|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 7:51 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
a brotação não quer dizer que a planta já pegou. Elas podem sair aos montes, ficarem vistosas e depois definhar. Nesse caso a planta usou o restante da reserva energética para gerar galhos, com isso ela consome tudo e não enraiza. Galhos mais grossos podem fazer muito isso. Existem espécies também que não aceitam bem a estaquia. O cipreste calvo por exemplo fica bonito muito tempo, às vezes meses como foi o caso das estacas que tentei por quatro meses, e depois você vê que não tem raíz. Se eu não tivesse olhado acho que estaria ali ainda, bonitos que só eles.
A melhor possibilidade é a alporquia nos galhos grossos, é mais garantido.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 8:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Romeu, como o Dark falou, nada mais seguro que a alporquia, mas a acerola pega muito bem de estaquia, eu deixo para galhos mais grossos, 1 dia de molho no enraizador, depois planto em areia lavada pura, aquelas de construção mais grossinhas, daí fica um ano para replantio após este tempo em substrato parecido ou igual ao de bonsai...
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 7:15 pm Assunto: |
|
|
não pode ser um substrato que acumule água também, pois pode apodrecer o galho antes de enraizar. A areia grossa, ou lavada é mais recomendada por isso. A matéria orgãnica junto pode prejudicar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
José Domingos Oliveira da
Registrado: 04/07/07 Mensagens: 21 Localização: Rio de Janeiro- RJ
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 8:18 pm Assunto: meu primeiro bonsai |
|
|
Caro Romeu,
Eu sou um candidato a calouro na arte do bonsai, em vista disso tenho pesquisado e lido exaustivamente.
Não sei precisar onde, mais já vi escrito em algum lugar, que esterco de gado e pó de serra (serragem) substitui o esfágno, no processo de reprodução por alpórquia.
Na próxima primavera realizarei várias experiencias e, porei o resultado aqui no forum.
Um forte abraço do amigo
José Domingos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 10:09 am Assunto: |
|
|
Vejo o pó de serragem como uma boa opção, apesar de nunca ter usado. Talvez também não sejam todos que sirvem. O esterco de gado acho dispensável, neste caso pois aprincipal função do alporque é fornecer umidade e não nutrientes.
Mas valem todas as experiências: é a mãe da ciência!!!!
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|