|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 5:36 pm Assunto: |
|
|
Coloque o recipiente na zona da geladeira destinada aos legumes (portanto, na parte de baixo).
O substrato deve estar humido, e assim ele se vai manter, não deve precisar de voltar a humedecer, mas nada como ir vigiando!!!!
Não precisa de termometro especial, apenas um pouco de sensibilidade, afinal os 38ºs correspondem ao ke normalmente denominamos com "morno" _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
Cara só de pensar em uma belezura dessas:
Realmente vale a pena todo este trampo pra fazer germinar as sementes!  _________________ José Carlos |
|
|
 |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Qui Jan 10, 2008 5:17 pm Assunto: |
|
|
Só pa vos mostra como estavam as minhas mudinhas de Acer no final do Verão ( Setembro , por aki )
 _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Out 23, 2008 8:40 pm Assunto: |
|
|
Não entendi na hora que coloca tudo no frigorífico ou geladeira. Coloca as sementes com água???????? Ou só terra misturada com as sementes??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Qui Mar 25, 2010 12:48 am Assunto: |
|
|
Olá..
Só Como referência:
Estou germinando sementes de Acer Palmatum.
O processo é o mesmo, porém, ao invez de esquentar a água diversas vezes, o vendedor me recomendou que deixasse as sementes dois dias atráz da geladeira em um saquinho com água. Usei um pregador de roupas para prender o saquinho na grade da geladeira e cobri com um pano para garantir a temperatura. Acho que estava ideal pois a água permanecia morna.
O restante do processo fiz igual. Estão agora na geladeira esperando que germinem.
Só não estou agitando o frasco. Será necessário? Acho que vou começar a fazer isso.
Ótimo post... com certeza ótima referência para todos.
Abraços. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Qua Set 28, 2011 10:00 am Assunto: |
|
|
Gostei da materia espero em Deus que as minhas Germinem... _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 8:23 pm Assunto: |
|
|
Bom fiz esse mesmo procedimento, inclusive seguindo as diretrizes da Kotta, espero que dê certo faz duas semanas que estao na geladeira, enfim vamos ver no que vai dar, assim que puder postarei algumas fotos, por falar em fotos como estao as mudas hoje, se puder postar algumas fotos Kotta pra a gente ver... abraço! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 1:31 am Assunto: acer |
|
|
Acho que a dúvida é saber se o procedimento pode ser feito nessa época...
Também tenho poucas sementes e tava querendo fazer agora no início de novembro,
pra coincidir a germinação com o início do inverno, já que elas
devem demorar uns cinco ou seis meses pra germinar... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 19, 2012 9:27 am Assunto: |
|
|
Seph, nao sei se isto acontece com todos, mas ja li sobre casos de sementes que com 2 meses germinaram, nao todas mas algumas e penso que a média fica em torno de 3 meses, bom assim espero, tambem fiquei pensando sobre a época mais propicia a se iniciar o processo de estratificaçao, analisando algumas questoes pensei, ja que o fato de colocarmos as sementes no frigorifico é para simular o inverno penso que o ideal seria começar no fim do outono ou no maximo no começo do inverno, para que as sementes possam sair da geladeira no raiar da primavera...
Isto levando em conta que embora o clima de cada lugar seja diferente as estaçoes tendem a ser parecidas mudando apenas a intensidade ex: o clima aqui é diferente do clima japones, americano e etc...
Mas pode ser relativo pois o acer tem se desenvolvido em varios lugares embora tendo certos cuidados, Mas seguindo uma linha de raciocinio baseado na logica do procedimento concluiremos que o começo do inverno seria a melhor epoca a ser feito tendo por base uma media de tres a quatro meses no maximo para que germine, bom é isso, me corrija se eu tiver errado, Abraçao amigo... _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 11:21 pm Assunto: acer |
|
|
wellingtonfonsecan, aí que ficam as dúvidas...
para mim, eu iniciaria no máximo em janeiro, deixaria um tempo na
geladeira, de forma a quebrar a dormência e ela germinar no início do inverno...
aí ela teria todo o período de frio, aqui no sul para se desenvolver...
digamos que ela teria um período maior de frio até a primavera...
Mas ainda não me decidi...rsrs
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 22, 2012 8:31 pm Assunto: |
|
|
Entao Seph, mas a ideia nao é ela germinar no inverno e sim após, que no caso seria na primavera, pois o inverno ela ja passou na geladeira concorda comigo, do contrario nao teria sentido leva-la a geladeira para simular o inverno ja que ela vai passar novamente pelo inverno, chego a pensar até que no seu caso que é o sul talvez ela nem precisasse ir a geladeira ja que no sul o inverno é frio demais...
Nao sei se esta compreendendo, a ideia da geladeira é simular o inverno entao logo apos a geladeira a estaçao ideal para que ela germine e cresça é a primavera, é claro que eu, tanto quanto voce estou iniciando com acer e preciso de confirmaçao, mas seguindo um raciocinio lógico sobre o processo, creio que o sentido e a ideia seja essa...
Vou estudar mais e se voce conseguir outras informaçoes que possam nos esclarecer mais, poste ai, bom por agora é isso Abraços Irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|