|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 11:13 pm Assunto: |
|
|
Luciano.
Mto legal tua demonstração disponibilizada a todos... Tua experiência nos indica o caminho... Obrigado... E muito...
Penso ser mais ou menos este o futuro dela...
Abração. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 7:58 am Assunto: divida |
|
|
Paulo, Tenho varias dividas, para contigo! Mais uma projeçao maravilhosa! Obrigado!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 42 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 1:12 pm Assunto: |
|
|
Luciano,
Bela planta. Gostei muito do nebari.
Como você disse, com o tempo a aramação será refinada e a planta ficará ainda melhor.
Quanto às perguntas dos amigos do tipo "com que plantas posso fazer esse tipo de trabalho nessa época?", temos que ficar atentos à de que locais estamos falando!
O Luciano pro exemplo, está no RJ, o amigo Ricardo Paiva no RS. Não podemos nos basear de forma tão confiante nestas recomendações e pensar que "por que fulano fez eu também posso fazer".
Aqui no DF, por exemplo estamos entrando em uma época onde a humidade do ar chega aos incríveis 15%
Não há planta que aguente transplante em tais condições!
Daí se de repente arrisco um transplante agora (ainda que seja de um ligustro), corro o risco de ser acometido por um momento desses e perder a planta. (Acreditem: no mesmo período do ano passado perdi um MAME de serissa! Isso mesmo! Serissa, que é tão forte a este tipo de procedimento quanto o ligustro!)
Devemos sim, atrávés da prática, observação e troca de informações com os amigos das proximidades, aprender a perceber qual a melhor época para fazer o quê! Temos que lembrar que estamos em um país de dimensões continentais e que algo que pode ser feito num estado em determinado momento, pode não ser aplicável em outro estado às vezes até relativamente próximo
De qualquer forma, a qualidade do passo a passo exibido aqui é indiscutível e certamente será de grande auxílio para todos.
Luciano,
Parabéns pela planta, pelo trabalho, e pela disposição de exibí-lo aqui!
Um grande abraço. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 2:07 pm Assunto: |
|
|
Newbe, sei das diferenças climáticas de nosso país e sei que isto faz muita diferença, por isso fiz estes questionamentos pois aqui em Porto Alegre faz tanto frio como em Teresópolis.
O Luciano falou que estava 9º e aqui no mesmo dia, tava 11º.
Mas valeu a dica para todos amigos do fórum.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 3:49 pm Assunto: local |
|
|
Amigos, O colega Newbe tem razao! Aqui estou a 1000 mts. de altitude , com uma taxa de umidade que beira aos 70% constantemente! Com temperaturas baixas ate no Verao! E mais facil para mim fazer este tipo de transplante tao radical! A 1 hora e meia daqui no Rio ou Niteroi, tem que se tomar mais cuidado! Att. Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 4:27 pm Assunto: |
|
|
Luciano, não estou a 1000 mts de altitude mas olha os dados de hoje aqui de Porto: Temperatura mínima: 4º, Temperatura máxima: 11º e Umidade relativa: 65%.
Amanhã, vai esquentar. Dá uma olha na previsão: Temperatura mínima: 9º, Temperatura máxima: 15º e Umidade relativa: 72%.
Se você me der as dicas que solicitei, vou aplicar e depois dou meu relato.
Inclusive meu interesse é em função de umas Nanas que estão num substrato muito ruim e com folhas amarelando. Tô querendo trocar uma parte do substrato velho mexendo pouco em raízes. Será que dá pra fazer?
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 5:08 pm Assunto: plantas |
|
|
Ricardo, As Nanas, sao assim mesmo no inverno! As minhas amarelam as folhas , pra caramba! E uma boa hora para mexer nas coniferas de origem oriental! Elas estao entrando em dormencia. Eu barbarizo na diminuiçao de espaço e atos radicais . Eu so mexo nas Nanas e outras desta especie a cada tres anos! Sempre quando os Outonos e Invernos sao mais inclementes! Este ano sera assim! Att. Luciano. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 5:19 pm Assunto: |
|
|
Caro Luciano, estava pensando em começar o transplante de alguns exemplares, inclusive alguns nana que tenho, aqui está bastante frio, minimas de 0° e maximas de 14, 15, acha q terei sucesso ou espero a primavera  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 5:44 pm Assunto: transplantes |
|
|
Junior, Eu sempre transplanto estas especies nesta epoca! Sao todas de origem oriental! A semana que vem postarei um Acer Japonico , indo para uma caixa de madeira! Numa diminuiçao de espaço Brutal, zerando-o , deixando apenas o tronco para recomeço total! Att. Luciano. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 7:33 am Assunto: |
|
|
Obrigado Luciano... Vou começar este final de semana já... tenho alguns que estão em péssimos substratos. Mãos a obra  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 8:37 am Assunto: |
|
|
Luciano, obrigado pelas dicas. Vou fazer poda e transplante em 2 nanas bem velhas.
Valeu.
Ricardo Paiva
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 10:44 am Assunto: |
|
|
Ola Luciano
Ficou ótimo o seu ligustro. Eu também gosto de trabalhar com esta espécie, resiste mesmo. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 7:32 pm Assunto: |
|
|
Luciano,
Impressionante a conicidade da planta. Se tratando de um Lingustrum em pouco tempo estará cheia de brotos. Não deixe de nos mostrar o desenvolvimento desta belezura. São com trabalhos assim que aprendemos muito, só observando.
Quem sou eu para dar alguma dica...só elogios.
Abraço.
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 1:01 pm Assunto: Plantas |
|
|
Leonardo, Pode opinar a vontade!!! Eu vou ter que colocar-la em um vaso maior, recebi tanta mp. , sobre isto , que temo pelo futuro dela! E ela ja esta brotando!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|