|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 9:15 am Assunto: |
|
|
fabianoscosta
Muito obrigado pela sua resposta, espero q ela sirva pra tirar a duvida de outros assim como tirou a minha.
Abraços. _________________ EduBessa |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 9:55 am Assunto: |
|
|
Ivanil.
Nesta época o pessoal está fazendo as podas e em função da temperatura amena, conforme o local em que estes galhos estão jogados ou amontoados, podes pegar os que ficaram mais por baixo e estaquiar tranquilamente, mesmo que estiveram jogados aí por 2-3 dias.
Tem também plantas com raízes e que ficaram com um pouco de terra. As folhas murcharam, mas com certeza estas plantas crescerão, se fizeres uma poda drástica e enterrar o tronco.
Quanto às estacas, observe se estão com a casca brilhosa ainda, ou se já tem aspecto de murcho. Se já estiverem murchas é difícil que retornem.
De qualquer modo, coloque num vasinha com água com hormônio enraizador e faça a estaquia.
Dependendo do local e umidade do ar, seria interessante fazer uma micro-estufa, colocando um plástico por cima.
Estaquiar na areia, deixando sempre úmida.
Abraços
Elio |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 11:37 am Assunto: |
|
|
Amigo Ivanil, me perdoe a intromissão em respondê-lo tbm, mas esperemos além de minha resposta que serve apenas como relato de fato, o amigo Elio no qual foi solicitado.
Certa vez em menos de 1 mês acho eu, achei várias estacas de todas as grossuras de goiabeira, algumas bem grossas.
Coloquei em areia pura, já tenho uma estourando brotos, de uns 40cm de alt. e 3 a 4 cm de grossura. Não sei se vão vingar as outras, mas como disse, achei no lixo, sem folhas, mas arranhei o caule e vi q ainda estava verde, por isso investi na estaca.
É nesse ponto q quero chegar, arranhe a casca e veja se está verde, no meu entender é muito fácil de pegar, o problema é a época, o certo seria na primavera como vc já sabe, o fato é q não tem época para encontrar estas estacas, mas como não se tem investimento, e estamos tentando salvá-las mesmo, no mínimo, vale a intenção!
Como disse anteriormente, nesses casos, deixo 1 dia no enraizador, depois areia e rego 1x/sem. com o enraizador, fora isso, não deixo secar nunca, com água.
Grande abraço à você,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 11:51 am Assunto: |
|
|
Amigos,
A questão da época, não tem muita escolha pois estas podas de limpesa estão sendo feitas "agora" e não na primavera. Então quem quiser aproveitas estas estacas tem que fazê-lo agora.
Mas mesmo que não fosse assim, sempre preferi fazer mudas por estacas mais cedo do que mais tarde. Estaquiando um pouco antes da primavera, elas já vão formando o calo de onde sairão as raizes.
Os dias muito quentes que já ocorrem de agosto em diante ajudam a desidratar a planta e contribuir para que sequem.
Conheço produtores de mudas que só fazem estaquia em junho/julho.
Além disso tem muitas plantas que já estão com o processo vejetativo a pleno vapor.
Falarmos apenas em estação (primavera), é meio complicado, pois ela vai até 20 de dezembro e inicia somente em setembro quando todas as plantas já brotaram. Então é preferível cedo do que tarde.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 12:05 pm Assunto: |
|
|
ôooops, o Elio já tinha respondido!
Amigo Elio, então vc acha q no inverno é mais interessante estaquiar?
Essa teoria/prática é muito interessante, sendo q só ouvi relatos ao contrário, mas realmente algumas estacas q fiz com frio, e aqui fez frio, deu certo!
Legal, mas será q tem diferenças de coníferas e frut/floríferas?
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 5:49 pm Assunto: yamadoriAmigos, |
|
|
Amigos, Certa feita, nos tempos que eu morava bem na roça mesmo! Passava sempre ao lado da lixeira da cidade. E obtinha peças maravilhosas, nestas ditas reformas de jardins! Uma vez eu ia passando , num domingo e vislumbrei ao longe uma arvore , arrancada inteira com copa e tudo! e flores laranjas ! Quando cheguei perto vi que era uma Roma! Inteira , com uns 2 mts. de altura! O nebari havia sido efetuado a tecnica : varrido pelo facao!!! Mas dava pena de ver uma arvore linda daquela , jogada fora! Sem ferramentas, amarrei a arvore inteira no bagageiro da moto e sai arrastando ela por 9 kms.. Fama de maluco eu ja tenho , entao liguei a tecla Ph., e fui !!! Quando cheguei em casa, ela ja havia diminuido e sido desfolhada por atrito ! Estava com 90 cmts.! Sobreviveu e esta toda linda no Rio! Att.Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 6:07 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Luciano!
Não podemos deixar de tentar simplesmente pelo "acho que não vai dar certo". Temos que pensar no "acho que pode dar certo".
Fabiano, sempre fiz minhas estaquias antes da "primavera do calendário". E sempre com sucesso.
As diferenças de período de saída de dormência não são apenas separadas por coníferas, floríferas, frutíferas, etc... Mesmo dentro destes grandes grupos umas tem período diferente das outras. Tenho por exemplo, 3 tipos de cerejeira japonesa. Uma está florida e já brotada agora. As outras duas somente florescerão daqui uns 60 dias.
A prática é o melhor professor de bicicleta.....
Abração
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 8:58 pm Assunto: |
|
|
Caro Elio,
já me deparei com plantas com todos os requisitos para serem aproveita-
das, mas tinha em mente trabalhar a partir de sementes ou pequenas estacas, e vc já sabe o resultado na demora para se ter uma pequena mu
da ou um pré-bonsai.Depois de ausente por algum tempo, vejo que devo
partir para algo com resultados mais rápidos e ai uma oportunidade de
adiantar-mos muitos anos não é mesmo.?
Te agradeço pelas informações postadas.Vamos aproveitar o que possa
aparecer daqui para frente...
Fabiano,
É isso mesmo, ajudar e opinar sempre que aparecer oportunidades é a
maneira de enriquecer-mos o Fórun, dando nossas contribuições a quem
espera ajuda de todos os Foristas.
Um abraço
Ivanil |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 9:31 pm Assunto: Minha experiencia |
|
|
Tenho uma certa experioencia em cobservar isto.
Ano passado coletei (entro de uma caçamba de emtulho) uma planta, nem sabia que plant er.
Despois vim adeacubri que tenho um pelo ´pre de romã, tem uns 30 CM,
Atenciosamente
Edmilson |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 11:52 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!
Será que só eu não tenho esta sorte ????????????
Procuro e volto a procurar e nadinha da silva.....
Estou deprimida
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 10:28 am Assunto: |
|
|
Ângela minha querida amiga,
vc n tem acesso ao povo q faz limpezas de terrenos da prefeitura da sua cidade?? Acho que sim, por isso amiga, influência vc tem, saiba através deles aonde e o q farão, se lhe convier, faça valer!!
Acho que pode se dar melhor q muitos...
Abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 3:58 pm Assunto: Ola Angela !!! |
|
|
Ser bonsaista (ou quase) é ser inquieto e terrivelmente insistente.
Aproveite durante as caminhadas os passeios, sempre tem algo a sua espera. é uma poda, uma reforma em casa antiga, um vaso jogado fora, um galho quebrado, etc.......
Atenciosamente;
Edmilson |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|