|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 10:23 pm Assunto: |
|
|
Fabiano, concordo com vc embora não tenha tantos anos de experiência nem nunca tenha ficado recluso em nenhuma caverna em...."onde mesmo ? " rsrsrs. Na realidade o único animal que toca meus bonsais sou eu mesmo, embora minhocas, lesmas, tatuzinhos e outros tentem eu não deixo pq sou muito ciumento, rsrsrs. Brincadeiras a parte Rodrigo, retire todos eles pois eles tendem a competir ou usufruir da saúde de suas plantas, o que com certeza não é benéfico. Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Ralile
Registrado: 01/05/07 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 11:06 pm Assunto: Um resposta leva a outra pergunta |
|
|
Fabiano, Glauco, muito obrigado pela contribuição e bom humor.
Me digam uma coisa, qual o mês que devo realizar o transplante? Qual a melhor combinação de substrato para minha Azaléia?
Abraço!!
Rodrigo |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 11:19 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Em via de regra os transplantes são feitos agora em setembro, no início da primavera quando as plantas recomeçam a brotação com toda força depois do descanso, utilize um bom substrato com areia grossa e pedriscos, sendo que após 40 a 45 dias de cuidados e observações(pós-operatório) vc deve voltar a utilizar fertilizantes com acalma e aos poucos, onde eu sugiro um fertilizante com bastante fósforo para favorecer a floração, recomendo o uso do biofértil de NPK 4-14-8 de aplicação foliar, mas vc pode(deve) utilizar adubação organica (torta de mamona + farinha de osso + biofértil plus 8-9-9 para umedecer), pois na primavera as plantas acordam famintas e principalmente as frutíferas e floríferas necessitam de uma abubação mais forte. Mas lembre-se que adubação deve ser cuidadosa após transplante e que tem o período que não pode adubar para não queimar as raízes novas. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 10:37 pm Assunto: Substrato |
|
|
O que acham da mistura 50% de Argila, 30 % areia grossa e 20% de terra adubada?
Abraço,
Rodrigo |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 10:51 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Esta mistura irá compactar rapidamente, diminua a argila e aumente a areia grossa senão vc não conseguirá drenar corretamente o substrato provocando empoçamento de água o que poderá acarretar apodrecimento de raízes e tronco, além de favorecer o surgimento de fungos. Abraços _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 2:51 pm Assunto: Substrato |
|
|
Me tirem outras dúvidas:
a terra vegetal deve ser peneirada antes de misturada ao pedrisco e argila?
Caso positivo, qual o tipo de peneira que devo usar?
a argila pode ser em pó?
Vocês costumam aquecer a terra no fogão doméstico mesmo?
Obrigado.
Rodrigo |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Não precisa peneirar a terra vegetal se ela for de boa qualidade, a argila pode ser em pó sim, ou como argila expandida, quanto ao processo esterilização do substrato pode ser em fogão doméstico mesmo, ou então vc já compra a terra esterilizada. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 9:45 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
argila em pó vai fazer um estrago muito grande no substrato. Ela irá compactar e virar uma lama grossa, como a argila natural. Portanto, argila em pó nunca.
Ralile,
Use caco cerâmico, você mesmo pode fazer quebrando os tijolos ou telhas. Esta é uma boa forma de usar a argila. Peneirar a terra vegetal ou o húmus de minhoca é uma boa saída garantir a boa drenagem através de uma granulometria maior. Se puder use a peneira de feijão, entre 3 e 5mm. Depois use o que ficou na peneira.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 12:06 pm Assunto: Ajuda |
|
|
Estive viajando durante um período (continuaram a realizar a rega normalmente por mim) e agora que retornei, percebi que minha Azaléia estava com muitos galhos com a cor marrom claro, como se estivessem mais secos que outros, e nestes as folhas secando de fora para dentro.
Percebi alguns pontinhos pretos abaixo de algumas folhas verdes, e ao examinar com mais atenção, percebi que se mexiam, e se curvavam. Retirei manualmente alguns.
Muitas folhas estão parcialmente amareladas, até mesmo em brotos novos.
Sinceramente a aparência não é mais a mesma.
Fui tirar algumas fotos para postar, e vejam, um novo tipo de inseto encontrado. Conclui que os pontinhos pretos são larvas deste inseto.
Poderia ser um ataque de insetos e fungos ao mesmo tempo, em função das manchas?
O que pode ser? Como combato? O que fazer com os galhos destruídos, eles voltam a brotar??
Obrigado e pronto para agir!
Rodrigo. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 6:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Ralile,
Pela foto me parece ser um lacerdinha muito encontrado em folhas de ficus, mas eu nunca ví lacerdinhas em azaléias, quando ataca o ficus a folha se fecha e se enrola ficando com vários pontos entre pretos e marrons. Se for o lacerdinha use o combat spray ou o Dimy, mas não tenho certeza que seja esta praga, vejamos se os colegas tem mais alguma informação para complementar.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Ralile
|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 8:38 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
apliquei Dimy Pronto. Repito após 15 dias?
E quanto aos galhos que ficaram sem as folhas, devo fazer algo??
Obrigado.
Rodrigo. _________________ Rodrigo. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Evite aplicar em excesso o Dimy, pode repetir daqui a 15 dias e depois disso faça uma verificação constante e ao perceber que estão retornando ou surgindo alguma praga nova aplique Combat spray que é feito a base de Neem e por ser natural não prejudica nem a planta nem a quem aplica. Quanto aos galhos sem folhas não se preocupe, que ao retirar a praga a planta se recupera normalmente.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 7:40 pm Assunto: |
|
|
Ralile,
pode ser feita a desfolha também. Esta é uma boa época para desfolha que ajudará a diminuir o tamanho das folhas e aumentar ramificação de galhos. Com a desfolha e aplicação de Dimmy não terá mais praga, só tome cuidado para não deixar as folhas em contato com o solo, forrando o substrato para que elas caiam nesse forro.
Os galhos só dá para saber se estão mortos se você raspar a unha na casca. Se estiver dura e marrom está morto, se tiver como raspar e estiver verde, bem fino, está vivo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|