|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 11:37 am Assunto: |
|
|
Marco,
Entendo tudo o que disse e concordo contigo. Se é bonsai ou não, não importa! O importante é que nos agrada e é lindo, certo?
Mário,
Sua idéia é legal. Gostei!
PS.: Mame, shakan, shohin, yose-ue, fukinagashi, kengai, etc. Esses nomes são empregados exclusivamente para bonsai? Quer dizer, ele foram criados apenas para denominar formas e estilos de bonsai? Por exemplo, kengai significa "cascata" - os japoneses chamam toda cascata de kengai? Ou só significa "cascata" para esse formato em plantas?
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 11:52 am Assunto: Bananeira |
|
|
Oi Marco !!!
Esta discussão que você colocou no forum, é ótima. Dá margem para discutirmos muitos assuntos. Senão vejamos... você fez da sua bananeirinha um bonsai. Você gostou ???? Então é o que serve, creio na minha santa ignorância, que se gostamos, se nos faz bem olhar aquela planta...É O QUE SERVE.
Até algumas regras eu não sigo, visto que possuo meus bonsai para mim, não vendo nada... posso até dar de presente. Se o vaso está muito grande para a planta X, mas eu gosto assim... vai ficar assim. Se o vaso é pequeno demais para a planta Y, idem.
Creio até que a discussão sobre substrato, é super válida, há gente fazendo experiências incríveis e que estão dando resultado positivo.
Espero ter colocado muita minhoca na cabeça de todos, menos nas nossas plantas.
Angela |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 7:47 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Concordo c/ a Ângela. O q interessa é se nos agrada. Seguir normas é importante para dar continuidade à arte do bonsai, preservando seus fundamentos, ou para quem quer participar de concursos ou mostras onde são seguidos à regra, porém nada nos impede de termos plantas que agrade nosso espírito. Porém acho importante explicar aos leigos as diferenças, para que não seja formada uma idéia errada sobre o que o Bonsai. Podemos ter BONSAI e bonsai, todos belos e porque não de bananeira, afinal: O bonsai não retrada uma porção da natureza??
Mãos à obra com todas as suas plantas, sejam elas quais sejam.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 10:00 pm Assunto: |
|
|
OLá Pessoal,
A questão não é se nos agrada ou não, mas se é bonsai ou não. Gosto de orquídeas, por exemplo, mas, orquídea não é bonsai (óbvio!).
Estou insistindo nesse tópico porque já vi algo semelhante há algum tempo atrás e ninguém chegou a conclusão alguma. A justificativa que se dava é que "bonsai significa plantado em bandeja".
O que devemos plantar numa bandeja para ser considerado bonsai?
Tenho visto vários comentários a respeito dos bonsai vendidos em supermercados e é quase uma unanimidade dizer que se tratam de falsos bonsai, os "mausais". Mas não são bonitinhos? não estão em vasos de bonsai? Então, poderíamos dizer que são bonsai de verdade?
O que define um bonsai? o vaso? a planta? ou ambos?
Acho que só elogiar não ajuda. Temos que ser sinceros sem entretanto sermos grosseiros. Estamos num fórum de bonsai e eu, particularmente, participo com a intensão de aprender o que é correto.
Eu acho muito interessante pequenas plantas em vasos de bonsai. Tenho vários cactos e suculentas plantadas assim mas sei que não são bonsai; não se parecem com árvores, o SAI do bonsai.
Se nós, interessados em difundir o bonsai como arte, não dermos o devido valor às regras e fundamentos, não apenas para participar de concursos, que poderemos esperar no futuro? A participação em concursos será apenas uma consequência de um trabalho levado a sério.
Pelo que aprendi, bonsai é o cultivo artístico de árvores em bandejas (ou vasos).
Conseguir transformar uma muda ou uma planta maior em uma miniatura de uma árvore é o objetivo de todo bonsaísta.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Maio 09, 2005 7:55 pm Assunto: |
|
|
Gostaria de saber onde posso conseguri as definições exatas do que pode ser chamado de bonsai, eu já faço pesquisas pela Internet há alguns anos e nunca vi, por exemplo, que um bonsai tem que ter o tronco lenhoso, como afirmou nosso colega Lando, até já ouvi falar nisso, quando o Joca começou a fazer suas miniaturas de banana, mas nunca nada documentado.
Se alguém souber um endereço na Net que tenha essas definições, por favor me passe, estou atualizando minha homepage e tenho interesse nesse assunto.
Tem um site muito interessante do Celso, um bonsaísta mineiro, ele mostra alguns bonsai premiados pela Associação Nacional do Bonsai do Japão, que como ele mesmo diz, "mandam as regras tradicionais de um bonsai para o espaço"...
O endereço é: http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/artprof1.htm
O que me faz pensar que as regras só são válidas para os anônimos e para os novatos, se algum mestre fizer algo que seja tido como errado no bonsai ou se esse bonsai aparecer em alguma revista internacional, todo mundo bate palmas... (risos)
Um abraço a todos. |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 41 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Seg Maio 09, 2005 8:13 pm Assunto: |
|
|
tem uma revista que saiu em 1996 foi a primeira publica'c~ao sobre bonsai que eu vi, e acabei comprando para meu pai. 'e uma publicacao especial da revista natureza, l'a diz que para uma planta ser cultivada como bonsai tem que ter o tronco lenhoso. Bom, mas como comentaram no forum, que a planta tem que agradar o seu criador.... eu concordo com isso
abra'cos _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 09, 2005 10:30 pm Assunto: Bananeira |
|
|
Que coisa fantástica é este forum........ a polêmica está sendo muito boa para o crescimento de cada um... ainda mais meu que sou Aprendiz de bonsaísta....sempre aprendi nos cursos que fiz que a árvore tem que ser lenhosa(ótimo). Aí são feitas experiências com bananeiras e elas miniaturizadas... mas afinal BONSAI NÃO É A MINIATURIZAÇÃO DE UMA ÁRVORE ?????? Então esta regra está sendo cumprida. Aí falemos em bandejas... o que são bandejas em bonsai..... NADA MAIS SÃO DO QUE VASOS PRÓPRIOS PARA BONSAI. A bananeira está num vasinho, ou será bandeja(?????) próprio para bonsai.... Tá !!!!!!! Mas é ou não é a miniaturização da planta ??????
Claro que algumas regras precisam ser seguidas, mas já vi um amigo pegar terra no quintal, restos de telhas com cimento de resto de obra, brita de todo tamanho, misturar tudo e plantar numa bandeja linda e a planta está belíssima, UM SENHOR BONSAI........
E ai amigosssssssss?????????/
Desculpe por mais minhocas colocadas.
Angela - adoro polemizar |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 09, 2005 10:31 pm Assunto: Bananeira |
|
|
Que coisa fantástica é este forum........ a polêmica está sendo muito boa para o crescimento de cada um... ainda mais meu que sou Aprendiz de bonsaísta....sempre aprendi nos cursos que fiz que a árvore tem que ser lenhosa(ótimo). Aí são feitas experiências com bananeiras e elas miniaturizadas... mas afinal BONSAI NÃO É A MINIATURIZAÇÃO DE UMA ÁRVORE ?????? Então esta regra está sendo cumprida. Aí falemos em bandejas... o que são bandejas em bonsai..... NADA MAIS SÃO DO QUE VASOS PRÓPRIOS PARA BONSAI. A bananeira está num vasinho, ou será bandeja(?????) próprio para bonsai.... Tá !!!!!!! Mas é ou não é a miniaturização da planta ??????
Claro que algumas regras precisam ser seguidas, mas já vi um amigo pegar terra no quintal, restos de telhas com cimento de resto de obra, brita de todo tamanho, misturar tudo e plantar numa bandeja linda e a planta está belíssima, UM SENHOR BONSAI........
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 7:33 am Assunto: Re: Bananeira |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Que coisa fantástica é este forum........ a polêmica está sendo muito boa para o crescimento de cada um... ainda mais meu que sou Aprendiz de bonsaísta....sempre aprendi nos cursos que fiz que a árvore tem que ser lenhosa(ótimo). Aí são feitas experiências com bananeiras e elas miniaturizadas... mas afinal BONSAI NÃO É A MINIATURIZAÇÃO DE UMA ÁRVORE ?????? Então esta regra está sendo cumprida. Aí falemos em bandejas... o que são bandejas em bonsai..... NADA MAIS SÃO DO QUE VASOS PRÓPRIOS PARA BONSAI. A bananeira está num vasinho, ou será bandeja(?????) próprio para bonsai.... Tá !!!!!!! Mas é ou não é a miniaturização da planta ??????
Olá Miguinha, tudo bem???
Eu também sou aprendiz de bonsaísta. Lendo e aprendendo alguma coisa aqui, outra acolá e vou tirando minhas conclusões.
Sabemos que o IDEAL é usarmos plantas lenhosas pois estas sobrevivem por muito mais tempo. A Portulacaria afra, por exemplo, é uma suculenta e muito utilizada como bonsai. O importante é se a planta, depois de trabalhada, irá nos transmitir a idéia de estarmos contemplando uma árvore.
No caso da bananeira, não consigo imaginar como trabalhá-la (podas, aramações, ancoragem ou pinçagem) para conseguir dar-lhe uma aparência de árvore.
Mas afinal o que é bonsai?
Como sabemos, existem inúmeras definições sobre bonsai. Apenas para ilustrar, cito duas que encontrei facilmente na web:
"Um bonsai, obra de arte viva, é uma criação artística lograda de destreza e sentido estético, que busca extrair da beleza natural de uma planta todo seu explendor" (Kenji Murata).
"Uma árvore plantada em um pequeno vaso não é um bonsai até que esteja podada, dado forma e treinada na forma desejada." (Bonsai Clubs International).
Se formos transcrever todas essas definições veremos que todas convergem para um só ponto: ARTE DE CULTIVAR ÁRVORES EM BANDEJAS.
Então, qualquer planta colocada num vaso de bonsai pode ser considerado um bonsai? É claro que não!! Como arte, há necessidade da intervenção do seu criador, a sua "marca registrada". Se vai ficar uma obra prima aí o problema é outro.
Não sou nenhum mestre em bonsai, sou apenas um apaixonado. Me julgo um persistente e teimoso no sentido de querer aprender a todo custo.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 11:47 am Assunto: |
|
|
Pois é, Sergivaldo.
Genuinamente ocorre com todos que iniciam, ou mesmo aqueles que têm uma visão particularizada a respeito dessa arte, achar que qualquer planta ou arbusto serve para bonsai. De início têm em mente que a simples minituarização da planta é algo definidor - eu mesmo era adepto a esses conceitos e fui descobrindo o correto aos poucos, sem um "baque", uma ruptura na etapa do descobrimento. São as etapas...
Mas o tempo passa e amadurecemos... E essas discussões, todos podem aguardar, estarão sempre por vir - é natural que isso ocorra. Às vezes saudável... Talvez foi por esse motivo que transcrevi a seguinte frase acima: "Se é bonsai ou não, não importa! O importante é que nos agrada e é lindo, certo?" - não querendo "tapar o sol com a peneira", mas dando "tempo ao tempo", uma vez que o fórum trata exclusivamente de bonsai e a "minituarização" sempre será um assunto pertinente.
Marco,
Caso é o seguinte: sua bananeira, como todas as outras minituarizadas, não são um bonsai.
Não é "minha verdade"! São as verdades dos textos.
Mas continuo afirmando que sua bananeira é linda.
Minha pergunta passou despercebida...
Revitalizando-a:
Citação: |
Mame, shakan, shohin, yose-ue, fukinagashi, kengai, etc. Esses nomes são empregados exclusivamente para bonsai? Quer dizer, ele foram criados apenas para denominar formas e estilos de bonsai? Por exemplo, kengai significa "cascata" - os japoneses chamam toda cascata de kengai? Ou só significa "cascata" para esse formato em plantas? |
Até mais,
Um abraço a todos. _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 12:59 pm Assunto: |
|
|
Lando escreveu: | Pois é, Sergivaldo.
..................................................................................
Minha pergunta passou despercebida...
Revitalizando-a:
Mame, shakan, shohin, yose-ue, fukinagashi, kengai, etc. Esses nomes são empregados exclusivamente para bonsai? Quer dizer, ele foram criados apenas para denominar formas e estilos de bonsai? Por exemplo, kengai significa "cascata" - os japoneses chamam toda cascata de kengai? Ou só significa "cascata" para esse formato em plantas?
Até mais,
Um abraço a todos. |
Lando, para ser sincero, não sei dizer. Também fiquei curioso e gostaria que alguém com conhecimento na língua japonesa nos tirasse essa dúvida.
A respeito da polêmica "ser ou não bonsai", acho extremamente salutar essa discussão. Podemos até passar uma imagem de que queremos ser donos da verdade, mas sabemos que não se trata disso, em absoluto.
Não ajudamos em nada se discordamos de algo e não expusermos o nosso ponto de vista.
Marco escreveu: |
...........................................................................
Tem um site muito interessante do Celso, um bonsaísta mineiro, ele mostra alguns bonsai premiados pela Associação Nacional do Bonsai do Japão, que como ele mesmo diz, "mandam as regras tradicionais de um bonsai para o espaço"...
O endereço é: http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/artprof1.htm
O que me faz pensar que as regras só são válidas para os anônimos e para os novatos, se algum mestre fizer algo que seja tido como errado no bonsai ou se esse bonsai aparecer em alguma revista internacional, todo mundo bate palmas... (risos)
Um abraço a todos. |
Olá Marco,
Eu já conhecia o site do Celso e acho-o muito bom. Essa matéria sobre a flexibilidade das normas do bonsai é realmente muito interessante. Só não concordo, com todo respeito ao Celso, que "mandam as regras tradicionais de um bonsai para o espaço"...
Todos os bonsai premiados e que são mostrados no site são indiscutivelmente belos e dignos de premiação. Ocorre que numa competição existe um regulamento onde consta a possível pontuação para as peças a serem apresentadas. No site não mostra se houve perda de pontos em algum quesito. Então, na minha concepção, é perfeitamente possível que um bonsai seja vencedor mesmo tendo alguns pontos negativos. A soma dos pontos é quem determinará os vencedores.
A todos, um abração
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 2:58 pm Assunto: |
|
|
Lando, também não sei dizer se as expressões tem uso específico para a Arte bonsai. Acredito que não! São nomes que pelo que dizem mostram como será a planta.
Sergivaldo, o Celso, se cadastrou em nosso Fórum a meu convite mas nunca participou. Coloquei esta matéria em meu site com a autorização do Celso pois achei muito interessante. Vem a calhar com a pequena estória que escrevi: "O primeiro Estilo", onde procuro mostrar que a crítica pela crítica não leva nada. Se você olha se a planta está do lado direito ou do esquerdo e se perde nesta questão, pode deixar de ver o mais importante: A PLANTA.
Pessoalmente, nunca me preocupei em fazer uma planta baseada neste ou naquele estilo apenas vou trabalhando a planta assim como, sempre disse aos meus alunos, se a sua árvore lhe agrada, esta é a sua árvore. Agora, é claro, se a pessoa tem interesse em galgar posição no cenário da Arte bonsai, TEM QUE ESTUDAR MESMO! Tem que se preparar e mais, tem que ter o dom para isto. Estamos aqui falando de ARTE portanto, de um dom artístico. Digo isto porque tenho uma enorme dificuldade em ver o desenho de um bonsai em uma estrutura de árvore a ser trabalhada. Outra pessoas, olham e, num instante já tem a solução. Fico impressionado com isto mas, é natural, esta pessoa tem este dom.
Parece que fugi do assunto. É isto aí! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 10:04 am Assunto: |
|
|
Quando der banana, posta a foto hehehe o problema vai ser encontrar suporte para os cachos.
bobagens a parte ficou muito legal, se vc no seu inteior considera ela um bonsai! ela é um bonsai. se considera um mame! entao ela é um mame.
a beleza da arte esta primeiramente no coração de quem a concebe e depois contagia os que veem. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 2:31 pm Assunto: |
|
|
Pelo visto não sou só eu quem considero a bananeira como um bonsai, tem um senhor chamado Kyuzo Murata que tb considera, segundo um texto dele que o Ilex me mandou por e-mail...
"Nos primeiros anos de 1950 era comum ver, no meu país, Bonsai de bananeiras não mais altos de 25 centímetros. Desapareceram, de qualquer modo lamento de não os voltar a ver. "
Um abração. |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 2:40 pm Assunto: |
|
|
Marco, vamos resgatar esses bonsais então. tem um vizinho meu que tem baneiras, vou pedir uma muda e em breve vou postar a foto de uma aqui serei o segundo a ter um bonsai de bananeira. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|