|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 7:07 pm Assunto: |
|
|
Maravilha, Nicky, só mais uma coisa, esse substrato, o qual vc. faz a "massa" para o fundo será o mesmo que no resto da cobertura? Contendo terra de preta de jardinajem, ela irá reter mais umidade, correto, sendo até bom pois no caso da laje, o volume de substrado é muito pequeno, certo e a terra granulada, onde arrumo, pois nas minhas pentas, sempre uso tijolo moido, pedrisco, areia grossa e em raríssimos casos um pouco de trerra preta. Ah mais uma coisa, estou com medo de o substrato ser levado durante a rega (uso como regador, uma garrafa Pet, com a tampa furadinha, apar fazer um "chuvisco" fininho.
Quando eu volata as raizes para dentro da laje, na hora de plantar, eu posso fazer isso acomodando elas no sentido do "vento" (da inclinação da planta) para dar mais estabilidade na mesma?
Acho que agora não tenho mais duvidas, hehehe.
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 7:36 pm Assunto: |
|
|
olha Paulo, vc está conseguindo um belissimo modelo.......sou fã de Fukinagashi, e me amarrei em seu trabalho.....
parabéns.......
Abraços...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 4:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo,
Veja bem o que escrevi: não é terra preta de jardinagem. É um substrato comprado pronto, vendido com nomes tais como PLANTAX ou similar, usado por horticultores para formação/germinação de sementes de hortaliças e similares. NÃO É TERRA PRETA DE JARDINAGEM, NEM É HUMUS DE MINHOCA, NEM TERRA PRONTA PARA PLANTIO DE SAMAMBAIA OU QUALQUER COISA DESSAS, ok?
E, sim, a mesma "pasta" usada para forrar a laje e acondicionar as raízes, deverá ser usada tambem para cobrir as raizes e formar o solo de seu bonsai. Se adicionar musgo esfagno à mistura, ele irá manter e dar mais liga à mistura, impedindo sua perda quando da rega.
Para ter uma idéia, veja duas plantas que fiz, acondicionando as raízes com essa "mistura":
1)serissa "envasada" em pedra:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4572916&size=3
2) junipero shimpaku, sobre pedra da variedade Tapeocanga:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4568520&size=3
Acrescentando que em nenhum dos casos há suiban ou bacias plasticas contendo agua sob esses trabalhos. A rega é diária, sempre no final da tarde, por volta das 17 horas. A exposição do junipero é sol pleno, e da serissa, para manter a folhagem com a tonalidade mais verde escuro e intensificar a floração, é meia-sombra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 13, 2007 4:59 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Obrigado por sanar minha iguinorancia!
Seu shimpaku ficou ótimo além de ser muuuito ilustrativo para mostrar que o substrato não é varrido pela rege, hehehe. Tenho uma pedra parecida e vou paroveitar para fazer uma composição parecicda!
O esfagno eu posso colocar na composição do substrato? em qual proporção?
um grande abraço e
té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 5:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo,
Eu geralmente não meço quantidade ou proporção quanto ao esfagno. Acrescento via "olhometro" mesmo. Vou colocando até ver que obtenho uma "liga" razoável. Não ponha muito, pois os passaros adoram arrancar para fazerem ninho e com isso podem "detonar" as raízes junto. Para proteger essa composição que mostrei, do shimpaku, tenho uma piracanta plantada em um vasinho, que não tem quase tronco, só dois galhos bem compridos, que posiciono por sobre o solo, para evitar, com seus espinhos, o ataque de passaros.
Outro recurso que vi em revistas japonesas, foi o uso de telinha, tipo sombrite verde, recortada, que recobre o substrato. Isso impede a ação de passaros e o desmanche do substrato, vez que não usam musgo esfagno em sua composição.
Cada maluco, digo, cada bonsaista faz o que pode, né?
Como de médico e de louco todos temos um pouco, vamos tentando contornar essas dificuldades todas de alguma maneira criativa, né?
Não esqueça de fotografar seu trabalho e postar para admirarmos, ok? Um abraço e boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 16, 2007 8:02 am Assunto: |
|
|
Nicky, quanto aos passaros, acho que não terei muitos roblemas pois minhas árvores têm uma guardiã implacável, hehehehe, minha cadela, uma dachshound, que não pode ver NADA pousar no qiuntal que já sai latindo, mas gostei da idéia da piracanta. Mais uma coisa, vc. fez uma base para a pedra do shimpaku?
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 19, 2007 2:15 pm Assunto: |
|
|
Nicky, plantei hoje um outro shimpakui em uma laje de pedra, com a receita que vc. me deu, só tenho uma duvida, como mantive a maioria das capilares, quando fui cobrir com a massa, acho que ela não penetrou por entre as raizes e o conjunto ficou meio "fofo", crei que haverá ar no emaranhado de raizes e como a quantidade de raizes era muita, não teve jeito, ficou um morrinho, hehehehe, estou sem câmera, mas quando meu irmão me devolver, posto fotos....
Um grande abraço e
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 3:22 pm Assunto: |
|
|
acho que esse é o melhor fukinagashi naum profissional que eu já ví!!!
...
temos as fotos ABCD... sendo elas as frentes apresentadas,... nessa mesma ordem... a frente que eu mais gostei foi a A mas tb gostei da D...
comparando as frentes A e C na frente A temos um galho grosso(parece até que ele é o tronco da mae no sokan mae e filha,...) que vc deu um movimento muito interressante,... que eu gostei muito,... acho que foi por ele que eu achei a planta tão boa,... e acima desse galho tem um outro galho, menor, com um movimento que eu tb achei interesante,...
esses dois galhos dão uma ideia de luta pela vida,... luta pela sobrevivência,... que eu acho muito forte no fukinagashi,..., apesar do vento querer quebrar a planta a todo momento ela continua buscando o sol,... para conseguir fotossintetizar e ficar viva,...(eu ia deixar só o sol mas ia ficar parecendo descurso religioso,... tão tive que esplicar ,... as plantas naum acreditão no deus sol !!!!,... HAHAHA^^)
a segunda frente(BD) parece um fukinagashi encinado, feijãozinho com arroz,... naum que um feijão com arroz bem feito naum possa superrar os devaneios criativos,... mas nem sei,... naum curti muito naum,...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 19, 2007 6:06 pm Assunto: |
|
|
Júnior, Também prefiro a frente que vc. comentou, aliás gostei dela desde o início esse foi meu primeiro trabalho no estilo e fico mioto feiz em saber que agradou tanta gente...outro dia mostrei a planta para um amigo que não entende nada sobre bonsai e a primeira cois que ele disse foi: "nossa parece as árvores que eu vi na Patagônia, no Ushuaia!", isso me mostro que a´pesar de ser meu primeiro trabalho a idéia de uma planta sofrida pela ação do vento foi transmitida....
Um grande abraço, bem vondo ao Fórum e
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 6:27 pm Assunto: |
|
|
^^ =D -_-
valeu ^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Set 27, 2007 7:56 pm Assunto: |
|
|
Paulo, tbm gosto muito do fukinagashi e gostei mais da 2a frente, se fosse vc, ao replantar, acho q deveria inclinar a planta um pouco mais à esq. fazendo com q deite um pouco mais o tronco principal, dará a impressão mais de carregada pelo vento e não muito arqueada, daí vc teria que reposicionar os galhos proporcionalmente...
ficou muito bom até agora, parabéns.
grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Sex Set 28, 2007 2:54 pm Assunto: elogio |
|
|
Belo shimpaku Paulo
Viajo muito nesse setilo com a kayzuka, porem seu pouco experiente para essa pratica
pretendo aprender com ajuda do pessoal desse site..
flow boa sorte aê _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 11:58 am Assunto: |
|
|
Só estou atualizando a evolução dessa planta, em final de setembro ela foi colocada em uma lage de pedra:
Em dezembro, mudei de casa e durante a mudança, minhas plantas foram meio negligenciadas, sofrendo um pouco com isso. Esse shimpaku
secou um galho (transformado em jin ) e ainda esta com algumas aculhas secas, mas vais se recuperando bem.
De lá para cá a única alteração é que eu nivelei o ápice da planta com a laje, mas ainda não fotografei.
Um grande abraço e
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 4:50 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo,
cara, está ficando um trabalho digno de exposições  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 4:56 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
já está pronto para o shoyn 2008. A lage combina e com certeza ele tem estilo e copa bem marcantes para participar.
Parabéns. _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|