder com citação

GLAUCO, Vi a planta mencionada! E um exemplar magnifico! A sua tambem, alias estas nos devendo fotos dela! O nosso companheiro FERREIRA, postou uma planta muito comum na area dos sertao baiano: QUIXABEIRA. E outra planta local , que deve ser prestigiada. Voltando as plantas e aos EMANUEL e SERGIVALDO. Eles tem um ponto marcante nos seus trabalhos. A importancia que dao ao sistema radicular. E o tamanho das plantas. O encontro nordestino sempre nos da um material visual maravilhoso! Esperamos ansiosos. ATT. LUCIANO.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 9:28 am    Assunto: Sergivaldo e o ambiente Responder com citação

Fabiano, Luciano

Eu também espero com ansiedade a volta do Sergivaldo ao nosso convívio. Este formidável bonsai dele, bem como outras plantas que não sabemos se são variedades diferentes da mesma espécie ou se são espécies diversas mas parecidas, são chamadas popularmente de araçá (araçá-de-jacú, araçá-piroca, araçá-negro, etc.), pelo fato de produzirem pequenos frutos. No entanto, a maioria não é do gênero do araçá comum (Psidium), mas do gênero Myrcia, também da família Myrtaceae. Na verdade, quando solicitamos a análise botânica, a maioria é identificada como Myrcia multiflora, apesar de serem um pouco diferentes entre elas. Esta identificação imprecisa não chega a ser um problema para nós bonsaístas, embora seja um grande problema para a pesquisa em botânica sistemática.

Na minha opinião, o grande problema, é o fato de todas elas estarem em rápido processo de extinção, não por causa da coleta para bonsai, mas pela degradação do ambiente litorâneo para a construção de condomínios próximos às praias, que é o ambiente natural destas espécies. Nas minhas férias, estive em uma praia paraíbana, onde o Sergivaldo, Rejane Liberal e eu pudemos constatar a queimada de uma grande área com dezenas de exemplares de um destes araçás, para a construção de um condomínio. Foi triste, de chorar, ver os belos troncos transformados em carvão e cinzas. Embora seja proíbido por lei, acredito que a coleta destes exemplares nestas áreas de queimadas seria uma maneira de tentar salvar as espécies, para que pelo menos na forma de bonsai elas possam um dia ser corretamente identificadas e estudadas pela botânica. Muitas destas espécies já devem ter desaparecido e outras desaparecerão, se a lei continuar impedindo a coleta e permitindo a queimada, sem obrigar à retirada dos exemplares das áreas em que as construções são autorizadas.

Se formos capazes de nos organizar, podemos propor ao IBAMA que, ao autorizar a limpeza de uma área, obrigue o proprietário a remover as plantas para ambiente similar ou a avisar às associações de bonsaístas para que possamos remover as plantas e tentar salvá-las da morte certa pelo fogo ou pelos tratores, com provável extinção de várias espécies, cujo único ambiente natural são os tabuleiros costeiros.

Desculpem a mudança repentina de foco, mas eu acho que podemos também pensar nas plantas que trabalhamos como parte importante do ambiente e fazer a nossa parte para preservá-lo, mesmo que seja como bonsai. Esta é a idéia do Museu do Bonsai de Pernambuco, mantido pela Rejane Liberal, no Espaço Ciência, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco.

Creio que nesta cruzada podemos contar também com a grande ajuda da experiência e conhecimento do Sergivaldo. Mas se considerarem adequada uma discussão neste sentido, posso transferir esta idéia para um novo tópico. De qualquer maneira, eu acho que o nobre amigo Sergivaldo não deixaria de participar desta discussão.

Um grande abraço,

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

vc virou o tópico, mas foi causa nobre, se quiser originar um novo, estarei lá!

Vc tem toda razão, queimar pode, coletar não! Me dá náuseas!

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: