FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Exposição de pre bonsai?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 11:46 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:

Com efeito, sendo o penjing uma arte chinesa, fazer uso de uma planta de acompanhamento (kusamono ou shitakusa) não iria ficar adequado. O mesmo vale para o kakemono, que faz parte de uma composição japonesa (a velha triangulação: kakemono, kusamono, bonsai).
Mas é claro que isso vale para os outros. Afinal, estamos no Brasil, país tropical, reconhecido mundialmente pelo famoso "jeitinho", de maneira que, se voce assim o quiser, poderá estar combinando esses elementos e tirando deles toda a beleza que isso implica, né? Wink

Talvez possa fazer a apresentação do penjing à parte, e, em outro conjunto, uma apresentação de bonsai+kakemono+kusamono(shitakusa ou suiseki), complementando e aprimorando ainda mais essa que será uma bela exposição, tenho certeza. Very Happy

Hiiii nicky, Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
Agora não sei.... Confused Confused Confused
A segunda sugestão seria a melhor mas só tenho os penjing.

A ignorância é um problema. Intuitivamente já estava em dúvida sobre o kakemono. Estou a sentir que talvez fique mais limpo e profissional não colocá-lo. As pinturas entrariam com o que seria a sua função ou algo assim.
Talvez ele isole o penjing mais do resto do que ajude a unir tudo em um conjunto. .....
Rolling Eyes Rolling Eyes o problema é que as pinturas em nossa dura realidade, são meio caras e, por isso, difíceis de serem vendidas, e com o kakemono, por ser infinitamente mais em conta, pretendia defender algum vil metal. Creio que só na montagem vai dar pra sentir o que é o ideal, mas sua informação já me inclina para deixá-lo de fora.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 12:17 am    Assunto: Responder com citação

Valeu pelo apoio Darkaso.

Marçal,
Trata-se de uma coletiva intitulada, ,,,,

perai é mais fácil colocar o material que recebi a pouco.

como vê tem bastante gente, dentre os quais ... um japonês Kazuo e o outro não sei se chinês ou japonês pois não conheço.

Castro,

sua posição corrobora ainda mais a necessidade de ser menos afoito em mostrar tudo o que se está a fazer e abdicar do kakemono. De fato vai ficar meio misturado demais. Fica para uma outra ocasião.

Por sinal pessoal de niteroi, papa goiaba, muito cá entre nós, saibam que vou tentar ver se consigo com o curador um espaço na agenda para realizar uma exposição de bonsai no solar. Já havia comentado isso e creio que agora será uma boa oportunidade na medida em que a árvore atraia alguma atenção dos visitantes. Afinal já é um pé la dentro desta outra arte.

agradeço o apoio e as dicas.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 12:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Caro amigo, se a intenção é defender um "troquinho", não há por que não expor, juntamente, seus kakemono. Há um interesse generalizado pelas cultura oriental, seja japonesa, ou chinesa ou qualquer outra. Então, meu caro, exponha essa arte e venda o que puder. Boa sorte!!! Very Happy

Só não esqueça as nossas fotos, hein? Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Nobre colega Nickyfury,
existem coisas que, apesar de convenientes, realmente não valem a pena. Quando imaginamos uma determinada coisa, nossa vaidade, muito estrategicamente, obscurece as outras possibilidades de leitura. Suas observações e as do Castro me fizeram ver sobre um outro ângulo. Imagine uma única árvore no meio de uma sala cheia de pinturas. Se colocar um kakemono a seu lado ele, mais do criar uma ponte com as demais obras como havia imaginado, criará uma ligação tão forte com o penjing que isolará a dupla do restante da sala.
Não é que eu tenha ficado preocupado em seguir ou não as normas de outra cultura, por mais interesse que ela possa ter. Pelo contrário, não me parece que a cultura japonesa ou chinesa precisem ser divulgadas ou alimentadas. São culturas milenares que já tem sua força. Me interessa alimentar é a cultura Brasileira. Meu interesse nestas cultuas, assim como na pré-colombiana e indiana, se dá no sentido de neutralizar um pouco a forte influência da cultura européia e norte americana.
Não foram só as constelações contidas na bandeira brasileira que coloquei na versão noturna de meu kakemono. Há soluções de espaço e forma que não são orientais. Creio que devemos seguir o exemplo destas culturas que um dia criaram suas estéticas e concepções. Afinal não foram só os orientais que criaram paisagens imaginarias com rios cascatas e montanhas. Este motivo foi desenvolvido por muitos pintores ingleses e italianos também. Devemos ser inspirados pelos motivos e não pelas soluções. Pela gênese, pelo processo, e não pelo resultado. Em nossa cultura antropofágica é um cuidado que devemos ter. Na pintura eu sei como ter este cuidado. Nos bonsai e Penjing não, pois sou demasiado iniciante. Creio que isso caberia ao bonsaistas mais experientes e que tem uma grande produção. Me parece que para os bonsaistas brasileiros isto é até relativamente fácil pois nossos pau-mulatos e nossos pitecolobiuns sugerem muitas vezes soluções próprias e singulares que nada tem com a tradição de outras culturas.
Caro amigo, por fim é duro ouvir “se a intenção é defender um ´troquinho´". Só os amigos tem esta fraqueza que nos faz revisar nossos princípios. Não optei por ser pintor, professor e muito menos fazer penjings, por dinheiro. Esta foi uma preocupação e colocação ingrata de minha parte. Sei que não foi uma crítica de sua parte pois afinal preocupar-se com isso é hoje uma circunstância geral. O estado de penúria que nossa sociedade impõe a quem opta por este tipo de trabalho por vezes nos faz perder mesmo o tino. Enfim, sei que você não poderia saber nada disso mas para mim foi uma chamada ao rumo correto. Agradeço a franqueza e retomo a primeira frase, existem coisas que, apesar de convenientes, os amigos nos fazem ver que realmente não valem a pena.

Duprat
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2007 10:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Agora, uma coisa voce pode fazer com seus kakemono: fotografá-los e mostrá-los para nós, aqui no forum. Se estiverem todos à venda, sempre poderemos entrar em contato, via MP ou email, para negociarmos o preço. Uma obra de arte dessas, certamente eu gostaria imensamente de estar comprando do nobre amigo, para enfeitar minha "tokonoma" (quando eu tiver uma, é claro.kkkkkk).

Sem brincadeira, Duprat. Se o nobre amigo se dispuser a vender qualquer dessas peças, peço que considere minha proposta acima, e nos brinde com sua apresentação aqui neste espaço ou na parte do forum especifica para isso, quando então poderemos estar escolhendo e fazendo os lances, ok? Very Happy

Isso se o nobre amigo não conseguir um espaço a mais no local da exposição, para mostrar esse lindo e maravilhoso trabalho e acabar vendendo tudo, não sobrando nadica para nós, né? Sad

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 2:33 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy Very Happy Laughing Very Happy Laughing Very Happy Laughing
Estou feliz da vida pessoal. Retirei todos os arames dos contados 32 que a árvore tinha e só foram necessários recolocar dois. Inclusive aquele arame grosso que estava a chamar a atenção e que estava ali pra criar um ângulo naquele ramo. Tive de puxar o ramo para baixo com um fio mas o angulo ficou no lugar.
Besteira né? alegria de pobre é pouca coisa. hehe.

Nichfury como disse no topico do kakemono estou preparando uma página em meu site com todos os detalhes... amanha a noite ja devo colocar no ar.
quanto a venda adianto que para você e para o pessoal aqui do forum faço qualquer negocio, parcelo, dou abatimento, faço mesmo o preço que acharem que vale. Claro cobrindo pelo menos meus custos. Wink
Gostaria somente de ter mais variedades mas ando fazendo um pouco de tudo e isso acaba nao sendo muito produtivo.

Duprat
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 11:05 am    Assunto: Responder com citação

Ola Duprat,

eu achei a ideia do nick muito boa, coloque as fotos dos seus kakemonos aqui para que possamos ver.

um abraço
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Joao e amigos do forum,

já está no ar a página com todos os detalhes do trabalho do kakemono.
quem tiver interesse em adquiri-lo ou simplesmente ver os detalhes cilque aqui;
Kakemono

Duprat
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:58 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Essa apresentação ficou show de bola, garoto. Quero ser o primeiro a cumprimentá-lo e tambem encomendar uma peça dessas para mim. Por gentileza, informe o valor via MP, ok? Very Happy

Gostei particularmente da descrição: idade estimada: 100 anos. Cara, isso é para os meus trisnetos curtirem, hein? Wink

duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

oba,,, Laughing Laughing Estou lhe mandando um mail ok.
A tinta com durabilidade estimada é a chamada desta gráfica. Isso porque a maioria das tintas sao feitas de anilida e servem só para livros e impressos simples de curta durabilidade, além de sensíveis a umidade. Conservam-se mas não em exposição permanente a luz. São anilina.

Quando a tinta é composta de pigmento, como neste caso, ai é diferente. Temos pinturas que remontam ao egito com cor vibrante e inalterada. creio até que a estimativa é sob condições extremas em sol direto, mas como a informação é esta, claro, prefiro mantê-la. Usei tb cola para tecido usada para fazer por exemplo bainha de calça sem costura (cada detalhe desse a gente apanha....). O material colado pode tb receber umidade e até ir para a maquina de lavar (milagres da técnologia). Claro que o kakemono não convém um procedimento tão radical, mas estas informações são úteis pois assim você fica ciente que ele pode ser exposto no jardim (em algum lugar coberto) e que se com o tempo a poeira acumular pode perfeitamente passar uma esponja macia com água para limpa-lo.

Duprat
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 9:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Essas informações adicionais, deverão vir na etiqueta, né? Laughing Laughing Laughing

Brincadeirinha!!! Very Happy

Vou ficar aguardando o email para conferir.
Um abraço.

duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 27, 2007 1:27 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal
Tô acabando de chegar Very Happy Very Happy

Duprat

Editado pela última vez por duprat em Sáb Abr 28, 2007 12:58 am; num total de 1 vez
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 27, 2007 1:41 am    Assunto: Responder com citação

A primeira da para ver melhor a situação.

A segunda, com luz de flash horrível, dá para ver um pouco melhor a árvore sem os arames.

Rolling Eyes Rolling Eyes Sabe que eu gostei da combinação Rolling Eyes Rolling Eyes

mesmo se trantando de um lugar mais para o colonial....
Vou começar a pensar mais seriamente nisto.......

obs: meus quadros estão em outra sala.

Duprat
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 27, 2007 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Duprat,

Sinceramente lindo a colocação do Penjing, a arquitetura do local fez um contraponto com a paisagem.

Fiquei satisfeitissimo como resultado.

Parabéns!

Coloque fotos de seus quadros, nos dê esta oportunidade...

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 29, 2007 4:10 am    Assunto: Responder com citação

Amigo bergson,
agradeço o apoio. O pessoal que era de outra área tb gostou. A casa é um solar antigo recentemente restaurado. Os elementos de arquitetura e decoração são muito presentes no local. Por isso não é um local tipico nem para exposição de quadros.
O pessoal mais tradicional deve estar achando um horror. Mas particularmente gostei.

Duprat
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: