|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 3:03 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Elcotta,
Escorredor: 85% areia + 15% de terra que ja estava na planta. Tudo misturado.
Vaso: terra comprada em floricultura (terra de pacote hehe). É uma terra preta pronta para uso.
No escorredor eu tenho um pau-brasil, um ficus e jabuticabeiras.
Em vaso grande tenho jabuticabeiras, um ficus e castanheira do maranhão.
Essas plantas estao assim a 4 meses, nao é muito tempo mas ja dá pra ter uma noção.
O pau brasil que é lerdo pra crescer melhorou muiiiito, ganhou mais copa (que pelo que li é a maior dificuldade que se encontra em pau brasil) e aumentou as raizes. As jabuticabeiras estao tal e qual foram colocadas no escorredor. O ficus ganhou mais copa.
As que plantei em vaso grande, as jabuticabeiras estao iguais...
a castanheira do maranhao evoluiu bastante, ganhou mais raizes, mais folhas e alongou mais o tronco. O ficus engrossou um pouco as raizes e ganhou mais folhas.
Veja bem, como sao apenas 4 meses a evolução nao foi muito grande mas é notavel. Nesse tempo nao notei grande diferença de evolução entre uso do escorredor com areia ou vaso grande e profundo com terra.
Pode ser que com mais tempo as diferenças apareçam, mas me parece mais facil cuidar das que estao no escorredor, principalmente no que diz respeito a rega. A unica coisa que tomo muito cuidado no escorredor é o adubo porque se for colocado pouco, falta e demais mata e como a planta esta praticamente só na areia, sem adubo ela morre de fome mesmo!! hehe
ps. somente cosigo dizer da evoluçao de TODAS as raizes por causa dos meus gatos, senao nao haveria notado, nao tem planta que eles nao tenham derrubado e deixado as raizes espostas. O pior é que eles arrancavam as plantas do escorredor pra fazer xixi dentro.
Gatos e plantas é um desastre, realmente cachorro pra isso 'é bem melhor.
Mas vamos aguardar que os amigos que tem mudas nessa situaçao a mais tempo deem seus depoimentos.
Só tenho a foto antes do pau brasil por isso estou postando aqui o antes e depois pra vc ver:
antes:
depois
postei grande pra vc enchergar melhor
Abraço
Editado pela última vez por Fabiana Ribeiro Costa em Seg Jun 25, 2007 3:23 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 3:11 pm Assunto: |
|
|
Rafael, completando a resposta da Fabiana, o escorredor tem a vantagem de mais tarde qdo saírem as raízes pelos seus orifícios, vc pode colocá-lo em uma mamadeira sem precisar trocar de vaso, além de uma maior aeração do substrato e drenagem das regas. O substrato do escorredor é diferente da mamadeira, se atenha a isso.
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
elcotta
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 4:09 pm Assunto: |
|
|
Qual a diferença entre mamadeira e escorredor??? pensei que fosse a mesma coisa...
quais os substratos utilizados em cada um? e qual a melhor época pra eu fazer essa mudança?
E maiss, eu havia feito uma pergunta, sobre vasos e escorredores... tipo colocar num vaso curto e com o diametro grande da no mesmo do que colocar num escorredor?
Acho q vou fazer essa mudança quando acabar a floração/frutificação... pq eu quero vê-la dando frutinha e td mais. hehehehe
o q vcs acham? qual a melhor época pra isso? _________________ Abração a todos,
Rafael Cotta |
|
|
 |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 4:25 pm Assunto: |
|
|
Qual a diferença entre mamadeira e escorredor??? pensei que fosse a mesma coisa...
quais os substratos utilizados em cada um?
O escorredor que falamos é o escorredor de massa que vc vai plantar a sua muda com areia e um pouco de terra que pode ser a que vem com a planta mesmo. Passados alguns meses, as raizes da sua planta vão aumentar e sair pelos buracos do escorredor. É a hora que vc vai usar a mamadeira que é uma bacia grande que caiba o escorredor dentro com alguma folga.
Vc vai pegar a bacia, fazer furos laterais, colocar dentro terra de boa qualidade e colocar dentro o escorredor, para que as raizes que estao saindo para fora encontrem terra .
Todo esse processo dura o tempo que a sua planta necessite para engrossar o tronco, ficar com copa e raizes bonitas, nesse tempo, vc vai cuidando como se ela estivesse em um vaso normal, vai aramando, podando, dando a forma que vc deseja. Pelo que li esse processo leva em média 2 anos ou mais.
Segue o link do proprio site do atelier onde explica tudo passo-a-passo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Outras matérias interessantes que vao tirar muitas de suas dúvidas.
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Acredito que possa ser feito em qualquer época, mas se sua planta esta florescendo ou frutificando espere acabar a floraçao/frutificaçao.
E maiss, eu havia feito uma pergunta, sobre vasos e escorredores... tipo colocar num vaso curto e com o diametro grande da no mesmo do que colocar num escorredor?
Acho que nao tem diferenca, mas vamos esperar alguem responder isso melhor  |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 7:03 pm Assunto: |
|
|
Rafael, essa busca por solucionar suas dúvidas no próprio site, como Fabiana lhe passou é muito importante, vc n pode colocar uma planta no escorredor sem saber o q é, nem como fazer!
Eu uso para substrato do escorredor, igual ao de bonsai, e na mamadeira, 50% de terra e 50% de esterco de boi, que pode ser qquer outro adubo orgânico, cama de frango, húmus de minhoca,...é opção e o q vc tem mais a mão!
Se põe o escorredor na mamadeira depois das raízes estarem saindo pelos orifícios, qto ao crescimento e encorpamento das plantas é igual a nós, mais comida, maior fica! Qto mais raízes mais ela come.
Sairá raízes pela lateral do escorredor que secarão ao entrarem em contato com o ar, isso é natural e esperado pois seu bonsai n necessita de tantas raízes laterais, mas as q ficarem dentro do escorredor, as mais finas, são as capilares q absorvem nutrientes para a nutrição de sua planta.
Não mexa na planta enquanto tiver com flor e frutos, após isso, faça uma poda de estruturação, de como vc quer q ela fique só q um pouco menor, projetando seu crescimento após brotação.
Veja o atalho q Fabiana lhe passou e navegue no tópico matérias do site, vc aprenderá bastante, tenho certeza.
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
elcotta
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 8:27 pm Assunto: |
|
|
valeu gente...
devo tirar a aramação? Ela está no bonsai desde set 2006... _________________ Abração a todos,
Rafael Cotta |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 8:36 pm Assunto: |
|
|
O q??? ainda não marcou ??? demorou, mas tire com alicate de corte, picoteie em pq pedaços para n ter q tirar desenrolando, onde poderá quebrar algum galho importante ou marcá-lo... _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
elcotta
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 8:40 pm Assunto: |
|
|
nem marcou nao... pelo menos nao muito...
vou tirar entao...
melhora alguma coisa? tipo em termos de floração? acho q nao né? mas vou tirar logo!!!! _________________ Abração a todos,
Rafael Cotta |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 8:50 pm Assunto: |
|
|
Rafael, se ainda estiver folgado ou firme sem marcar, vc poderá deixar até o fim do inverno, pois esta é a época em q se faz mais a aramagem, mas se estiver marcando, retire, se ficar do jeito q vc quer, ótimo, mas se não, pode aramar de novo, tentando sempre passar o arame por caminhos diferentes para n forçar onde já estava aramado. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
elcotta
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 12:45 am Assunto: |
|
|
ja retirei...
marcou um pouquinho só o arame... nada muito traumático!!!!
Depois vou atualizar as fotos...
uma flor ja abriu... mas tem quase umas 20!!! ta mt legal, cheio de broto! _________________ Abração a todos,
Rafael Cotta |
|
|
 |
elcotta
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 11:11 am Assunto: |
|
|
fotos atualizadas...
vejam la no album, fotos da primeira flor, de outros brotos e dela sem o arame...
vejam o que acham...  _________________ Abração a todos,
Rafael Cotta |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 9:57 pm Assunto: |
|
|
Elcotta,
aramação é preferencialmente feita no outno/inverno. O período de pouco desenvolvimento de galhos e troncos ajuda a diminuir a possibilidade de acidentes como a marcação dos galhos pelo arame. Deve ser deixado por 6 meses, mais ou menos o período da temporada de frio. Claro que certas regiões não faz tanto frio assim, mas ainda é a época de menor metabolismo das plantas. Pode ser aramado em outras estações, mas deve-se ter maior atenção para não marcar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
elcotta
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 1:48 am Assunto: |
|
|
beleza... ja até tirei os arames... hehehehe _________________ Abração a todos,
Rafael Cotta |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|