FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilo Naturalista - Como Desenvolvê-lo??
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Se me for permitido, gostaria de colocar meu humilde e inexperiente modo de ver: As normas e procedimentos nipônicos são as bases do bonsai, que a grande maioria de praticantes e admiradores devem seguir na execução de seus trabalhos. Isto certamente manterá e fortalecerá como um todo, a arte do Bonsai.
Isto não quer dizer que se possa "personalizar" o trabalho de cada um que pratica esta arte. Quer seja por uma questão de gosto pessoal, bem como por uma necessidade em adaptar-se às regras e procedimentos tradicionais japonesas, em virtude do espécie de planta que se trabalha (uma coisa é trabalhar com um Pinheiro Negro, ou seria "tentar" trabalhar com um Mulungu, por exemplo), bem como pela falta de "talento" do próprio praticante.
Como observei no exemplo acima, um bonsai de Mulungo, jamais se adaptaria às regras tradicionais, mas certamente, com algumas adaptações teríamos um belo "Bonsai Style Natural".
Creio, e já encontrei inúmeras respostas com esta mesma afirmação dentro deste Fórum (feitas por praticantes tradicionais), que o importante é o executar de um trabalho de Bonsai realizar aquilo que sua alma quer expressar, fazendo uso de técnicas e procedimentos compatíveis com a técnica, a espécie, e dentro de sua capacidade técnica.
Como se diz, se você realmente está gostando daquele "Bonsai" que você está trabalhando, é o que importa.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 6:54 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Olá Amigo Luiz Fernando

nickyfury escreveu:
Observo ainda que os japoneses adotaram critérios e regras para plantas nativas, diferentes das chinesas, de onde copiaram a arte e seus principios. Os chineses têm critérios diferenciados, dos japoneses, dos tailandeses e de outros, de quem copiaram, por sua vez, a arte. Rolling Eyes

Ainda que não diga respeito ao tema que estamos a debater, importa talvez sublinhar que o Japoneses não copiaram a Arte, a arte foi difundida tal como muitas outras...é uma coisa diferente....afinal terá acontecido o mesmo com os Chineses, ela não é de autoria deles, tal como não são as outras Artes, nem mesmo as marciais.
Esta e outras entraram na China através da India...que provavelmente terá tido origens noutros lados, pelas suas ligações politico/comerciais...quem sabe...verdadeiramente de onde terá surgido.

Mas ali (India) o mais certo terá talvez sido "a semente"....na China a gestação e no Japão o nascimento...
Aconteceu assim com o Budismo e segundo consta, terão sido estes os responsáveis pela disseminação das respectivas Artes.
Muito embora não deixe de ser verdade que o Japão em determinada altura (após uns séculos), tenha mandado emissários seus para maior assimilação da cultura...nada que qualquer pais não tenha feito Wink, mas parece que efectivamente o pontapé inicial, terá sido dado da China para o Japão,...como uma partilha de saber e não uma cópia seja do que for...foi inclusive as origens do ZEN...que não teria surgido se a China não tivesse assimilado o Budismo (proveniente da India).

Bom, mais isso pouco importa para o assunto que estamos a debater, o que importa é cada um seguir o seu próprio rumo... e que o faça de forma clara e consciente...algo de belo irá surgir...senão, lembrem-se que mesmo do "menos belo" também reside a beleza... "A perfeição da imperfeição"

Amigo Kinashi
Muito obrigado pela consideração, espero um dia estar à altura...
Folgo muito em vê-lo por cá..., tal como o "Amigo", espero poder ver/ler mais comentários de sua parte Wink

Meu Amigo Sergivaldo, o sentimento é reciproco... também tenho bastante admiração pelo Amigo pelas mesmas razões...e também pelo trabalho feito nos vários aspectos da Arte Wink...eu é que tenho que agradecer a tua participação...que de resto, penso que será comum a todos nós.

Um bem hajam.

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Antônio Castro, muito obrigado pelas palavras coerentes e explicativas. O que tiro de mais importante em sua resposta, foi o de que algo belo surgirá. Esse deve ser o objetivo principal e final de nossa arte. Da qual, sou apenas um iniciante, e o serei sempre. muito aprendi neste tópico. Fazia falta uma discussão com este calibre e interesse, há muito tempo. O Sergivaldo, responsável por levantar a bola, é alguém que o faz com a certeza de que resultará num crescimento para todos.
Na arte do bonsai, assim como em todas as artes, tenha sempre um lado subjetivo, uma mensagem que se quer passar. De tempos em tempos, surgem novas idéias, novas visões. Foi assim no desenho, que evolui em determinado momento para sombras e volume; foi assim com a pintura, que com o impressionismo ganhou uma nova luz e uma nova interpretação da luz (mesmo que críticos da época dissessem que não era arte e que uma árvore nunca teria um tronco roxo); e será assim também com o bonsai. Na medida em que crescem os interesses e se expande a arte, novas visões e idéias surgirão. E será melhor assim. Se não fosse, ainda estaríamos pintando caçadas em cavernas...
Mas o tópico foi desvirtuado. Acredito que o mestre Sergivaldo desejava que encontrássemos, dentro do estilo naturalistic, da forma como cada um vê, quais são as técnicas, regras, critérios e maneiras empregadas. Como fazer um naturalistic?
Sergivaldo, sou um iniciante e não posso me considerar detentor de conhecimentos suficientes para exlicar exatamente como o Walter Pall e outros fazem suas árvores. Mas existem algumas demonstrações por ele realizadas no site http://www.youtube.com.
Em algumas delas, por exemplo, ele mostra como trabalha a cicatriz após um corte de galho grosso, para que nunca se pareça com uma cicatriz que tenha surgido a partir de um corte de alicate bola. Para isso ele vai degradando a ferida, raspando ali, cortando mais aqui e fazendo um corte totalmente caótico, como a natureza teria feito. Entre outros exemplos que tentarei postar aqui, com o intuito de observar as técnicas utilizadas.
Mais uma vez obrigado aos mestres que colaboram para que eu cresça na arte. Obrigado ao Nick, Fabiano, Sergivaldo, Kinashi, Antônio Castro, Alexandre, Wilson, nabase, juliano... O fórum é realmente um espaço ímpar para estudo e crescimento.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedro Bessa

Eu penso que compreendi a preocupação do Amigo Sergivaldo aquando da colocação deste tópico para nossa reflexão.

Eu concordo plenamente com o que referiu ...a arte tem que avançar, foi assim desde os primórdios e assim continuará a ser...
Mas estou em querer, se percebi bem, que a sua (dele) preocupação será que pegando nesses exemplos que referiu "o pulo de novas vertentes", se deram com pessoas que dominavam/dominaram completamente a vertente académica e por conseguinte, esta já não lhes dizia nada ou muito pouco...até ai, nada de mais.

Sem pretender fazer qualquer juizo de valores...nem sendo nenhum desses iluminados, a questão seria:
como aprender a Arte do Impressionismo???
quais os parametros com que se regem??
que técnicas utilizam para misturar as tintas, como as aplicam...etc..etc...

Porque estou em querer, que para se fazer um quadro dentro da vertente (impressionista ou outra qualquer), não basta ter uma paleta e um conjunto de tintas para se misturar...é preciso saber conjugá-las, com certeza tem técnicas... precisamos saber dominar as sombras e os volumes, etc...etc..para posteriormente podermos dar azo à nossa creatividade...mesmo que para isso se quebrem directrizes...
Embora pareça, não é um quadro "fácil" de fazer... longe disso.

Penso que terá sido essa a sua preocupação/curiosidade do "Amigo", mas isso só ele pode responder, querer saber como se faz...
Expôs essa dúvida a público (o qual lhe dou os meus parabéns pela coragem)... para que quem sabe, possa de alguma forma esclarecer os que não sabem e, aqueles se praticam sem sequer saberem que não sabem, já que muitos interpretam como a ausência de tudo...como me parece ser, a grande maioria.

E na vertente que estamos a falar, a qual pouco/nada entendo também, posso entender o "Naturalistic" simplesmente como:

"A beleza não está na forma exterior, mas sim no significado que ela expressa". de Suzuki Daisetsu

E se isso, também está patente na vertente Clássica, mesmo dentro das directrizes e dos estilos...
"A verdadeira beleza só pode ser descuberta mentalmente por quem completa o incompleto". de Kakuzo Okakura

Para o perceber um pouco mais, se não leu e estiver interessado, recomendáva-lhe "Zen e a arte cavalheiresca do tiro com arco" de Eugen Herrigel.

Serve para qualquer que seja a vertente escolhida e até para muitos aspectos do nosso dia a dia, ao perceber que muitas das vezes as "grilhetas" somos nós Wink

Antes que me esqueça e para que conste, ainda que não saiba qual o resultado que sairá...tenho uma árvore em curso, que já estava mais ou menos defenida como se iria desenvolver, baseada numa de Walter Pall que me pareceu beneficiá-la/mais adequada, virei-a a 180º...pode ser que a trabalhando dentro daquela directriz, me dê indicios que de algo que de momento não sei.

E sei que "só os muito tolos e os sábios é que não mudam de opinião"...por isso cá estou para ouvir Wink

Boa sorte e obrigado ao Pedro também pela sua colaboração Wink

[ ]s

Castro

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergivaldo, Olá pessoal!

Após algum tempo ausente do fórum (estava ocupado com outros compromissos), vou me arriscar a uma postagem logo nesse ítem polêmico.

Sergivaldo, olha que confusão você arrumou.........rs!

Falando mais concretamente, eu tenho algumas plantas que não posso defini-las conforme os estilos japoneses conhecidos.

Contudo, no crescer naturalmente, se tornaram belas (aos meus olhos).
Minhas intervenções nessas plantas são apenas de manutenção e refino.

Qualquer intervenção minha para adequá-las a um estilo conhecido teria que ser uma intervenção muito agressiva e regressiva, o que não farei.

Poderia ser chamado de estilo natural? Não sei!

Um grande abraço e um 2008 abençoado!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2007 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Prezados amigos,

Sinto-me satisfeito com todas as respostas aqui apresentadas. Todas, sem exceção, foram de muita valia e altíssimo nível.

Gostaria de comentar cada uma das respostas, parágrafo por parágrafo, mas isto, certamente, isto iria alongar ainda mais a discussão e torná-la cansativa aos demais foristas.

Meu agradecimento especial ao Sr. Kinashi, pela oportunidade que nos deu de conhecer um pouco mais da cultura japonesa, sobretudo pelos esclarecimentos valiosos acerca das escolas Shizen Bonsai e Jiyuu Jukei. A primeira, bem que poderia (ou poderá) ser uma excelente opção para muitos dos brasileiros que buscam nessa arte uma forma desprovida de regras rígidas.

Ao Pedro Bessa, não poderia agir de forma diferente senão agradecer e enaltecer sua coragem de expor e defender, com afinco, seu ponto de vista a respeito do assunto em tela, onde muitos preferem o anonimato e os comentários feitos às escondidas. Ninguém é dono da verdade e mister se faz que todos participem, independente das suas convicções.

O Antonio Castro, com a sensatez que lhe é peculiar, sintetizou, ao meu ver, o sentimento que deve prevalecer, sempre!!!

Citação:
"Bom, mais isso pouco importa para o assunto que estamos a debater, o que importa é cada um seguir o seu próprio rumo... e que o faça de forma clara e consciente...algo de belo irá surgir...senão, lembrem-se que mesmo do "menos belo" também reside a beleza... "A perfeição da imperfeição'

Ainda que o meu desejo inicial não tenha sido atendido de forma objetiva, conforme bem lembrou o Pedro:

Citação:
"Acredito que o mestre Sergivaldo desejava que encontrássemos, dentro do estilo naturalistic, da forma como cada um vê, quais são as técnicas, regras, critérios e maneiras empregadas. Como fazer um naturalistic? '

Não tenho de que reclamar. As explanações foram tão ricas que não tive maiores dificuldades em tirar minhas conclusões. De fato, busquei e continuo a buscar respostas objetivas para minha pergunta inicial: Como desenvolver o “Naturalistic Style”? Mas, não nego, o levantamento da questão foi feita a propósito, com o intuito de despertar aos admiradores desse novo estilo que é necessário, antes de tudo, ter o conhecimento daquilo que nos propusemos a seguir ou fazer. Não se deve fazer juízo de valores, como bem salientou o Antonio Castro, com base em algo que desconhecemos,

Todos devem saber que existe uma quantidade indefinida de estilos de bonsai, todos derivados dos chamados estilos básicos. Que há uma flexibilidade no sentido de que podemos criar tantos quantos novos estilos acharmos necessário, como muito bem fundamentou o Sr. Kinashi::

Citação:
("... os estilos do bonsai têm como fundamento base, as características encontradas na natureza… Mesmo que hajam estilos padrões / principais, estes referem-se, unicamente, a identificação de formatos, havendo bonsai que não enquadram-se aos mesmos… Para a criação de um bonsai, não há a necessidade de fazer questão de inserção em um tipo de estilo…). A opção “livre” sempre existiu, não sendo pois, um conflito de interesses mediante a quebra de regras rígidas, por imposição dos clássicos."

O próprio John Naka faz referência a um estilo natural, o Shizen Zukuri. De forma análoga, o Charles Cerônio, também muito bem lembrado pelo Nickyfury, traz em livro “Bonsai Style of the World”, vários estilos inspirados na vegetação africana, como o “Pierneef Style”, “Baoobab Style”, “Flat Crown Style” entre outros. A diferença é que esses mestres mostram quais são os critérios que eles adotaram para a realização dos mesmos.

Não tenho outra alternativa senão concluir que o “Naturalistic Style” não seria nada mais que uma dessas opções livres. Daí a grande dificuldade de se encontrar respostas às indagações iniciais, onde o óbvio, me parece, seria admitir que os critérios são os mesmos utilizados no desenvolvimento dos estilos clássicos japoneses. O diferencial deve estar no criador ou, como sugere o Juliano, na pessoa que conduz a planta.

Deixo, abaixo, uma imagem de um dos meus bonsai, uma jabuticabeira, conduzida ao longo de vários anos com muito amor e dedicação. Curiosamente, eu sempre a classificava como sendo Estilo “Shizen Zukuri, face à dificuldade que tinha em encontrar estilo semelhante entre os clássicos japoneses, conforme mencionei inicialmente. Não tenho dúvidas que se não houvesse estudado as regras básicas, dificilmente eu conseguiria fazer algo parecido, embora tenha consciência de que não se trata de nenhuma obra de arte. Posso melhorá-la?? Eu acredito que sim!!! O tempo dirá...

Renovo e estendo meus agradecimentos ao Nickyfury, ao Wilson Fracassi, ao Fabiano Costa, ao Alexandre Coelho, ao Antonio Castro, ao Nabase, ao Juliano e ao Elio, que me deu coragem para fazer tudo isto.

A todos, deixo meu abraço e os mais sinceros votos de um FELIZ ANO NOVO!!

Sergivaldo
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2007 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, nós é que temos que lhe agradecer muito por ter a coragem de iniciar um tópico polêmico. Se todos concordassem sempre, estaríamos ainda morando em cavernas. É preciso a discussão para que tudo na sociedade avançe. É primordial apenas que seja feito com respeito, cordialidade e interesse mútuo. O que fóruns na Internet permitem com a facilidade que lhes é inerente.

Citação:
Não tenho outra alternativa senão concluir que o “Naturalistic Style” não seria nada mais que uma dessas opções livres. Daí a grande dificuldade de se encontrar respostas às indagações iniciais, onde o óbvio, me parece, seria admitir que os critérios são os mesmos utilizados no desenvolvimento dos estilos clássicos japoneses. O diferencial deve estar no criador ou, como sugere o Juliano, na pessoa que conduz a planta.

Acredito que chegou a uma conclusão ao mesmo tempo óbvia e escondida em defesas de ponto de vista. O naturalistic nunca foi uma NOVA forma de se fazer bonsai, nem possui técnicas alienígenas. Parte do criador, ou da percepção do criador em relação ao desenvolvimento natural de uma planta. Acredito que o diferencial do estilo (afinal, é apenas mais um estilo) é que as idéias de aparência final são subjetivas, como você salienta.

Também gostaria muito de reiterar os meus agradecimentos aos mestres aqui presentes, que muito me ensinaram neste tópico. Ao Sr. Kinashi, minhas desculpas se fui mal interpretado. Sua explanação foi muito importante, apenas discordei da forma. Mas muito aprendi. E ISSO é o mais importante.

Me resta apenas desejar um FELIZ ANO NOVO a todos, muitas ramificações para suas árvores e nas amizades que se desenvolvem graças aos esforços dos amantes de uma mesma arte. Sergivaldo, parabéns e belíssima jabuticabeira, classificada como bem desejar, não importa, é um exemplar de imensa beleza de uma planta da qual sou fã! Muito obrigado!

Abraços,
Pedro Bessa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

o amigo começou e "finalizou" este tópico muito bem Exclamation

Então... façamos bonsai Exclamation Exclamation Exclamation Laughing

Obs: esta jabu eu conheço pessoalmente e é muito mais bela que na foto Shocked Laughing

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
manoel benzali
Visitante

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 2:32 pm    Assunto: Arvore.... Responder com citação

A planta(Jaboticaba), é de uma beleza muito grande! É igual a uma arvore! Numa métrica muito perfeita, uma das melhores que já vi aqui. Igual a uma arvore!!! Cmptos Manoel.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 8:19 pm    Assunto: BONSAI NATIVO NATURALÍSTICO Responder com citação

Eu já tentei uma discussão similar aqui no Fórum Central, embora com abordagem mais geral sobre o "bonsai natural", como chamou o falecido bonsaista inglês David Joyce. Concordo que é menos polêmico usar a expressão "bonsai naturalístico", como faz o Walter Pall. Naquele tópico minha falta de conhecimento ficou evidente, embora o tema tenha sido muito enriquecido pelas opiniões de muitos colegas. O conhecimento amplo e sólido do Sergivaldo permite agora uma discussão ainda mais rica.

Eu me permito novamente emitir opinião pessoal aqui neste tópico, mesmo correndo o risco de ser criticado e chamado de ignorante. Desde já admito que os possíveis críticos têm razão, já que sou apenas um iniciante na arte e a anos luz da mínima compreensão da cultura japonesa.

De maneira geral, eu acho mais bonitos e harmoniosos os bonsai (japoneses ou não) que têm "perfeição imperfeita", ou seja, aqueles que receberam tantas intervenções humanas tecnicamente corretas que parecem ter sido criados pela própria natureza. Não me agradam muito os bonsai que parecem "perfeitos demais", embora impressionantes e vencedores de concursos japoneses tradicionais ou internacionais, mas que parecem "penteados" como um poodle que acabou de sair da petshop. Mas esta é uma preferência pessoal, da qual certamente muitos colegas podem discordar com razão.

Quanto ao desenvolvimento de estilo(s) "nativo naturalístico", eu acho que esta presente discussão pode ser o marco inicial de uma nova etapa do "bonsai brasileiro". Dependerá de nossa própria capacidade de condução da discussão e de colocar em prática o conhecimento e as melhores idéias que surgirem. Não será um processo rápido nem fácil, mas para iniciar, a discussão pode ser muito agradável se tentarmos nos expressar de maneira clara, sem rebuscamentos de linguagem, para que o conteúdo seja bem compreendido pela maioria. Mas acima de tudo, devemos manter nossas mentes muito abertas para aceitar as opiniões diferentes, mesmo discordando delas, pois podem significar experiências particulares diversas. Provavelmente iremos verificar no futuro que a soma de nossas experiências com a idéia de bonsai serão radicalmente diferentes da vivência japonesa e da maioria de outros países. Precisamos entender que quando dizemos que um determinado estilo "não pode ser aplicado" em certa espécie, estamos manifestando opinião, pessoal ou de muitos, mas não de todos, pois existem belas criações de cascatas de Ficus e lindos moyogi de jabuticabeira. Aliás, a preocupação em manter a diversidade existe em todo o mundo do bonsai, justamente para evitar a uniformização exagerada que levaria à monotonia dos estilos, devido à poda da liberdade de criação.

Agora que iniciamos a discutir a identidade do "bonsai brasileiro", devemos manter as nossas mentes ainda mais livres para o novo. Não conhecemos ainda quase nada das plantas nativas, cuja maioria sequer foi coletada e identificada cientificamente. Ainda não conhecemos o hábito (forma de crescimento) da maioria das plantas nativas, que certamente surpreenderão pela variedade de formas, considerando a imensa variação ambiental que o Brasil possui. Esta variação possibilita que uma planta como a primavera tenha o hábito de trepadeira no sertão nordestino, mas cresça como árvore em outra região do País. Já a Calliandra depauperata tem um belo tronco sinuoso no Ceará, mas em locais da Bahia apresenta um tronco singelo e fino, embora com uma copa impressionante, geralmente em "estilo" semi-cascata natural (talvez podadas pelos animais herbívoros da região). Estes são apenas dois dos diversos exemplos que já apareceram aqui mesmo no Fórum do Atelier e muitos mais irão ser mostrados com o passar do tempo.

À medida que o conhecimento de nossa flora for crescendo, junto com o cultivo e a modelagem como bonsai, também irão se ampliar nossos horizontes de bonsaístas à procura de identidade. É por este motivo que eu penso que, quanto mais abertas estiverem nossas mentes, maior e mais rápido será o progresso do "bonsai brasileiro", quer venha a ser um "bonsai nativo" seguindo somente as diretrizes japonesas ou um "bonsai nativo naturalístico", incorporando também alternativas e idéias próprias. De um jeito ou de outro, estaremos colaborando com o "bonsai universal".

"Recife (PE)"
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Meus amigos, Alexandre e Manoel,

Muito obrigado pelos elogios.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Suas opiniões são sempre muito bem vindas, muito obrigado!!!

Citação:
"Eu já tentei uma discussão similar aqui no Fórum Central, embora com abordagem mais geral sobre o "bonsai natural", como chamou o falecido bonsaista inglês David Joyce. Concordo que é menos polêmico usar a expressão "bonsai naturalístico", como faz o Walter Pall."

Seria então uma nova vertente, ou melhor, uma nova Escola a ser seguida??

Citação:
"Eu me permito novamente emitir opinião pessoal aqui neste tópico, mesmo correndo o risco de ser criticado e chamado de ignorante. Desde já admito que os possíveis críticos têm razão, já que sou apenas um iniciante na arte e a anos luz da mínima compreensão da cultura japonesa. "

Como falei inicialmente: seus comentários serão sempre bem vindos, pode ter absoluta certeza disto. Amigo, no futuro, certamente estaremos todos rindo das bobagens que estamos discutindo hoje.

Concordo com você quando diz que precisamos avançar na discussão da identidade do bonsai brasileiro, especialmente na conscientização de que nossas plantas tem formas e movimentos diferentes das existentes nos países orientais, por exemplo. Conseqüentemente, seria mais natural que nossos bonsai fossem educados ou conduzidos inspirados naquilo que estamos acostumados a ver nas caatingas, restingas, tabuleiros, cerrado, etc.

Sobre este tema, aliás, creio que não haja tantas discordâncias.

Citação:
"............ É por este motivo que eu penso que, quanto mais abertas estiverem nossas mentes, maior e mais rápido será o progresso do "bonsai brasileiro", quer venha a ser um "bonsai nativo" seguindo somente as diretrizes japonesas ou um "bonsai nativo naturalístico", incorporando também alternativas e idéias próprias. De um jeito ou de outro, estaremos colaborando com o "bonsai universal"."

Eis aí a questão: definir, decidir ou apenas reconhecer os critérios que devemos adotar no desenvolvimento desse estilo.

É isso aí, meu amigo,

Um grande abraço

Sergivaldo
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:

Seria então uma nova vertente, ou melhor, uma nova Escola a ser seguida??

Caro Amigo Sergivaldo

Não sei como chamar, se vertente, escola, tendência, variação do tradicional... mas pelo menos eu, pela minha formação de biólogo, me inclino a admirar mais os trabalhos que me parecem mais naturais, ou "naturalísticos", para usar o neologismo que talvez um dia seja dicionarizado (o verbo deletar também era neologismo, até a última edição do dicionário Houaiss).

Definições são sempre um problema, quase nunca a solução, incluindo a de "natural". Corre a lenda que cientistas programaram um computador para fazer a tarefa de reconhecer objetos naturais, mas ele sempre classificava os favos de mel como "artificiais". Se não conseguimos definir o que é "natural", como diferenciar do que é apenas "naturalístico" e daquilo que é realmente "artificial"? Quem sabe podemos deixar a tarefa para a nossa intuição?

Por fim, a discussão é estimulante e prazerosa, mas me parece que os exemplos práticos, como alguns dos bonsai de plantas nativas que você trabalhou e nos permite admirar, é que exercerão a maior influência na definição da futura cara do "bonsai brasileiro".

Um grande abraço e um ano novo exuberante e próspero!

"Recife (PE)"
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2007 12:11 am    Assunto: Responder com citação

Falou e disse tudo Ferreira!
FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!

Abraços,
Pedro Bessa
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2007 1:25 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira, meu nobre amigo,

Deve estar havendo uma pequena confusão relacionada à questão por mim colocada neste tópico. Com todo respeito, o que eu gostaria de discorrer seria sobre como desenvolver o Estilo "Naturalistic". Se existem regras específicas e quais são essas regras. Eu acredito que as características de um bonsai "naturalistic" já foram esclarecidas e muito bem ilustradas através das inúmeras galerias de fotos do Walter Pall. São tão belos que me levaram a questionar: como ele faz???

Querer fazer com que um bonsai pareça o mais natural possível é o objetivo de todo e qualquer bonsaísta, independente do estilo escolhido.

O termo a ser utilizado é, na minha opinião, o que menos importa neste momento. Para mim tanto faz, se é natural, naturalista ou naturalístico. É como bonsai, bonsaísta e bonsaístico, não existem no dicionário da lingua portuguesa e, entretanto, todos são utilizados por nós.

Não seria melhor definirmos primeiros esses critérios e depois decidirmos se o nosso bonsai se enquadra neles?

Um grande abraço,

Sergivaldo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: