|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 1:46 pm Assunto: |
|
|
Bah. Então ele é quase um bonsai "por natureza" realmente. Acho que dá um valor maior ainda ao estilo varrido pelo vento..... _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 2:47 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!
Amigo Fabiano, plantas do Tramujas - MEU MESTRE - são tudo de bom....
Fotografe algumas e poste para vermos e babarmos e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 3:29 pm Assunto: |
|
|
Pois é Ângela,
Aqui na loja eu vendo bonsai by Tramujas, foi muita sorte ter conhecido a Belvedere, onde ele trabalha, ficamos amigos mas somente relações comerciais, quem me dera ele fosse meu mestre...
Meus bonsai eu não vendo, um ou outro que não fica do meu jeito td bem, mas não tenho produção pra isso, Regina, minha esposa, fica doida que eu só compro plantas e não vendo nenhuma, sendo que este é nosso negócio, mas eu só fico rindo...
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 5:29 pm Assunto: |
|
|
Fabiano!
Primeiro deixe eu te puxar a orelha!
4 horas após a primeira postagem vc já ficou impaciente por não ter tido respostas.............!!!....e a paciência de bonsaísta???.......rsrsrsrsrs!!!!
Desculpe a brincadeira.
Cara, que planta maravilhosa!
E, assino embaixo (se é que minha assinatura vale alguma coisa) o que o Ferreira disse.
No momento oportuno eu trocaria o vaso. Eu vejo assim: Fukinagashi é uma planta longilínea horizontalmente, portanto o vaso tbém tem que ser. Laje ou no mínimo ovalado. É minha visão, não necessariamente a correta.
Um grande abraço e parabéns!!
Elio _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 2:01 pm Assunto: |
|
|
Fabiano.
Salta um varrido conforme pedido...
Depois que ele fizer muitas brotações pode ser feita essa compactação de copa...
Acho q uma laje pra ele seria perfeito...
Abração. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 4:42 pm Assunto: |
|
|
Élio meu amigo, puxão dado, vc tem razão! Foi minha primeira planta mostrada aqui no forum, e ela ainda é polêmica, pelo menos eu acho, técnica um pouco complicada... Fiquei com medo de ficar isolado, mas fui precipitado, tenho bons amigos aqui que não me deixariam falando sozinho!
Esse vaso que ele está é oval, mas um orgânico cairia muito melhor, eu sei! Tomarei providências qdo eu e o bonsai estiver pronto para a substituição.
Grande abraço e obrigado!
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 4:47 pm Assunto: |
|
|
Paulo, vc está arrebentando!
Realmente agora vi que tenho que me livrar de muito bonsai para ficar com este no qual o desenho sugere.
Acho que ainda terei de gastar mais umas garrafas daquela que está de parâmetro de tamanho para fazê-lo!!
Agradaço muito sua participação aqui, sei que n é fácil ficar perdendo um tempão desenhando isto, e por isso lhe sou muito agradecido!
Vou guardar com muito carinho e se um dia ele tiver essa tendência, já tenho o projeto, no mais continuo com ele deste jeito.
Grande abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 10:01 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano
Estive of line estes útimos dias, mas agora estou muito contente em ver este belo trabalho
Acho bastante difícil conseguir estilizar um "varrido pelo vento", porém vejo que esta árvore está bem dentro do estilo...
faria as alterações sugeridas pelo Ferreira e Elio e depois colocaria ela no fórum CENTRO DE EXPOSIÇÃO!
Abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 2:08 pm Assunto: |
|
|
Valeu Fabiano...
Quando canso de projetar concreto, aço e vidro...Desenhar árvores me dá momentos de lazer...
Abração... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
muito obrigado pelas suas palavras, irei fazer isso no início da primavera, depois mostro como ficou.
Paulo,
Sorte sua encontrar em seu ofício, escapes para laser, parabéns pela sua vocação e talento.
Abraço amigos e obrigado
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 6:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano,
Respondendo à solicitação do amigo, vou tentar opinar algo,...e é apenas a minha opinião, Ok .
Eu não tenho nenhuma arvore dessa espécie, logo não posso/vou pronunciar-me acerca dos seus cuidados.
Quanto ao Fukinaghashi, gostei...parece-me bastante prometedora... bonita mesmo .
Se fosse minha, para já deixava-a recompor-se para depois ver o que efectivamente deveria ser feito... agora é o estágio da "Paciência" e o que vemos agora, pode não ser aquilo mais correcto no futuro...por isso na dúvida, não se corta...dá-se tempo para maturar as ideias.
O óbvio nem sempre é o melhor caminho, mas na maioria das vezes no simples, reside o Belo...por isso, se foi forjada pela mãe naturesa nesse sentido, no actual momento não vejo porque tenha que ser mudada... parece-me ser mais sensato aproveitarmos essa vantagem.
Nesse contexto, como trabalho a fazer neste momento, penso que apenas me limitava a aramar/modelar o ramo que está mais alto, tentava conferir-lhe uma inclinação similar ao restante conjunto, assim como aos ramos à sua esquerda.
Ao fazê-lo, tentaria com que estes não ficassem com uma aparência demasiado estática...procurava torná-los mais sinuosos ( como que a denunciar a sua luta pela sobrevivência)...mas com a devida precaução para que "fique algo por dizer" e, não se cair na tentação das Simetrias...ou no demasiado perfeito.
O Problema da Copa, não é um problema verdadeiro, para já não necessita dela...agora, para além da Paciência é a modelação da estrutura Secundária, após isso, a terciária fará o resto que necessita.
O mesmo se passa em ralação ao vaso, ela está em progressão/treino, não necessita para já de um vaso "xpto" de Bonsai...embora reconheça que nestes, já lhe darão uma melhor noção de conjunto ao efectuarmos as ditas modelações.
Gostei Bonita árvore...
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 7:55 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Castro,
Obrigado por sua opinião neste tópico, com certeza eu o aguardava e tinha certeza que o faria.
Vou tomar estas precauções e farei mesmo estas modificações, só esperarei até a primavera, que creio, terei novos brotos, se Deus quiser...
Daí, tendo resposta de sua recuperação de saúde, farei o que me foi sugerido, embora já olhe pra ela vendo com um ápice mais baixo, sem acabar com o shari, tvz apenas reduzí-lo, embora ache que ainda fica um pouco comprida.
Farei tbm o trabalho em toda madeira morta, na inserção do tronco superior, tem um belo shari à se fazer aparecer...assim como nas filiais do tronco inferior, dando uma ressaltada com algum produto que os clareie, o problema é que aqui não tenho calda sulfocáustica e não pretendo fazê-la pelo incômodo que é.
No mais amigo, mais uma vez agradeço sua participação em minha árvore,
Grande abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|