|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 6:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
Eu tal como o Ferreira, também não tenho dúvidas acerca da tua coragem em meteres mão à obra...afinal um, já é bem difícil...
Tal como ele, posso vir a ser inconveniente, se o outro lado não tiver abertura para aceitar a existência de outros ponto de vista...afinal isso existe,...
A minha não é melhor nem pior, apenas outra e passível de estar errada...logo, nunca uma directriz ou orientação...
Também não sou capaz de dizer “Belo trabalho”; “Bonitinha”, etc...se vejo pelo pouco conhecimento que tenho da arte, que este ainda poderia ser melhorada, caso o dono também assim o entenda,....isso francamente não sou capaz....posso abster-me de comentar/calar-me, mas não entro no tópico só para ficar bem na fotografia...e isso é que infelizmente mais temos oportunidade de ver...
Acerca dos teus “erros”, apenas te posso dizer pelo que percepciono a arte, que na verdade não o serão, afinal mesmo que faças bem agora, de certeza que te vai dar exactamente o mesmo prazer a executar que o trabalho anterior, logo o saborear do “caminho” é o mesmo..., e isso é o que é verdadeiramente importante.
Os passos “menos correctos” dados no teu trabalho, se é que existiram, permitiram que ao reconhece-los, pudesses/pudéssemos ver e reconhecer a existência doutros, logo cruzando essa informação todos nós saímos mais ricos e podemos dizer que aprendemos...A aprendizagem através do “erro”, ainda que sem o ser
E todos nós os fariamos se estivessemos no teu lugar...
Para “condimentar” ainda mais a coisa, aqui vai mais uma opção virtual do teu :”Sambon-yose fukinagashi”
Boa sorte , e se tiveres dúvidas nos passos a dar, mais vale dares tempo ao tempo
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 9:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabiano,
amigo, como sou mais um que gosta de "pitacar" no trabalho alheio, mas sempre com as melhores intenções, pois concordo que assim todos nós aprendemos um pouco mais ...
gostei de tudo que foi descrito pelos amigos, e, acho que também ficaria bom fazer várias "entradas" e curvas na borda que segura o substrato, para ficar mais natural, concorda!!!???
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 10:49 am Assunto: |
|
|
Castro, meu bom amigo, é por tudo isso que lhe tenho em grande apreço, a sinceridade e honestidade sempre, pode nos doer às vezes, mas sempre teremos créditos no que falamos, pois é real, pelo menos em nossa visão, como vc diz, é uma opinião, nem melhor, nem pior...
Cara, estou pasmo de vê-lo projetando opções, não sabia que esta era uma desuas atribuiçòes, parabéns e obrigado, realmente é uma outra visão bem viável, qdo o refazer, eu colocarei as plantas de várias formas, fazendo daí a que ficar melhor, inclusive por causa de tamanho de massa radical.
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 10:52 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre, que bom seus pitacos aqui!
Amigão, realmente tem razão, no próximo trabalho, tenho a opção de deixar mais partes sem plantas, daí fica mas fácil fazer algo legal assim, antes n o fiz porque a pedra é fina e n tinha espaço pra nada, arrumadinho diferente, vou me esforçar...
Muito obrigado, abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 1:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
| fabianoscosta escreveu: | | Castro, meu bom amigo, é por tudo isso que lhe tenho em grande apreço, a sinceridade e honestidade sempre, pode nos doer às vezes, mas sempre teremos créditos no que falamos, pois é real, pelo menos em nossa visão, como vc diz, é uma opinião, nem melhor, nem pior... |
Isso mesmo amigo,...apenas isso, uma opinião mais, que não tem que se sobrepor a nenhuma outra
...contudo, se alguma vez sentires que me estou intrometer onde não devo, também gostaria que desses um pequeno alerta/reparo, ok
| fabianoscosta escreveu: | | Cara, estou pasmo de vê-lo projetando opções, não sabia que esta era uma de suas atribuiçòes, parabéns e obrigado, realmente é uma outra visão bem viável, qdo o refazer, eu colocarei as plantas de várias formas, fazendo daí a que ficar melhor, inclusive por causa de tamanho de massa radical. |
De vez em quando,...quando posso e os amigos solicitam faço algumas , podes ver por aqui
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3637
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=69954#69954
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=67027&highlight=#67027
Amigo eu sou Projectista de Profissão , trabalho em 2d e 3d desde a versão Cad10/3dstudio ainda em sistema de "Dos" (autodidata nesses programas), antes disso também como autodidata, pintava retratos de pessoas a pastel seco.
Para o fazer, procedi como tento agora com o Bonsai...lendo/estudando o mais possivel, encontrar referências...começei por aprender algumas técnicas ( e com os erros ) pintando animais pelas suas diferentes texturas que aumentava significativamente o grau de dificuldade, mas de igual forma me possibilitava uma melhor exploração do material com que tinha de trabalhar... quando enveredei pela profissão de desenho técnico, deixei esta vertente artistica..., os últimos que fiz foram em 2002
este é um desses dos poucos exemplos que possuo, e tenho numa das paredes de minha casa.
Acerca da tua arvore no futuro, seja qual for o esquema que seguires, ou se seguires...porque também é verdade, que não tens obrigção de seguir nenhum..."Se"...uma coisa que de extrema importância, é este tipo de pormenor da "triangulação" das arvores.
São vários esquemas, onde se formam pequenos grupos dando-lhes uma maior noção de profundidade, porque tal como a triangulação pode/deve existir no plano vertical, não menos verdade será que a mesma deve acontecer no plano horizontal, mesmo que em pequenos núcleos....como se pode ver na/s foto/s do Penjing do Sr. Roberto Gerpe
in: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6935&postdays=0&postorder=asc&start=0
Boa sorte
Grande abraço

Editado pela última vez por Antonio Castro em Sáb Set 01, 2007 4:54 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 3:14 pm Assunto: |
|
|
Castro meu amigo, como pode eu nunca ter visto suas projeções? Que desencontro danado...
O cavalo está perfeito, parece foto, trabalho deslumbrante!
As projeções tbm muito bem pensadas, vi todas, e até já senti um certo estilo que vc tem, acho...
É lógico que se vc dizer algo que eu não aprecie, que eu acho improvável, eu lhe falarei, educadamente é claro, mas amigo é assim mesmo, entra na casa do outro, abre a geladeira, pega a última cerveja e chuta o cachorro! E tá td certo!
Brincadeiras a parte, fiz o conserto da bosque, já posto...
Grande abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 3:28 pm Assunto: |
|
|
Amigos, com ajuda de vcs e meu maior esforço somado ao material disponível, mudei o bosque:
Agora, por favor, opinem...só que n posso mexer mais...
Agradeço imensamente aos amigos que me ajudaram, embora saiba que não é preciso, pois sabem que podem contar comigo quando quiserem,
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 5:05 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano
Está dentro da linha da 1.ª projecção virtual ...ainda estão um pouco afastadas, mas melhorou e, bastante...olha bem para ela, sente-se a brisa, e....ganhou personalidade
O afastamento também não e/será problema algum, porque elas irão compactar e será necessário para arejamento das copas .
Qualquer coisa que vejas "menos boa", podes sempre mudar na próxima vez ...e quanto a mim, talvez...apenas talvez...a árvore do meio
no próximo transplante deve-se ser indireitado como as outras, e aramado para ter a mesma inclinação que as restantes...talvez...deixa ver como se desenvolve...para já está óptimo
Parabéns também ao Ferreira e Paulo pela contribuição deste excelente passo.
Boa sorte e ficamos a aguardar pelas evoluções.
Tudo de bom,
Abraço
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 7:45 pm Assunto: |
|
|
Se n fosse Ferreira e Paulo, ela estaria como antes, deixando a desejar, desta forma, assim como em outras vezes, só me resta à agradecer à eles e à todos que ajudaram a chegar neste patamar, daqui pra frente eu posto as mudanças, e obrigado à vc Castro.
Quem sabe sai uma projeção de pedras para colocar nesta paisagem, caso achem que necessite, na verdade eu acho...ou uma praia...
Só abusando, um pouquinho só...
Grande abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 11:14 am Assunto: |
|
|
Amigos, em respeito à todos no qual me ajudaram nesta investida, estou dando o retorno de como vai este projeto, com algumas modificações desde sua última foto.
Só me perdoem a qualidade de imagem, câmera ruim, de noite e um fundo horrível, mas dá para se ter uma noção.
Detalhe do pastor com seu cão, shiba-inu, e pedra no qual encontrou para se proteger do vento. Ao seu lado uma pequena ponte de madeira rústica, onde pode transpassar pela valeta de águas transparentes no qual desce a montanha (invisível ).
Grande abraço a todos,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 2:14 pm Assunto: |
|
|
Aí. Fabiano!!
Ainda bem que voce não me deixa apanhar sozinho,estamos evoluindo, e
devagarinho vamos chegar lá com certeza.
GRA abraço.
PV |
|
|
 |

|
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm Assunto: |
|
|
Fabiano esta é a magia do bonsai , vc ja sente o vento batendo nas arvores o pastor a se proteger , ouvindo o som das aguas limpidas que descem da montanha. Isto que tu fazes chama-se Meditação , chama-se poesia.
Que valor tem este bonsai para ti!!!!!!!!!
Obrigado pela viagem
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
|
|
 |
tuchë gama
Registrado: 24/03/08 Mensagens: 45 Localização: PORTO SEGURO BA
|
Enviada: Qui Mar 27, 2008 12:30 pm Assunto: |
|
|
 _________________ _-_ALGUNS BONSAI TEM O DOM DO TELETRANSPORTE_-_ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|