|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 7:56 pm Assunto: |
|
|
Uma observação.
Raríssimas plantas engordam em um vaso de bonsai. Que eu saiba somente o piteco e o fícus.
Mas tenho também uma dúvida sobre engorda e adubação. Estava catando por aqui, sem sucesso, uma matéria que li a um tempo sobre adubação. Me lembro que esclarecia que o período de engorda do tronco é o inverno e que nesta epoca, um pouco antes na verdade, deveria-se usar um diferente contendo mais .....(n.p ou k?) pois este componente seria mais requisitado pela planta nesta época.
Há realmente esta diferença de adubo adequado de época para época? _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 11:11 pm Assunto: |
|
|
Duprat, concordo com você, o vaso de bonsai costuma frear o engrossamento do tronco, mas a bougainville também não está nem aí e sai engrossando. A minha duplicou o diâmetro em 1 ano. Acho também, que até mesmo com as outras espécies, ainda dá para engrossar bem, só que lentamente. O segredo é deixar crescer. Dois anos direto com podas apenas para densificação, fazem surgir muita folhagem, o que irá obrigar a planta a se desenvolver também. Resultado: engrossamento de tronco. O que acontece é que, normalmente os iniciantes na arte (eu sou um deles) querem ter sempre a sua planta bonitinha, com tudo bem podado, a estrutura correta, etc. É preciso deixar crescer! Podar o tempo todo atrasa mais o desenvolvimento do que colocar num vaso de bonsai.
Um grande abraço a todos e feliz natal! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 9:19 am Assunto: bonsai |
|
|
Na verdade, o vaso é um limitador de crescimento, mas não impede o engrossamento ou aumento de diâmetro do caule. Por quê? Temos que o crescimento vegetativo, ainda que contido por podas periódicas, ainda continua ocorrendo na planta, durante toda a fase de seu desenvolvimento.
Há, aqui mesmo no forum, fotos mostradas por foristas, que apresentam plantas envasadas em determinada época de um ano qualquer, e outras, mostrando a mesma planta, envasada em outro vaso, e com o tronco visivelmente mais grosso. A brotação apical ocorre não só no chamado ápice da planta, mas igualmente em todos os galhos do bonsai. Ainda temos o aspecto relevante de que, quanto mais nova for a planta, mais breve é o seu reenvase. Quanto mais antiga, mais espaçado se torna esse procedimento.
Num livro do mestre Kimura, que tenho (Masahiko Kimura. El técnico mágico del bonsai actual), há fotos de um pinheiro que ele diz ser um dos seus primeiros bonsai. Está envasado num recipiente retangular, de bordas baixa (creio que um goyomatsu, ou pinus branco), há um sequencial de fotos que mostra o desenvolvimento desse bonsai, sendo que a ultima apresenta um tronco visivelmente mais robusto que o da primeira foto. Claro, os galhos, igualmente, tambem estão bem maiores e mais grossos. E, ao que tudo indica, toda a educação necessária à complementação dessa planta, foi realizada com o bonsai num vaso, e não foi feito uso de mamadeira ou qualquer outro recurso similar.
Quero crer que, com a correta adubação, rega e cuidados um bonsai qualquer poderá, ao longo de determinado período de tempo (digamos os vinte anos da planta do Kimura que citei), engrossar o tronco. Penso que isso seja interessante caso se more em um apartamento, por exemplo, e não se disponha de solo para um cultivo alternado, ou então, não se queira fazer uso de escorredor/mamadeira.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|