|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:58 pm Assunto: Seguro |
|
|
Glauco
Acho que ficará muito bom. Não teria o amigo colocado muito pouco substrato nos alporques? Não lamente o pequeno número de alporques, pois depois da retirada, cada um deles pode sempre se transformar em mais dois!
Sei que o nosso amigo Ebreo costuma fazer alporques em série no mesmo tronco, com muito sucesso. Mas ele está em uma zona climática ideal para o Acer, enquanto nós estamos na zona tórrida. Além disso, meu amigo Fernando Cavalcanti, consultor para assuntos de alporquia, me avisou que em alguns casos em que não há brotos baixos o tronco pode morrer após a retirada do alporque. Considerando as duas informações, eu achei mais prudente instruir você a fazer alporques simples em cada ramo, por simples questão de segurança! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 8:01 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
Tenho que confessar que não tenho quase experiência nenhuma em alporquia e talvez por isso tenha pecado no quantitativo de esfagno no alporque, mas tentarei compensar dando uma atenção maior no sentido de não deixar o substrato secar, confesso tb que fiquei um pouco decepcionado por não ter usado todo o potencial da planta em relação ao quantitativo de alporques possíveis, mas agora após seu comentário e verificando minha falta de prática, além do clima quente e sêco da minha terra, sou obrigado a concordar que o melhor foi exatamente como fiz para não colocar muito em risco a saúde da planta-mãe, deixarei para arriscar mais com plantas mais fáceis e gradativamente com o aumento do meu aprendizado. Como já disse outras vezes, este fórum é uma constante aula técnica.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|