FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus troncos múltiplos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 4:59 pm    Assunto: Responder com citação

oi Fabiano...

Esse buxo é tão especial... Como sugestão pensaria fazer dele uma estrutura bem compacta realçando em muito nebari e troncos curtos...Ficaria mais ou menos assim...

Tenho um exemplar muito velho que está emitindo brotações bem baixas com boa adubação e desbaste acentuado das copas altas...

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 5:33 pm    Assunto: projeçao Responder com citação

Show!!! Paulo , espero que o Fabiano veja esta joia!!! Att. Luciano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 10:36 am    Assunto: Responder com citação

Oi Paulo, estava sentindo sua falta meu amigo! Muito obrigado pelo projeto, estou boquiaberto com esta opção, ficou muito, muito bom!
Agora estou com dois corações, acho que estas opções, a sua e a do Luciano ficaram excelentes, creio que começarei a mexer nesta criatura com o intuito de concretizar a idéia do Luciano e se for possível mais tarde aplicar a sua.

Penso nisto pq não posso baixar muito a copa agora pelas brotações inferiores não serem ainda tão fartas, daí, no andar da carruagem, vou vendo o que ela me oferece.

Amigos, imprimirei estas jóias, como disse o Luciano, e farei uma pasta para esta planta, ela merece, e com os devidos créditos, vocês merecem!

Luciano, mandei seu projeto para o Carlos e ele me disse que estava jóia e me deu a opção da copa cheia também, como no projeto do Paulo!! Wink Laughing Shocked

Observando agora suas brotações mais fortes, vou começar pelos jins e deixar compactar a copa, somente qdo ela me pedir! Wink

Grande abraço e muitíssimo obrigado aos amigos que ajudaram e incentivaram na estilização deste que será uma grande promessa, se tudo correr bem, podem deixar que cada passo será registrado e postado como resposta.

Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

a única coisa que deve ter cuidado é para não fazer a poda de uma vez. O buxus não aceita bem a poda onde os galhos fiquem sem folhas. Vá diminuindo o tamanho aos poucos para emissão de novas brotações.

Não vejo em casa a projeção do Ebreo, mas a do Paulo ficou muito boa e muito possível.

T+
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Dark, realmente não deixarei tronco ou galho que não possa perder sem folhagem, ela sente muito e pode secar totalmente, pode deixar, obrigado!

Se não conseguiu ver ainda a projeção do Luciano eu posso lhe enviar via e-mail, caso queira, vale a pena! ficou muito show tbm!

Grande abraço,
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

meu e-mail está embaixo do mande por favor.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 8:55 pm    Assunto: Nova projeção Responder com citação

Paulo

Sua projeção é mesmo um show. Mas se for possível, por favor, poderia fazer uma outra versão do seu projeto, incluindo uma leve assimetria no lado esquerdo da copa, mais para sugerir do que realmente mostrar que são duas árvores com troncos fundidos? Acho que ficará bárbaro!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiano,

vendo todo este tópico, e uma planta tão promissora Shocked , só posso te desejar muito sucesso neste futuro bonsai Exclamation

Esta última observação do Ferreira foi muito boa Idea

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 12:43 am    Assunto: Responder com citação

Oi amigo Fabiano...

Vou acompanhar a evolução deste buxo com muita expectativa... Não deixe essa expectativa aumentar muito... Smile
Ferreira, show é a tua visão meticulosa da árvore no projeto... Tentei fazer como indicou...

Abração Fabiano... Abraço a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira, visão de águia, obrigado, vc viu mais uma opção de estilização, fantástico, e com maestria! Obrigado amigo.

Alexandre, obrigado pelo incentivo amigo, ainda ontem a noite e hoje de manhã, estava olhando para ela e vendo seus vários brotos novos saindo, mas tenho medo que ela esteja estressada, e por isso esta emissão louca de brotos, mas como as podas à serem feitas não são mais drásticas, não pra ela, pois são só galhos mais finos que estão acima da futura copa, não creio que sofrerá com isso, pelo contrário, acho que se livrará de uma massa verde no qual tem que dar conta de alimentar, e depois disso se preocupará apenas com a folhagem necessária para se tornar um bonsai.

Paulo, que dom vc tem amigo, muito obrigado por mais esta jóia, vc pode crer que cada passo dado com esta planta, será divulgado aqui, é compromisso meu e honrarei com prazer, ainda ontem estava borrifando em suas folhas e regando seu substrato com enraizador, as outras plantas que estão em volta agradecem, pois para esta, tudo é feito em atacado, e sobra sempre para as amigas que estão de olho nela e com muita inveja, por ter chego por último, e ter tomado a minha atenção. Very Happy

Obrigado à todos e fiquem com Deus,
Fabiano
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

vamo metê a tesoura nela!!!!heheheheh
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe, essa senhora está me olhando todos os dias me perguntando: e daí??

Agora as coisas estão mais claras, encarando ela sempre já não tenho tanto medo e a ansiedade passou, é só combinar que já comprei gasolina pra roçadeira! Twisted Evil

Abração
Fabiano
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 6:24 pm    Assunto: Ars Responder com citação

Fabiano

Mesmo que seja um raminho alto, ele está produzindo hormônio para ajudar a planta a se readaptar. Por isso, deixe ela se recuper bem, para inciar as podas, mesmo que sejam leves. A saúde dela merece!

Paulo

Muito obrigado por atender à minha solicitação. Ficou praticamente como eu imaginei. Eu teria extendido somente mais um pouquinho o raminho do terceiro conjunto foliar do lado esquerdo (seria o mais baixo da árvore grande), para aumentar levemente e ficar um pouco acima do segundo conjunto (que seria o mais alto da árvore menor). Cada um destes grupos terminaria como uma visível ponta triangular.

Claro que não é necessário que você redesenhe outra vez seu magnífico projeto. Se o Fabiano decidir colocar em prática, ele certamente saberá como fazer.

Estes momentos do Fórum são impagáveis. Muita arte, muito boa arte!

"Recife (PE)"
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Falou meu amigo Ferreira:

"Estes momentos do Fórum são impagáveis. Muita arte, muito boa arte! "

Ferreira, este tópico está sendo todo impresso, cada palavra, estou gostando muito.

Só uma coisa, se a copa ficar assim grande, bastante massa foliar, sendo que estamos em uma recuperação radicular, não viria bem a calhar agora uma diminuição da mesma pelo motivo de menos estresse aéreo da planta? Muita seiva tendo que circular 1,20m de altura, não estressa mais do que a cicatrização de pequenas podas de menos de 1cm??

Desculpe a pergunta, mas vejo sempre esta dualidade, e tenho certeza que mais gente, iniciante como eu, também tem esta dúvida... Confused

E se fizer os jins, piora de vez? ou quem sabe apenas as podas e deixar os tocos grossos (futuros jins) para depois, quem sabe no próximo inverno? Aqui ainda está bem friozinho...

Bem amigos, muito obrigado, e vamos esclarecendo dúvidas que podemos usar em qquer planta, isto é muito válido!!!

Abração,
Fabiano
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 7:38 pm    Assunto: Auxina Responder com citação

Fabiano

No momento do transplante, deve-se reduzir a parte aérea, para que as raízes que foram podadas dêm conta do recado e a planta não morra por desidratação. Claro que isso tem que ter um limite, senão, podamos um pouco em cima, um pouco em baixo, mais um popuquinho em cima, mais um pouquinho embaixo e... plantamos uma estaca!

Mas agora sua planta já foi transplantada e está em processo de recuperação. As raízes dela já deram conta do recado e sustentaram a hidratação e a captação de mutrientes. Todos os ramos estão produzindo auxinas para auxiliar no crescimento das raízes. Sempre que você elimina um ramo, algumas raízes param de crescer, até serem novamente reabastecidas de auxina por outro broto. A auxina que você fornece no hormônio enraizador é captada pelas raízes, mas NÃO é utilizada para as raízes crescerem: a auxina é mandada para crescimento dos ramos. As raízes somente crescem quando recebem a auxina vinda dos ramos jovens. A cada ramo que é eliminado, algumas raízes param de crescer. Se isso for muito constante, pode levar a planta a estresse severo. Melhor nem pensar nas consequencias... Portanto, depois de transplantar não devemos podar nenhum ramo, até que a planta tenha realmente se recuperado.

Desculpa a longa explicação, mas não é fácil explicar suscintamente!

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: