|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:40 pm Assunto: |
|
|
Bem, bem, amigos!
Creio que de fato resultou desta troca de idéias uma série de conceitos importantes para refletirmos não apenas sobre esta planta, mas sobre o bonsai como um todo e isso é muito bom.
Creio que agora tenho elementos mais do que suficientes para reanalisar a planta, nebari, novas possíveis frentes, mudança de estilo, possível alporque, etc, etc, e daí tomar o caminho mais adequado.
Mais uma vez agradeço o desprendimento dos amigos em suas colocações.
Abraços
Elio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir, meu chapa, não se trata de conceituar isso ou aquilo, nem de usar exemplos de terceiros. Apenas temos que nos basear em fatos, e no caso do bonsai, fatos são bonsai, trabalhados por artistas que estão há mais tempo nessa atividade que eu ou voce. Claro, isso não os transforma em superstars, nem em mestres, ou sumidades a serem seguidas de olhos fechados.
Mas permitem que descubramos que há outros trabalhos, em que tal e qual técnica empregada poderia, de certa maneira, facilitar nosso trabalho. Então, onde podemos apelar para o recurso de "usar" isso como exemplo. Não para seguirmos o "exemplo" ao pé da letra, e fazer uma cópia fiel, mas antes, para aprendermos como contornar as dificuldades que todos encontramos em nossa lide diária.
Voce, mais do que ninguem, sabe da importancia de se estar viajando pela net, visualizando trabalhos e mais trabalhos de bonsaistas de todo mundo, como forma de aprendizado. Não de copias e mais copias, mas de como fazer determinado tipo de trabalho, que técnica usar ou o que é mais ou menos adequado fazer, principalmente em se tratando de jin e shari.
E discordo quanto ao autor dizer o estilo e o estilo em si ser outro. Se for um principiante ou um lunático, certamente poderá fazê-lo. Mas a planta em questão foi estilizada por alguem que é, reconhecidamente, um mestre na arte. O reconhecimento é por parte de outros, igualmente conhecidos no mundo todo, como grandes bonsaistas, tambem. Então, meu caro, se ele diz que o estilo é esse, não creio termos, eu e voce, como negar, apenas por discordarmos um do outro. Errare humanum est, como diziam os romanos, em antanho.
Quanto à definição de ARCO, o dicionário Houaiss dá várias, dentre as quais destaco:
1.2 o que é curvado ou arqueado
7 estrutura curva (arco) ou semicurva que se encontra em sua parte superior externa ou interna
Concordo que arco não seja o mesmo que inclinação do tronco (no exemplo que mostrei, não há que se falar em inclinação, pois trata-se de uma curvatura, logo, de um arco). Quanto a ausencia de ritmo, o nobre amigo me perdoe, mas há sim ritmo em um arco, pois ritmo pode ser entendido como constancia. A curvatura do tronco é constante, desde a base até a distribuição dos galhos, logo, há ritmo.
Um exemplo de ritmo: seu coração bate compassadamente, constantemente. Se parar, acaba o ritmo. Se continua batendo, o faz ritmicamente. Há constancia nisso. No arco, igualmente, o movimento é constante, logo, o ritmo existe.
Claro, se voce tivesse dito que o tronco arqueado ou em curva, não apresenta um ritmo elegante ou qualquer outra adjetivação pertinente, eu poderia concordar contigo (será? ), mas não sendo o caso, meu chapa, então nada feito.
Quanto à serissa do Charles, admito que é excessão à regra, mas como toda exceção, pode ser repetida. Exemplo: nosso Congresso Nacional. A corrupção ali é endemica e repetida à exaustão. Logo, exceções são repetidas diuturnamente em todos os segmentos sociais, incluso o meio bonsaistico, sem que isso venha a causar a estranheza que o caro amigo tenta, em vão, ressaltar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:58 pm Assunto: |
|
|
Elio, obrigado por conciderar as colocações! Admiro isso em vc!
Editado pela última vez por vhobus em Qui Set 13, 2007 9:36 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 6:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir,
Meu bom amigo goiano, veja que no livro do Peter Adams, em que ele descreve minuciosamente o estudo que fez sobre ritmo em bonsai, sugere justamente o que o dicionário acima citado por mim fez: que curva e arco são sinonimos e que portanto um é a mesmissima coisa que o outro.
Onde há uma lógica: o ritmo descrito por ele traduz, justamente, a constancia do movimento. Ele é bonsaista, e olhe, entende perfeitamente do que escreveu. O movimento da curva, NO BONSAI, é constante. Não há como pensar o contrário. Se fosse diferente, meu chapa, não seria uma curva ou um arco, mas um pequeno segmento de um semi-circulo.
Há ritmo, logo, há constancia no movimento. Está lá, no livro do Peter. É um bom livro, em minha opinião, principalmente nesse destaque que ele dá sobre a teoria do bonsai. Calcada, principalmente, nos ensinamentos do mestre Naka, se não me engano.
Quanto à lingua portuguesa, voce sabe como é bom termos um dicionário à mão para evitar controvérsias. Não se trata de fugir do assunto ou criar conceitos para firmar minhas colocações. Me limitei a repetir o que está escrito.
Por falar em estar escrito, há uma passagem interessante em efeso 3:12. dá uma conferida.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 11:29 pm Assunto: |
|
|
Elio, diante das possibilidades apresentadas, resta a vc avaliar e calcular qual dará mais expressividade ao teu trabalho... segue firme... e bom trabalho.
Mantenha-nos informados com novas fotos!
Abraços meu companheiro bonsaista...
Editado pela última vez por vhobus em Qui Set 13, 2007 9:37 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 13, 2007 4:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Sou obrigado, diante das circunstancias, a concordar com o Valdir: deixemos as controvérsias de lado, e vamos ao que interessa: sua planta. As dicas estão aí, então é adequar, escolher a que mais interessa e partir para os finalmentes.
A idéia do moyogi sugerida pelo Valdir não é de todo ruim, e vc ainda pode aproveitar os galhos que aramou e formar novas plantas, via estaqueamento, com elas, enquanto aguarda as novas brotações necessárias para a eslitilização.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 4:25 pm Assunto: |
|
|
Puxa!!!!!!
Bonsai é difícil!!!!!!!!!!!
Bem que um grande mestre me disse no ouvido uma coisa que segundo ele não poderia dizer publicamente num congresso: "é preciso conhecer bem as regras para poder quebrá-las conscientemente"..........................
Abraços
Elio |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 9:49 pm Assunto: |
|
|
Elio...
Isso é verdade... mas, fala baixinho... heheheh
Boa sorte no teu trabalho...
Qualquer coisa, é só falar... |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 4:32 am Assunto: ... |
|
|
hahah
^^
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 5:45 pm Assunto: |
|
|
Alô amigos!
Estive revendo durante o fim-de-semana, e com a insistência em manter o estilo, tentei tomar com frente a antiga trazeira, mas girando a planta um pouco no sentido antihorário a fim de diminuir o efeito do "arco".
Pela foto creio que ficou melhor. Redirecionei um pouco os galhos, ainda não tudo o que seria necessário. Não tentei isso antes pois a direção do vendo fica muito para a frente, como se o observador estivesse "assoprando a planta", pois se virasse totalmente a aparência seria de que o tronco está reto, na verdade estaria inclinado para traz.
Gostaria de opiniões a respeito.
Grato
Elio
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 5:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Ficou péssimo, meu chapa. Melhor reiniciar, aproveitar os galhos aramados e usa-los como estaca, aguardar a nova brotação e formar um moyogi.
Há alguns anos, num curso com o Carlos Tramujas, ele aplicou uma técnica interessante em um junipero: abriu o tronco ao meio, no sentido da altura, rafiou, prendeu arames grossos nas laterais (tres pares em cada lado, aramando por cima com arame igualmente grosso. Em seguida, deu movimento ao caule, conduzindo-o a ficar ajustado como bem entendesse.
Não sei se poderia aplicar essa técnica na serissa. Nunca tentei, mas é aquela velha história, há sempre uma primeira vez para tudo, né? Talvez dê certo. Um bonsaista aqui em Brasilia fez isso com outra espécie, com bons resultados igualmente.
Se for tentar, lembre-se de não irrigar a planta por um dia e meio antes de faze-lo, exceto borrifar a folhagem, se houver alguma. Se apenas um corte no meio não parecer suficiente, pode-se dividir em quatro. O importante é manter fixo e uno o sistema radial (raizes+base do caule) e a parte onde começa a divisão dos galhos (uns dois ou tres cm antes).
Amanhã irei tentar fazer isso com uma serissa que tenho. O caule é grosso o bastante, e cresce reta. Vou fotografar o processo. Se der certo, damos um passo à frente. Se não, paciencia: faço outra coisa com os caules divididos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
juniosg
|
Enviada: Seg Set 17, 2007 9:47 pm Assunto: modelar troncos grossos,... |
|
|
vou tentar criar uma oportunidade pra usar isso!!!
gostei da ideia^^HAHAHAHA ... mas eu sou meio doido mesmo HAHA...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 9:14 am Assunto: |
|
|
Nicky, você confirmou o que eu achei desde o início. Este lado está pior do que o anterior. Ele esconde um pouco o "arco", mas mostra todos os outros defeitos, fica sem harmonia. Na verdade praticamente só mudei a foto.
Quanto a zerar e fazer um moyogi, a planta vai ficar muito pescoçuda, conforme já havia colocado na primeira postagem. Então seria de fazer um alporque no meio desta curva e dividir a planta em duas.
Esta idéia de rachar o tronco é bem interessante. Mas de fato a serissa quebra igual a vidro. Acho que estou decidido pelo alporque, está na época e em poucos meses tenho a planta em franco desenvolvimento.
Grato pelas dicas
abração
Elio |
|
|
 |
juniosg
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 11:30 am Assunto: alporque... |
|
|
naum que eu já tenha feito um bonsai mas eu tenho uma sugestão
entro o alporque e uma enchertia eu prefiro a enchetia,...
na me parece interessante essa aporque usado para corrijir uma planta canaluda ,... mas isso é pessoasl, toda vez que eu ouso isso me dá uma pontada,...
...
seguinte,... tracionamento funciona em serissa bem?...
eu acho que é uma coisa a se pensar,...
passa uma câmara de ar no meio do tronco da serissa,..e na base da raiz(talvez em volta de todo o tronco) depois de lavada a terra da raiz toda(pra facilitar o trabalho e pra fazer o transplante e uma possivel poda de raiz,..., serissa é resistente ao ponto de vc serrar ela no meio do jeito que ela tá ai, e a estaca com galhos fincado no chão, pegar!!!...)
ai vc pode optar pelo moyogi(desculpa os erros de ortografia,..., mas pelo menos vcs naum estão sendo forçados a ver a minha letra,...) ou manter o fukinagashi em ambos os dois casos me parrece interessante o uso de enchertia... pra jim(naum lembro de ter visto jin em serrisa, ela aceita isso bem?) e um possivel primeiro galho no fukinagashi e no moyogi, ho é mesmo pro primeiro galho tb,... HAHAHA o/ ...mas ai já na quininha,..kina,... tabua da beirada,... hahahha^^
valeu
ps: eu acho que eu iria preferir o moyogi pra essa planta,... mas eu naum sou fâ de moyogi!!! que triste,... hahaha aproveita o encherto e faz um chokan ^^ chokan é imponente que só^^ hahaha (desculpa as bricadeiras =D ) _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 5:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Desculpe, colega, mas vc já fez enxerto alguma vez, em alguma planta? Tentou e teve sucesso com enxerto em serissa? Se tiver tido sucesso, passe as dicas para nós, com maior clareza, para que todos possamos aprender um pouquinho mais. Aprender, para mim, é algo essencial, e não abro mão, venha as lições de quem for.
A propósito: onde exatamente o nobre colega iria enxertar? O que iria ser enxertado? e qual a finalidade do enxerto, exatamente?
Erros de portugues, todos temos, ninguem é perfeito aqui no forum. Mas é importante ter coerencia de idéias, principalmente ao sugerir algo que vc acredita que possa melhorar a planta de alguem. Do contrario, escrever algo irrelevante, apenas para dar uma opinião canhestra, sem fundamentação nem conhecimento do que se trata, é o mesmo que ficar colocando letrinhas sem nexo nenhum. Não leva a nada, não agrega nada, não explica nem ensina nada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|